Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3110
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 2008
Autor(es): BARBOSA, Mauro Guterres
Primer Orientador: GUERRA, Renato Borges
Título : Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA
Citación : BARBOSA, Mauro Guterres. Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumen: A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca compreender as relações com o saber e o aprender de professores-tutores participantes de um programa de formação continuada, denominado Pró-Letramento, no pólo Itapecuru-Mirim/MA. Fortes evidências de mudanças atitudinais indicam estabelecimento de novas relações com o saber e o saber-fazer da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em particular com as operações entre frações. Para tanto, realizou-se uma análise interpretativa das falas e registros dos professores-tutores, apoiadas sobre as teorias antropológicas da Relação do Saber e do Aprender de Charlot e do Didático de Chevallard.
Resumen : Present dissertation is a qualitative research that looks for understanding relationships with knowledge and learning of participant teacher-tutors of a continuous formation program, denominated Pró-Letramento, in Itapecuru- Mirim/MA pole. Large evidences of attitude’s changes indicate new relationships establishment with knowledge and mathematical know-doing at Initial Series of Fundamental Teaching, in peculiar with operations among fractions. For so much, it took place an interpretative analysis of teacher-tutors’ speeches and registrations, based on anthropological theories of Knowledge and Learning’s Relationship by Charlot and of Didactic’s Theory by Chevallard.
Palabras clave : Formação continuada
Professores
Matemática
Ensino fundamental
Programa Pró-Letramento
Itapecuru-Mirim - MA
Maranhão - Estado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ProletramentoRelacoesSaber.pdf751,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons