Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 21-jun-2017
Autor(es): ALMEIDA, Maysa da Silva Leite
metadata.dc.description.affiliation: http://lattes.cnpq.br/4245411661514482
Primer Orientador: GUERRA, Renato Borges
Título : Resolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referência
Citación : ALMEIDA, Maysa da Silva Leite. Resolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referência. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho trata da resolução de equações do primeiro grau enquanto uma prática escolar e foi desenvolvido por meio de um percurso de estudo e investigação (PEI). O percurso desta investigação levou ao encontro de quatro praxeologias distintas historicamente, cujas análises evidenciaram a necessidade da concepção de um modelo epistemológico de referência (MER). Buscou-se, então, construir uma resposta para o problema de concepção do MER que permitisse a construção de novas organizações didático-matemáticas para o ensino do objeto em questão, segundo uma inteligibilidade matemática. Como resposta parcial ao problema, o MER apresentado teve como fundamentação matemática as estruturas algébricas dos corpos, especialmente o corpo dos inteiros módulo p.
Resumen : This work deals with the solving first degree equations as a school practice and was developed through a path of study and research (PSR). The course of this investigation led us to the encounter of four historically distinct praxeologies, whose analyzes evidenced the need for the conception of an epistemological model of reference (EMR). We then sought to construct an answer to the problem of conception of EMR that would allow the construction of new didactic-mathematical organizations for the teaching of the object in question, according to a mathematical intelligibility. As a partial answer to the problem, the EMR presented here has as a mathematical foundation the algebraic structures of the fields, especially the field of the integer numbers modulus p.
Palabras clave : Modelo epistemológico de referência
Teoria antropológica do didático
Resolução de equações do primeiro grau
Inteiros módulo p
Epistemological model of reference
Anthropological theory of didactic
Solving first degree equations
Integer modulus p
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ResolucaoEquacaoGrau_Dissertacao.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.