Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8572
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 17-May-2014 |
metadata.dc.creator: | FERREIRA, Raquel Soares do Rêgo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | GUERRA, Renato Borges |
Title: | Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino da frações |
Citation: | FERREIRA, Raquel Soares do Rêgo. Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino da frações. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho trata da articulação e integração de organizações praxeológicas anunciadas pelas pesquisas a luz da teoria antropológica do didático, em particular, entre as organizações referentes as noções de frações e de operações com frações que vivem em uma dada instituição de ensino. Essa problemática é evidenciada a partir de um Modelo Epistemológico de Referência - MER aqui proposto que permite analisar e reconstruir organizações praxeológicas sobre noções e operações, de adição e subtração, de frações em que revela o papel de praxeológicas intermediárias a partir da epistemologia funcional dos objetos da matemática escolar. |
Abstract: | This work deals with the articulation and integration of organizations praxeological announced by research the light of anthropological theory of didactic, in particular, between organizations regarding the concepts of fractions and operations with fractions that live in a given institution of education. This problematic is evident from an Epistemological Reference Model - ERM proposed here allows us to analyze and reconstruct praxeological organizations about notions and operations, addition and subtraction of fractions in revealing the role of intermediary praxeological from the functional epistemology of objects of school mathematics. |
Keywords: | Matemática Fração (Matemática) Estudo e ensino Modelo Epistemológico de Referência - MER |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TarefasIntermediariasModelo.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License