SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na educação infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém - Pará

Imagem de Miniatura

Data

23-06-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

OLIVEIRA, Marcia de Fátima de. Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na educação infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém - Pará. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9510>. Acesso em:.

DOI

A presente dissertação, intitulada “Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva da Educação Infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém – PA”, investiga o processo de formação continuada, planejado, organizado e desenvolvido junto aos/às professoras/as de Educação Infantil pela rede municipal de ensino de Belém, com vistas à inclusão de crianças com deficiência. Trata-se de uma pesquisa empírica de orientação teórico-metodológica histórico-cultural, inspirada nas ideias centrais de Vigotski e de alguns de seus comentadores. Numa abordagem histórico-cultural, a infância é compreendida como um período crucial do processo de humanização, por ser a etapa da vida em que a criança é colocada em contato com a cultura e inicia o processo de formação de suas funções tipicamente humanas. Nessa perspectiva, a educação infantil tem uma importância singular, por contribuir para a formação da base do processo de constituição da personalidade humana consciente. Seu papel é colocar a criança em contato com a cultura humana e com as pessoas, por meio de diferentes relações sociais, possibilitando a internalização de instrumentos e signos historicamente construídos e disponibilizados pela cultura e a formação de suas qualidades humanas. Desse modo, o objetivo geral do estudo foi investigar como se efetiva o processo de formação continuada de professores da Educação Infantil do sistema municipal de ensino de Belém – PA com vistas à inclusão de crianças com deficiência. O estudo foi realizado em duas etapas distintas. No primeiro momento da pesquisa, caracterizou-se a dinâmica do processo de formação continuada, ofertado pelo “Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes” (CRIE) aos professores de educação infantil. Nessa etapa, as informações foram coletadas diretamente no CRIE, por meio de registro de informações, análise de documentos e aplicação de questionários. No segundo momento, investigou-se a dinâmica do assessoramento realizado por uma técnica de educação especial/infantil e as visões dos professores acerca das formações continuadas e do apoio pedagógico ofertado pelo CRIE. Nessa etapa, as informações foram coletadas em uma unidade de educação infantil ligada à rede pública de educação do município de Belém, por meio de observações e entrevistas. As informações obtidas foram analisadas sob o enfoque histórico-cultural. Os resultados apontam que as formações continuadas se configuram como ações pontuais, com temas específicos da Educação Especial e com pouca articulação com a educação geral. As concepções que permeiam as formações têm suas raízes nas concepções “médico-pedagógica e psicopedagógica” (JANUZZI, 2004). Os professores de educação infantil reconhecem a importância do CRIE para a inclusão da criança com deficiência no ensino regular, no entanto, apontam a necessidade de as formações e os assessoramentos serem mais frequentes, que haja continuidade dos assuntos abordados e a possibilidade de participação de todos os professores nas formações. O estudo sugere que sejam implantadas e efetivadas políticas públicas de formações continuadas para que os processos formativos possam contribuir, de fato, para a formação docente.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Professores de educação infantil - Formação - Belém (PA)Educação permanente - Belém (PA)Educação infantil - Belém (PA)Educação inclusiva - Belém (PA)

Área de concentração

EDUCAÇÃO

Linha de pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Educação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI