Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6597
Compartilhar:
Type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2004
Authors: GIORDANO, Rosely Cabral
Title: Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão
Other Titles: Educational politics and philosophical systems: the will of exclusion
Citation: GIORDANO, Rosely. Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 329-344, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22834.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300006>.
Resumo: Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política.
Abstract: This paper braces, with the help of the thinkers from Frankfurt: Adorno and Horkheimer, a frontal battle against the thought that unifies, excludes and reduces the other thoughts. For this, the category of experience plays the main role: an exercise of sharing with the different, abdicating of domination, in constant search of the full enlightenment movement of the autonomy and the social and political emancipation.
Keywords: Pensamento
Práticas filosóficas
Exclusão
Educação e Estado
ISSN: 0101-3262
Appears in Collections:Artigos Científicos - ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PoliticasEducacaoSistemas.pdf100,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons