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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 21-Jun-2017 |
Autor(es): | ALMEIDA, Maysa da Silva Leite |
Afiliação do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4245411661514482 |
Primeiro(a) Orientador(a): | GUERRA, Renato Borges |
Título: | Resolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referência |
Citar como: | ALMEIDA, Maysa da Silva Leite. Resolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referência. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho trata da resolução de equações do primeiro grau enquanto uma prática escolar e foi desenvolvido por meio de um percurso de estudo e investigação (PEI). O percurso desta investigação levou ao encontro de quatro praxeologias distintas historicamente, cujas análises evidenciaram a necessidade da concepção de um modelo epistemológico de referência (MER). Buscou-se, então, construir uma resposta para o problema de concepção do MER que permitisse a construção de novas organizações didático-matemáticas para o ensino do objeto em questão, segundo uma inteligibilidade matemática. Como resposta parcial ao problema, o MER apresentado teve como fundamentação matemática as estruturas algébricas dos corpos, especialmente o corpo dos inteiros módulo p. |
Abstract: | This work deals with the solving first degree equations as a school practice and was developed through a path of study and research (PSR). The course of this investigation led us to the encounter of four historically distinct praxeologies, whose analyzes evidenced the need for the conception of an epistemological model of reference (EMR). We then sought to construct an answer to the problem of conception of EMR that would allow the construction of new didactic-mathematical organizations for the teaching of the object in question, according to a mathematical intelligibility. As a partial answer to the problem, the EMR presented here has as a mathematical foundation the algebraic structures of the fields, especially the field of the integer numbers modulus p. |
Palavras-chave: | Modelo epistemológico de referência Teoria antropológica do didático Resolução de equações do primeiro grau Inteiros módulo p Epistemological model of reference Anthropological theory of didactic Solving first degree equations Integer modulus p |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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