Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4540
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 11-mar-2013
Autor(es): MELO, Luciano Augusto da Silva
Primer Orientador: SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
Título : Dois jogos de linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrática
Citación : MELO, Luciano Augusto da Silva. Dois jogos de linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrática. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumen: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar as relações entre as linguagens da Matemática e da Informática no contexto da sala de aula, a partir da inserção das tecnologias informáticas na aprendizagem da Função Quadrática. Nesse sentido, os conceitos que envolvem a forma algébrica e forma gráfica desta função, foram observados pelos alunos ao explorar aspectos dinâmicos na interface do Geogebra. A fundamentação teórica da pesquisa, foi subsidiada pelas ideias de Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência na disseminação da informação e do conhecimento, bem como pelas contribuições filosóficas de Ludwig Wittgenstein acerca do jogo de linguagem. A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo definido a partir de critérios específicos acerca do objeto de estudo e dos sujeitos investigados. As informações foram obtidas por meio de questões específicas aplicadas em dois momentos, a saber: antes e após a realização de um minicurso sobre o GeoGebra. As análises das questões revelaram que os aspectos visuais e os movimentos no uso do computador, estabelecem relações entre as formas algébricas e gráficas da função quadrática. Assim, eles puderam perceber que os coeficientes numéricos modificam a parábola e isso dá sentido aos conceitos estudados. O uso do GeoGebra possibilita outras formas de aprendizagem evidenciadas entre o Jogo de Linguagem da Matemática e o Jogo de Linguagem da Informática no âmbito da Educação Matemática.
Resumen : This research was conducted in order to identify and analyze the relationships between the languages of Mathematics and Computer Science in the context of the classroom, from the integration of information technology in learning the Quadratic Function. Therefore, the concepts involving algebraic form and graphic form of this function were observed by students as they explore the dynamic aspects of the interface Geogebra. The theoretical research was subsidized by the ideas of Pierre Lévy on intelligence technologies in the dissemination of information and knowledge, as well as the philosophical contributions of Ludwig Wittgenstein about language game. The research methodology has qualitative character set from specific criteria about the object of study and the subjects investigated. The information was obtained by means of specific questions applied in two stages, namely: before and after conducting a short course on GeoGebra. Analyses of questioning revealed that the visual aspects and movements in computer use, establish relationships between the algebraic and graphical forms of the quadratic function. However, they might realize that the numerical coefficients modify the parable and it gives meaning to the concepts studied. The use of GeoGebra allows other forms learning evidenced between the game and the Language of Mathematics Game Language Informatics in Education Mathematics.
Palabras clave : Linguagem matemática
Linguagem da informática
Tecnologia da inteligência
GeoGebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DoisJogosLinguagem.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons