Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Maysa da Silva Leite-
dc.date.accessioned2021-08-06T17:13:07Z-
dc.date.available2021-08-06T17:13:07Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maysa da Silva Leite. Resolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referência. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13345-
dc.description.abstractThis work deals with the solving first degree equations as a school practice and was developed through a path of study and research (PSR). The course of this investigation led us to the encounter of four historically distinct praxeologies, whose analyzes evidenced the need for the conception of an epistemological model of reference (EMR). We then sought to construct an answer to the problem of conception of EMR that would allow the construction of new didactic-mathematical organizations for the teaching of the object in question, according to a mathematical intelligibility. As a partial answer to the problem, the EMR presented here has as a mathematical foundation the algebraic structures of the fields, especially the field of the integer numbers modulus p.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-08-06T17:12:57Z No. of bitstreams: 1 ResolucaoEquacaoGrau.pdf: 3196395 bytes, checksum: 6ca6db55c532b0ebd7b8a893eb9f6899 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-08-06T17:13:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ResolucaoEquacaoGrau.pdf: 3196395 bytes, checksum: 6ca6db55c532b0ebd7b8a893eb9f6899 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-06T17:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ResolucaoEquacaoGrau.pdf: 3196395 bytes, checksum: 6ca6db55c532b0ebd7b8a893eb9f6899 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectModelo epistemológico de referênciapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectResolução de equações do primeiro graupt_BR
dc.subjectInteiros módulo ppt_BR
dc.subjectEpistemological model of referencept_BR
dc.subjectAnthropological theory of didacticpt_BR
dc.subjectSolving first degree equationspt_BR
dc.subjectInteger modulus ppt_BR
dc.titleResolução de equações do 1º grau: um modelo epistemológico de referênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqMATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da resolução de equações do primeiro grau enquanto uma prática escolar e foi desenvolvido por meio de um percurso de estudo e investigação (PEI). O percurso desta investigação levou ao encontro de quatro praxeologias distintas historicamente, cujas análises evidenciaram a necessidade da concepção de um modelo epistemológico de referência (MER). Buscou-se, então, construir uma resposta para o problema de concepção do MER que permitisse a construção de novas organizações didático-matemáticas para o ensino do objeto em questão, segundo uma inteligibilidade matemática. Como resposta parcial ao problema, o MER apresentado teve como fundamentação matemática as estruturas algébricas dos corpos, especialmente o corpo dos inteiros módulo p.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationhttp://lattes.cnpq.br/4245411661514482pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9228-2337pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResolucaoEquacaoGrau_Dissertacao.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.