Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2676
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 22-Jun-2010
metadata.dc.creator: MORAIS, Elinaldo Coutinho
metadata.dc.description.affiliation: UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: Ensinar-aprender frações em um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: conhecimentos e dificuldades evidenciadas
metadata.dc.description.sponsorship: UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
Citation: MORAIS, Elinaldo Coutinho. Ensinar-aprender frações em um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: conhecimentos e dificuldades evidenciadas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta os dados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará - UFPA, no ano de 2009, em uma turma do Curso de Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas para as Séries Iniciais. Durante o período em que se estudou o tema frações, nesse curso de formação continuada, foram investigados os conhecimentos e dificuldades que emergem no fazer ensinar-aprender das professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica usada para dar suporte a este estudo está apoiada em trabalhos dos autores: Brousseau (2009, 2008, 1996), D’Amore (2007), Pais (2006, 2005), Almouloud (2007), Igliori (2008), Bittencourt (1998). A pesquisa é qualitativa na modalidade descritiva. De uma turma composta de 29 (vinte e nove) professoras que frequentavam o curso de formação, 5 (cinco) foram selecionadas, dentre as que possuíam maior tempo de experiência em sala de aula, para serem os sujeitos investigados na pesquisa. Outras 10 (dez) professoras estão citadas, por terem dado valiosas contribuições para fundamentar as análises. Os instrumentos de investigação usados foram o caderno de campo, questionário, teste e registro produzido pelas professoras pesquisadas. Estes dados foram organizados e apresentados em forma de episódios. Os resultados apontam conhecimentos e dificuldades no fazer ensinar-aprender das professoras em relação ao tema frações. Algumas dificuldades identificadas: 1) fazer comparações entre frações; 2) fazer a representação esquemática de frações. O conhecimento identificado: 1) a construção de equação linear como resultado da leitura e interpretação de problemas com aplicação de frações; 2) a resolução algébrica de problemas envolvendo frações. Entretanto, essas professoras, conscientes de possuírem tais dificuldades, mostraram-se motivadas a superá-las. Essa motivação ficou evidenciada pelo comprometimento que apresentaram ao desenvolver as tarefas que foram propostas no referido curso.
Abstract: This study presents data from a survey conducted at the Universidade Federal do Pará - UFPA, in 2009, in a class of Specialization in Science and Mathematics Education for Elementary School. During the period in which they studied the issue fractions in this continuing education course, we investigated the knowledge and difficulties that arise in learning to teach the teachers who teach mathematics in the early years of elementary school. The theoretical framework used to support this study is supported by authors: Brousseau (2009, 2008, 1996), D'Amore (2007), Parent (2006, 2005), Almouloud (2007), Igliori (2008), Bittencourt (1998). The qualitative research is descriptive in mode. In a class composed of 29 (twenty nine) teachers who attended the training course, 5 (five) were selected among those who had greater experience in the classroom, to be the subjects investigated in the research. Other 10 (ten) teachers are cited for providing their valuable contributions to support the analysis. The research instruments used were field notes, questionnaires, test and record produced by the teachers surveyed. These data were organized and presented in the form of episodes. The results indicate knowledge and difficulties in learning to teach the teachers by Topic fractions. Some difficulties can be identified: 1) make comparisons between fractions, 2) make the schematic representation of fractions. The knowledge identified: 1) the construction of a linear equation as a result of reading and interpretation of problems with application of fractions, 2) the resolution of problems involving algebraic fractions. However, these teachers are aware of having such difficulties, were motivated to overcome them. That drive was evidenced by the commitment we had to develop the tasks that were proposed in this course.
Keywords: Matemática
Professores
Ensino fundamental
Formação continuada
Educação permanente
Fração (Matemática)
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EnsinarAprenderFracoes.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons