Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Raquel Soares do Rêgo | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T16:30:59Z | - |
dc.date.available | 2017-05-31T16:30:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-17 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Raquel Soares do Rêgo. Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino da frações. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8572 | - |
dc.description.abstract | This work deals with the articulation and integration of organizations praxeological announced by research the light of anthropological theory of didactic, in particular, between organizations regarding the concepts of fractions and operations with fractions that live in a given institution of education. This problematic is evident from an Epistemological Reference Model - ERM proposed here allows us to analyze and reconstruct praxeological organizations about notions and operations, addition and subtraction of fractions in revealing the role of intermediary praxeological from the functional epistemology of objects of school mathematics. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-05-22T20:31:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TarefasIntermediariasModelo.pdf: 2270740 bytes, checksum: 8046eff632e5c6fe2cd6f6c7f7c8d468 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-05-31T16:30:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TarefasIntermediariasModelo.pdf: 2270740 bytes, checksum: 8046eff632e5c6fe2cd6f6c7f7c8d468 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-31T16:30:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TarefasIntermediariasModelo.pdf: 2270740 bytes, checksum: 8046eff632e5c6fe2cd6f6c7f7c8d468 (MD5) Previous issue date: 2014-05-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Fração (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelo Epistemológico de Referência - MER | pt_BR |
dc.title | Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino da frações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GUERRA, Renato Borges | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7655179851619952 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da articulação e integração de organizações praxeológicas anunciadas pelas pesquisas a luz da teoria antropológica do didático, em particular, entre as organizações referentes as noções de frações e de operações com frações que vivem em uma dada instituição de ensino. Essa problemática é evidenciada a partir de um Modelo Epistemológico de Referência - MER aqui proposto que permite analisar e reconstruir organizações praxeológicas sobre noções e operações, de adição e subtração, de frações em que revela o papel de praxeológicas intermediárias a partir da epistemologia funcional dos objetos da matemática escolar. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TarefasIntermediariasModelo.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons