Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade

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2013-09-04

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Universidade Federal do Pará

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MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 2013. 233 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

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Saberes de professores formadores em trajetórias de vida e a formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade é objeto desta pesquisa narrativa apoiada em Connelly; Clandinin (2008); Benjamin (1994); Gonçalves (2011) e outros. A partir da literatura de saberes e conhecimentos profissionais docentes Tardif (2000, 2002); Tardif; Raymond (2000); Shulman (1986, 2005); Gauthier et al (2006), indago que saberes são constituídos ao longo das histórias de vida desses professores e como repercutem ou se expressam nas práticas de formação para a docência em matemática de professores em formação inicial. Assim, investigo a construção e a expressão dos saberes ao longo de experiências de vida e formação e que repercutem no pensar e conduzir as práticas em contextos de formação para a docência em matemática de estudantes de pedagogia. A partir do diálogo com autores diversos e constructos acerca das histórias de vida e formação (NÓVOA, 1992, 2000; MOITA, 2000), defendo que os saberes erigidos em cada trajetória delimitam formas de pensar e agir na prática formadora. Tanto em narrativas, quanto no movimento de mobilização há repercussão de saberes numa sintonia biográfica e pragmática que possibilita uma formação para a docência com feições particulares definidoras de uma identidade formadora segundo cada história pessoal e os contextos formativos onde ocorrem. Foram meus interlocutores cinco professores universitários, efetivos de três universidades localizadas em Belém-Pa, e que atuam como professores formadores em atividades curriculares relativas à matemática, e se dispuseram a participar da pesquisa. As análises são construídas a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observações de aulas, documentos diversos, e textos narrativos escritos pelos formadores. Recorro à biografia de formação, através da história de vida, descrevendo e interpretando cenários ou experiências de constituição dos saberes durante cada trajetória, delineando narrativamente tempos, espaços, enredos, conflitos, personagens. Em análise apresento o caminhar singular de cada sujeito através de interpretações sucessivas e dialógicas a partir do que emergem saberes implícitos nas diversas manifestações declaradas ou caladas desde o início da constituição dos saberes em meio à socialização familiar, escolar e profissional no curso de licenciatura em matemática, evidenciando saberes nesses processos; bem como analisando processos ulteriores de socialização profissional em práticas profissionais, frisando experiências marcantes e recursivas, e por fim coroando a tessitura analítica sobre o objeto de tese discuto os saberes em movimento na ação pedagógica ou incluídos no processo de raciocínio pedagógico organizados em duas dimensões do movimento formador para as quais convergem os diversos saberes constituídos nas trajetórias investigadas: Saberes dos formadores relativos ao ensinar matemática e os relativos à promoção da formação para a docência em matemática. Tal movimento corrobora a tese de que o pensamento e a prática do formador refletem suas crenças, concepções e aprendizagens em processos formativos que justificam opções, posturas e abordagens assumidas e caracterizam um modelo didático e assim um modelo de formação profissional de professores para ensinar matemática nos anos iniciais de escolaridade.

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MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 2013. 233 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.