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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-Nov-2018
metadata.dc.creator: NONATO, Kelly Maria de Oliveira
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1247-4740
metadata.dc.description.affiliation: Secretaria da Educação do Estado do Pará
Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto Olímpio
metadata.dc.contributor.advisor1: CONTENTE, Ariadne da Costa Peres
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
Title: Saberes ambientais: diálogos e construção de uma proposta de ensino para a educação em ciências
Citation: NONATO, Kelly Maria de Oliveira. Saberes ambientais: diálogos e construção de uma proposta de ensino para a educação em ciências. Orientadora: Ariadne da Costa Peres Contente. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12238. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Ciências para os novos tempos requer abordagens mais dinâmicas e de caráter político, em que os sujeitos da aprendizagem possam ser levados à contínua reflexão da ação humana perante a sociedade, a natureza, a ciência e a tecnologia. Diante disto, surgiram em mim inquietações sobre os processos pedagógicos voltados a questão ambiental. Com a finalidade de pesquisar tais processos, almejei analisar os saberes ambientais dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (nono ano), por julgar este ciclo como a base da Educação em Ciências. Apresento como problemática para esta pesquisa a seguinte questão: quais os saberes ambientais dos alunos e como estes concebem a natureza a partir de tais saberes? Desta forma, busco destacar os processos de ensino e aprendizagens em Ciências pelo tema transversal Meio Ambiente. Neste sentido, a consolidação do trabalho se deu por meio de uma sequência de ensino que se utilizou de diferentes linguagens, como a poesia, a música, o cinema e o teatro favorecendo o processo de apropriação dos saberes curriculares científicos. Para tais atividades me referenciei na pesquisa qualitativa, uma vez que a mesma favorece a uma análise de fenômenos sociais que descrevem realidades distintas. Diante desta abordagem busco novas oportunidades da construção e da emancipação de sujeitos conscientes. A fim de analisar o material empírico que emergiu utilizo a Pesquisa Narrativa que busca novos sentidos emergentes das vozes oriundas do processo da pesquisa. Para tanto, debrucei-me na Análise Textual Discursiva na tentativa de captar novas compreensões das vozes dos sujeitos à luz de referenciais teóricos. Assim, emergiram dois eixos de análise intitulados de: Saberes ambientais e a consciência real efetiva: compreensões e sentidos vividos; e Saberes ambientais e a construção da consciência: novas vivências e novas possibilidades. Neste último eixo, houve desdobramentos que permitiram o emergir de subcategorias de análise, tais como: compreensões que relacionam os saberes ambientais à melhoria urbana e Consciência ambiental: despertando para sua complexidade. Ao minuciar o corpus da pesquisa foi possível observar que o processo da mediação está intimamente ligado à comunicação, ao convívio com o outro. Desta forma a ressignificação dos saberes ambientais e a reflexão sobre os mesmos são novas aprendizagens que se dão nas mais variadas formas de mediação em que se anseia a dialogicidade, reconhecendo que a construção da consciência se dá na experiência com outro primeiramente, e assim possibilita a formação da subjetividade.
Abstract: Science teaching for the new times requires more dynamic and political approaches, in which the subject of learning can be brought to continuous reflection human action towards society, nature, science and technology. Before this, arose in me concerns about teaching environmental processes. For the porpoise of researching such process, I aimed to analyze the student´s environmental knowledge, in the final years of elementary school (ninth grade), for judging this cycle as the basis of science education. I present the following question as the research problem:” What are the environmental perceptions or knowledge of the students and how do they conceive nature from such knowledge?” In this way, I seek to highlight the processes of teaching and learning through the transversal theme of environment. In this sense, the consolidation of the research took place through a teaching sequence using different methods, such as poetry, music, cinema and theater, favoring the scientific curricular knowledge process. For such activities, I referenced myself in the qualitative research, in the action research mode, since it favors the construction and emancipation of conscious subjects. In order to analyze the empirical material that emerged, I used narrative research that seeks new meanings forthcoming from the research process voices. To that end, I focused on discursive textual analysis in an attempt to capture new understandings of subject´s voices in light of theoretical references. Thus, two axis of analysis emerged entitled: Environmental knowledge, a real effective awareness: understandings and lived senses; and Environmental knowledge and the construction of consciousness: new experiences and new possibilities. In this last axis, there were unfoldment that allowed the emergence of subcategories of analysis, such as: understandings that relate environmental knowledge to urban improvement and environmental awareness: Awakening to its complexity. By diminishing the corpus of research, it was possible to observe that the mediation process is closely linked to communication, to socializing. In this way, the re-signification of the environmental knowledge, and the reflection on them, are new apprenticeship that take place in the most diverse forms of mediation that long for dialogue, recognizing that the construction of consciousness occurs in the experience with another, first, and thus, enables the formation of subjectivity.
Keywords: Saberes ambientais
Consciência
Meio ambiente
Ensino de ciências
Environmental knowledge
Consciousness
Environmental education
Science teaching
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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