Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3110
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 2008 |
Autor(es): | BARBOSA, Mauro Guterres |
Primer Orientador: | GUERRA, Renato Borges |
Título : | Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA |
Citación : | BARBOSA, Mauro Guterres. Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
Resumen: | A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca compreender as relações com o saber e o aprender de professores-tutores participantes de um programa de formação continuada, denominado Pró-Letramento, no pólo Itapecuru-Mirim/MA. Fortes evidências de mudanças atitudinais indicam estabelecimento de novas relações com o saber e o saber-fazer da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em particular com as operações entre frações. Para tanto, realizou-se uma análise interpretativa das falas e registros dos professores-tutores, apoiadas sobre as teorias antropológicas da Relação do Saber e do Aprender de Charlot e do Didático de Chevallard. |
Resumen : | Present dissertation is a qualitative research that looks for understanding relationships with knowledge and learning of participant teacher-tutors of a continuous formation program, denominated Pró-Letramento, in Itapecuru- Mirim/MA pole. Large evidences of attitude’s changes indicate new relationships establishment with knowledge and mathematical know-doing at Initial Series of Fundamental Teaching, in peculiar with operations among fractions. For so much, it took place an interpretative analysis of teacher-tutors’ speeches and registrations, based on anthropological theories of Knowledge and Learning’s Relationship by Charlot and of Didactic’s Theory by Chevallard. |
Palabras clave : | Formação continuada Professores Matemática Ensino fundamental Programa Pró-Letramento Itapecuru-Mirim - MA Maranhão - Estado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ProletramentoRelacoesSaber.pdf | 751,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons