SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização

Imagem de Miniatura

Data

01-12-2015

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SILVA, Fabio Colins da. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

DOI

Esta dissertação, intitulada “Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização”, teve como objetivo investigar em que termos os saberes docentes são mobilizados a partir da formação continuada de professores alfabetizadores. Nesta pesquisa a discussão foi tecida em torno dos saberes docentes mobilizados na/da prática de alfabetizadores. Os temas que constituem esse estudo são: Saberes Docentes; Formação Continuada de Professores e Alfabetização Matemática, foram discutidos na perspectiva teórica de Shulman (1986; 2005), Gauthier (2013) e Tardif (2014). Para esses autores os professores são sujeitos que mobilizam saberes na/da prática de sala de aula. Com base em Imbernón (2009; 2011) construímos a discussão sobre a formação de professores numa perspectiva do desenvolvimento profissional. No que concerne a alfabetização matemática utilizamos os estudos de Fonseca (2004; 2009; 2014). Para a autora, o ensino da matemática pode ser realizado a partir da leitura e da escrita de gêneros textuais diversos, ou seja, uma alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A pesquisa teve como contexto o Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O lócus da investigação foi o município de Marabá, Estado do Pará, Brasil. Os sujeitos desse estudo foram cinco professoras alfabetizadoras. A pesquisa foi realizada entre março de 2014 e janeiro de 2015. A construção das informações se deu a partir dos registros das atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante os encontros municipais de formação, dos seus relatórios de prática e dos seus relatos de experiência. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. As categorias de análise emergiram da/na pesquisa: a) a relação com o saber matemático; b) os saberes docentes mobilizados na/da prática de alfabetização; e, c) uma nova relação com o saber matemático. É possível afirmar que a partir da formação continuada e da ação educativa cotidiana os docentes mobilizam uma pluralidade de saberes: saberes da experiência, saberes do conteúdo, saberes pedagógicos, saberes curriculares e saberes da ciência da educação, os quais são necessários à prática de alfabetização matemática.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Fabio Colins da. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.