Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8784
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2014
Autor(es): FRANCO, Ana Carolina Farias
LEMOS, Flávia Cristina Silveira
FERRERI, Marcelo de Almeida
REIS JÚNIOR, Leandro Passarinho
MACEDO, Adriana Elisa de Alencar
Título: Algumas interrogações acerca das produções midiáticas sobre a juventude
Título(s) alternativo(s): Some questions about media productions on youth
Citar como: FRANCO, Ana Carolina Farias et al. Algumas interrogações acerca das produções midiáticas sobre a juventude. Fractal, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 415-428, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000200415&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 jul. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/872>.
Resumo: O artigo debate a emergência da juventude e como a mídia vem forjando-a por práticas disciplinares pautadas nas normas de desenvolvimento e nos desvios das mesmas. Há uma noção de jovem idealizado, constituído como criativo, dinâmico, rebelde, produtivo, saudável e um consumidor em potencial de tecnologias flexíveis digitais e que mobiliza sua comunidade. As políticas para a juventude pobre brasileira focam a prevenção à violência e a educação para o trabalho. A visão do jovem de elite é vinculada ao consumo e ao estilo de vida associado às marcas, ao esporte e ao uso de aparatos digitais.
Abstract: This article discusses the emergence of young and how the media has been cut by forging this disciplinary practices, rooted in the Standards development and how the deviations of the same. The notion of young, idealizes as one who is constituted as a creative, dynamic, rebellious and productive, healthy and a potential consumer of digital Technologies flexible can promote social mobilization of community. That the policies created for the Brazilian youth are focused on the axis of violence prevention and education to work. Although we discuss the vision of the Young elite linked to consumption and lifestyle associated with brands, to Sport and the use of digital devices.
Palavras-chave: Produção midiáticas
Juventude
Tecnologia digital
Problema social
Título do Periódico: Fractal: Revista de Psicologia
ISSN: 1984-0292
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AlgumasInterrogacoesAcerca.pdf253,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons