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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6597
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2004 |
Autor(es): | GIORDANO, Rosely Cabral |
Título: | Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão |
Título(s) alternativo(s): | Educational politics and philosophical systems: the will of exclusion |
Citar como: | GIORDANO, Rosely. Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 329-344, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22834.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300006>. |
Resumo: | Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política. |
Abstract: | This paper braces, with the help of the thinkers from Frankfurt: Adorno and Horkheimer, a frontal battle against the thought that unifies, excludes and reduces the other thoughts. For this, the category of experience plays the main role: an exercise of sharing with the different, abdicating of domination, in constant search of the full enlightenment movement of the autonomy and the social and political emancipation. |
Palavras-chave: | Pensamento Práticas filosóficas Exclusão Educação e Estado |
ISSN: | 0101-3262 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - ICED |
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