Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCHAVES, Márcia de Nazaré Jares Alves-
dc.date.accessioned2012-10-26T18:03:56Z-
dc.date.available2012-10-26T18:03:56Z-
dc.date.issued2008-08-05-
dc.identifier.citationCHAVES, Márcia de Nazaré Jares Alves. Sentimento de semelhança: poéticas visuais de interconexões em arte e matemática. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3096-
dc.description.abstractThe present work deals with a pilot experience of a didactic sequence. This study involves art’s works which communicate the artistic and mathematical concepts of similarity with students of an 8th year elementary school class. This work intends to develop on students a mathematical feeling of similarity by means of artistic making that is motivated in the proposal Triangular in Art, in the Humanistic Mathematics and in the presuppositions of the Conceptual Fields of Vergnaud theory. The study reveals that although the mathematics is considered in the intelligible reason dominion and the art is considered in the sensible emotion dominion, these two fields show themselves, in this case, inseparable for the construction of the mathematical similarity feeling as it is desired.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleSentimento de semelhança: poéticas visuais de interconexões em arte e matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES-
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050243412859813-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma experiência piloto de uma sequencia didática, envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança com alunos de uma turma de 8ª série do ensino fundamental com objetivo de desenvolver um sentimento matemático de semelhança por meio do fazer artístico, motivado na proposta Triangular em Arte, na Matemática Humanística e nos pressupostos da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O estudo revela que a matemática considerada no domínio inteligível razão; e a arte no domínio sensível emoção, mostram-se, nesse caso, inseparáveis para a construção do sentimento de semelhança matemático como desejado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SentimentoSemelhancaPoeticas.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons