Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básica

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2014-02-12

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Universidade Federal do Pará

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SERRÃO, Marcelo Miranda. Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básica. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

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O enfoque desta pesquisa foi investigar a Matemática de três períodos históricos, visando localizar problemas clássicos e suas possíveis formalizações, de modo a podermos compreender seus elementos, compará-los e verificarmos se há recorrências desses problemas em períodos diferentes. A investigação e o estudo das matemáticas, a partir das fontes características desses períodos históricos, a saber: o Papiro de Rhind do século XVII a.C., o Aritmética de Diofanto do século III e o Liber Abaci de Fibonacci do século XII, nos permitiu selecionar problemas de cunho histórico em um processo de integração, visando oferecer aos professores da educação básica, apontamentos e sugestões para a exploração deste tipo de problemas como meio de superação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a utilização da história da Matemática, promove uma integração da Matemática do passado com a Matemática dos dias atuais e oportuniza uma forma de tratamento dos conteúdos e conhecimentos matemáticos contextualizados.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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SERRÃO, Marcelo Miranda. Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básica. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.