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dc.creatorFERNANDES, José Guilherme dos Santos-
dc.date.accessioned2012-12-04T14:46:29Z-
dc.date.available2012-12-04T14:46:29Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, José Guilherme dos Santos. Negritude e crioulização em Bruno de Menezes. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 13, n. 2, p. 219-233, dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/479/764>. Acesso em: 04 dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2179-7536-
dc.identifier.issn1516-6481-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3266-
dc.description.abstractThis article aims to recognize the work of paraense poet Bruno de Menezes as forecasting of the concepts of blackness and creoulezation, these concepts created by Aimé Cesaire and Edouard Glissant, which qualify the modernity of this paraense poet. Then we will be analyze poems from Bruno de Menezes wrote in his book called Batuque (1931), considering the style and both social/ historical production conditions. Conclusively, we highlight that the non-recognition of poetry from Menezes, in local and national canon, it was much more social factors problems than the quality of his work.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectMenezes, Bruno de, 1893-1963. Batuque - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura modernapt_BR
dc.subjectEscritores paraensespt_BR
dc.titleNegritude e crioulização em Bruno de Menezespt_BR
dc.title.alternativeNégritude and criolization in Bruno de Menezespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo reconhecer a obra do poeta paraense Bruno de Menezes como antecipadora dos conceitos de negritude e crioulização, impressos em Aimé Cesaire e Edouard Glissant, conceitos que qualificam a modernidade do literato. Para tanto, serão analisados três poemas de Menezes, publicados no livro Batuque (1931), considerando-se o estilo e as condições sociais e históricas de produção. Conclusivamente, destaca-se que o não reconhecimento da poesia de Menezes, no cânone local e nacional, foi muito mais decorrente de fatores sociais do que em razão da qualidade de sua obra.pt_BR
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