Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12577
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 27-Abr-2020 |
Autor(es): | GOMES, Mayara Souza |
Primeiro(a) Orientador(a): | Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso |
Título: | Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender! |
Citar como: | GOMES, Mayara Souza. Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!. Orientador: Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12577. Acesso em:. |
Resumo: | Esta pesquisa descreve e analisa intervenções didáticas, no ensino de ciências, constituída por tarefas e estratégias especificamente planejadas para despertar e/ou exercitar habilidades metacognitivas em crianças dos anos iniciais, postas em prática em uma turma de estudantes do 4° ano do ensino fundamental de uma escola ribeirinha localizada na zona rural da mesorregião nordeste paraense. Propõe-se também um protocolo de coleta e análise de evidências de habilidades metacognitivas em alunos da educação básica. Ao considerar os documentos oficiais que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e a fim de contribuir com pesquisas da área, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios educativos da utilização de determinadas estratégias de ensino de orientação metacognitiva em turmas de alunos dos anos iniciais?”As análises e dados qualitativos desta indicaram que esse tipo de atividade tem um interessante potencial para criar um ambiente favorável à interação dos estudantes com professores e colegas, melhorar a motivação e o entusiasmo para aprender sobre o assunto e estimular a aquisição e uso de habilidades metacognitivas. Encartado a esta dissertação, como produto didático, exemplos e orientações para uso de estratégias metacognitivas, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais. |
Abstract: | This research describes and analyzes didactic interventions in science teaching, consisting of tasks and strategies specifically designed to awaken and / or exercise metacognitive skills in children of the early years, put into practice in a class of students of the 4th year of elementary school of a riverside school located in the rural area of the northeast region of Pará. It is also proposed a protocol for collecting and analyzing evidence of metacognitive skills in students of basic education. When considering the official documents that indicate the need to learn autonomously, in a contextual way, overcoming mere memorization and in order to contribute to research in the area, the research problem was thought: “What are the possible educational benefits of using certain teaching strategies of metacognitive guidance in classes of students in the early years? ” The analysis and qualitative data of this indicated that this type of activity has an interesting potential to create a favorable environment for students to interact with teachers and colleagues, improve motivation and enthusiasm to learn about the subject and stimulate the acquisition and use of metacognitive skills . Inserted in this dissertation, as a didactic product, examples and guidelines for the use of metacognitive strategies, which can be used in didactic activities in classes of the early years. |
Palavras-chave: | Intervenções didáticas Habilidades metacognitivas Anos iniciais Didactic interventions Metacognitive skills Early years |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EstrategiasMetacognitivasEnsino.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_EstimulandoMetacognicaoClasse.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons