Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 7-Jun-2019
metadata.dc.creator: LEAL, Edilene Fernandes
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6373-9588
metadata.dc.description.affiliation: SEMED/PA - Secretaria Municipal de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
Title: Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas
Citation: LEAL, Edilene Fernandes. Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas. Orientador: Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho relata a pesquisa sobre a prática de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), desenvolvida em um curso de Especialização em Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Para (UFPA). Trata-se portanto, de um percurso investigativo de natureza qualitativa, na modalidade pesquisa ação, cujo objetivo foi investigar em que termos a Teoria das Situações Didáticas pode auxiliar na formação continuada de professores para o ensino das operações de adição e de subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como lentes organizadoras dessas práticas, a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. Ao longo dos quatro meses, março a junho de 2018, em que estivemos em sala de aula, as ações foram acompanhadas e registradas por meio de questionário, registro de áudio e por material produzidos pelos professores, além das anotações pessoais da pesquisadora em caderno de campo. O material coletado foi tratado e organizado em categorias, que foram analisadas principalmente, mas não exclusivamente, a partir do quadro teórico construído para esse fim. As análises narrativas revelam que os professores precisam conhecer o objeto de conhecimento, bem como estabelecer relação com seu ensino, isto é, conhecer para organizar didaticamente o saber para que os alunos aprendam.
Abstract: This paper reports research on the practice of continuing education of teachers who work in the early years of elementary school (EF), developed in a specialization course in mathematics education for the early years of elementary school at the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI). ) of the Federal University of Para (UFPA). It is, therefore, a qualitative investigative course, in the action research modality, whose objective was to investigate in what terms the Theory of Didactic Situations can help in the continuous formation of teachers for the teaching of addition and subtraction operations in the early years. Elementary School, having as organizing lenses these practices, Brousseau's Theory of Didactic Situations (TSD). Over the four months, from March to June 2018, in which we were in the classroom, the actions were followed up and recorded through a questionnaire, audio recording and material produced by the teachers, as well as the researcher's personal notes in a notebook. field. The collected material was treated and organized into categories, which wereanalyzed mainly, but not exclusively, from the theoretical framework built for this purpose. Narrative analysis reveals that teachers need to know the object of knowledge, as well as to establish a relationship with their teaching, that is, to know to organize didactically the knowledge for students to learn.
Keywords: Formação continuada
Teoria das situações didáticas
Sequência didática
Adição e subtração
Anos iniciais
Continuing education
Didactic situations theory
Following teaching
Addition and subtraction
Early years
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_FormacaoContinuadaProfessores.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open
Produto_SequenciasDidaticasEnsino.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons