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Type: Dissertação
Issue Date: 2005
Authors: FREITAS, Maria Natalina Mendes
First Advisor: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Title: O ensino de ciências em escolas multisseriadas na Amazônia ribeirinha: um estudo de caso no Estado do Pará
Other Titles: Education of sciences in schools multiseried in the marginal Amazônia: a study of case in the State of Pará
Citation: FREITAS, Maria Natalina Mendes. O ensino de ciências em escolas multisseriadas na Amazônia ribeirinha: um estudo de caso no Estado do Pará. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Este é um trabalho de pesquisa qualitativa, a partir do enfoque do estudo de caso, adotando a abordagem narrativa sobre o Ensino de Ciências em Classes Multisseriadas, especificamente relacionado ao papel das interações sociais e discursivas no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino de Ciências. A investigação da prática do Ensino de Ciências foi desenvolvida com uma professora e seu grupo de 30 educandos distribuídos nas seguintes séries: préescolar (jardim I, II e III) 1, 2, 3, 4 série da Educação Básica e sua Professora, nas aulas de Ciências, em uma escola pública de ensino multisseriado num município do Estado do Pará, a cerca de 60 minutos de barco de Belém. Tivemos como objetivo configurar como uma professora de classe multisseriada lida com a diversidade de saberes dos educandos e das interações sociais e discursivas desenvolvidas no contexto da sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos no ensino e na aprendizagem de Ciências nas diferentes séries com as quais trabalha, de modo concomitante. A construção da prática enfocada se deu a partir de: (a) Observações diretas, pois assim podia perceber as relações das interações sociais e discursivas entre os alunos e alunos, alunos e professora, bem como a participação e a interação dos alunos no desenvolvimento das atividades; (b) Notas de campo, onde anotava os conteúdos trabalhados e os processos interativos/discursivos desenvolvidos em sala de aula; (c) Fotografias e filmagens, onde se registrou as interações/discussões ocorridas entre os sujeitos durante as aulas. Recorremos à análise microgenética para desvelar uma prática construída/desenvolvida nas interações sociais e discursivas entre professora e educandos ao longo dos episódios, sendo que estas foram vivenciadas nas mudanças presentes na abordagem comunicativa e nos padrões do discurso. Neste estudo utilizamos as categorias de Mortimer e Scott (2003) para analisar as intenções, o conteúdo, a abordagem comunicativa, os padrões de interação e as intervenções da professora. As análises tomaram visíveis as alternâncias de abordagens e padrões variados de discurso, em um ritmo que favorece a apropriação, por parte dos educandos, de modelos e modos de pensar a ciência. Sendo assim, evidenciou-se continuamente, criatividade na construção do conhecimento, possibilitada pela abertura de espaço pedagógico em aula para desenvolvimento da autonomia de voz ou da palavra de cada educando, de seus pensamentos e de suas ações em termos interativos com seus pares, professora e pesquisadora. A prática investigada evidenciou a importância de a professora envolver o conteúdo de Ciências, na vida cotidiana do educando, a fim de contribuir para facilitar a compreensão dos conceitos científicos. Os resultados da investigação apontam, ainda, a responsabilidade que a Equipe Técnica da Secretaria de Educação do Município precisa assumir de (i) assessorar efetivamente os professores de Classes Multisseriadas, (ii) propiciar ajuda pedagógica imprescindível aos alunos e professores, bem como (iii) ressaltar que isto tudo é parte fundamental para a construção de um currículo que tome como referência e valorize as diferentes experiências, saberes, valores e especificidades culturais das populações que vivem e são da Amazônia, para redimensão do processo de ensino e de aprendizagem de quaisquer conteúdos, tratado na escola, especialmente nas escolas de Classes Multisseriadas.
Abstract: This is a work of qualitative research, focused on a study of case, using a narrative approach about Science Teaching in Multiseried Classes, specifically related to the function of the social and discursive interactions in the development of processes of Science teachinglearning. The practice investigation about Science teaching was developed with a teacher and her thirty students from kindergarten and elementary school of Basic Education in a public school of multiseried education, in State of Pará. It takes about 60 minute by boat to arrive at this city. We aimed to configurate how a teacher of multiseried classes deals with the variety of knowledgement of her students and we also aimed to investigate the social and discursive interactions developed in the classroom, considering the development of educational contents in the Science teachinglearning process in different grades the teacher works. The construction of this practice resulted from the following methodology: (a) Direct comments, because it could perceive the relations of the social and discursive interactions among pupils and pupils, pupils and teacher, as well as the participation and the interaction of the pupils in the development of the activities; (b) Field notes, on which we wrote down the worked contents and the interactive and discursive processes developed in the classroom; (c) Photographs and footages, which registered the interactions and discussions during the class. We used a microgenetic analysis to show a a practice built and developed in the social and discursive interactions among teacher and students during the selected episodes under analysis, considering the changes in the communicative approach and the standards of the speech. In this study, we used Mortimer and Scott (2003) approach to analise the intentions, the content, the communicative approach, the standards of interactions and the teacher interventions. These changes make possible the recognition and overcoming of the conflict for the group of students in a pace that benefits students perceive standards and ways of thinking science. There was educational room to the development of each student discourse, thoughts and actions and they could interact with the teacher, partners and researcher. This research showed the importance of involving Science contents in students life in order to facilitate the scientific concepts understanding. The results also showed that the office technical team of the Educational Secretary of the city needs to take responsability for (i) helping the teachers effectively in multiseried classes (ii) make possible educational support to teachers and students (iii) calling the attention to the importance to the construction of a curriculum which values various experiences, knowledges, values and specific cultural features that live and are from Amazonia to give new dimension to the teachinglearning process from any school contents, specifically at multiseried classes.
Keywords: Ciência
Ensino fundamental
Estudo de caso
Escola multisseriada
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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