Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8829
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) é vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH por Orientadores "CHAVES, Andréa Bittencourt Pires"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Dinâmicas divergentes em zonas de produção para a exportação: os caminhos de Brasil e China.(Universidade Federal do Pará, 2015-04-29) AMARAL, Francinézio Lima do; SILVA, Carlos Freire da; http://lattes.cnpq.br/7489756177996098; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-0202-8678; CHAVES, Andréa Bittencourt Pires; http://lattes.cnpq.br/2807941293114021; https://orcid.org/0000-0003-0247-9265Esta tese analisa o processo de hegemonização do conceito de desenvolvimento econômico no capitalismo imperialista ocidental, a partir de suas imposições de subalternização econômica e política que impactaram as posturas e decisões dos fazedores de política dos governos de Brasil e China, refletindo na construção de seus instrumentos de planejamento e ação junto às dinâmicas de suas zonas de produção para a exportação enquanto políticas de desenvolvimento regionais, em um cenário de crise da hegemonia de poder no atual cenário geopolítico. Em seguida, analisa os legados de desenvolvimento socioeconômico da Zona Franca de Manaus – ZFM e das Zonas Econômicas Estratégicas – ZEEs, visando refletir sobre os caminhos percorridos por cada uma, até a atualidade. Busca chamar a atenção para a emergência de retornar à centralidade dos debates nas Ciências Sociais sobre o papel dos conceitos de Estado, desenvolvimento, subalternização e hegemonia no atual contexto geopolítico ante à crise estrutural do capitalismo. Ao comparar objetos desiguais, chama a atenção para os fatores históricos, econômicos, políticos e sociais que os aproximam para daí, evidenciar causas, efeitos e possibilidades de aprendizados que possam contribuir na busca de alternativas aos desafios e demandas postos aos projetos de nação no Sul Global.Tese Acesso aberto (Open Access) A fabricalização do trabalho docente nas instituições de ensino superior privadas(Universidade Federal do Pará, 2021-03-27) SOARES NETO, Edson Paiva; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos; http://lattes.cnpq.br/9502681594591950; CHAVES, Andréa Bittencourt Pires; http://lattes.cnpq.br/2807941293114021; https://orcid.org/0000-0003-0247-9265Desde a década de 1990 a educação superior no Brasil vem passando por mudanças políticoadministrativas que estabeleceram um novo marco regulatório a constituição de Instituições de ensino superior (IES) privadas com fins lucrativos. Assim como tem impulsionado, por meio de fundo público, a expansão e domínio privado na oferta de serviços educacionais, cujas repercussões são identificadas com a adoção, pelas IES privadas, de técnicas e métodos empresariais norteados por ideologias de cunho empreendedor e gerencial, os quais priorizam a massificação, padronização, redução de custos e utilitarismo estritamente mercadológico da gestão do trabalho à prestação dos serviços. Em vista disso, adotou-se como objetivo de pesquisa: analisar o processo de poder e dominação sobre os trabalhadores docentes das instituições de ensino superior privadas no Brasil, destacando o momento de abertura do ensino superior para a iniciativa privada e as consequências sobre o trabalho, a carreira, as formas de lazer e saúde. Consideraram-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a ofensiva do capital no âmbito da esfera estatal na condução das políticas educacionais; identificar e analisar quais os discursos e valores empresariais dos gestores do trabalho transmitidos pelas IES privadas aos docentes; destacar e analisar quais os métodos e técnicas produtivos usados pelas IES privadas no processo de dominação dos trabalhadores docentes e; examinar o processo de trabalho e suas repercussões nos trabalhadores docentes. Como hipótese defende-se o tipo fabricalização como expressão que remete à dominação do capital, circunscritas no movimento histórico das reformas estruturais do Estado neoliberal em matéria de trabalho, educação e ideologia produtivista e na adoção e adaptação pelas IES privadas de métodos e técnicas provenientes das experiências fabris e do sobretrabalho nãoremunerado. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa nas IES privadas da capital paraense, com observação de campo de gestores educacionais de médio e alto escalão, realização de entrevistas e questionários (estatística descritiva) aos trabalhadores docentes e consulta a fontes documentais. Os resultados mostraram o aumento na intensidade e exigências profissionais das IES aos docentes: 1) disciplina com prazos e uso de indicadores de desempenho pelas IES; 2) maior dedicação e envolvimento nas atividades pedagógicas e institucionais; 3) Na “valorização” de atributos comportamentais que refletem na próatividade, postura empreendedora; 4) nas demais áreas da vida, os trabalhadores docentes: possuem baixa participação em movimentos sociais, vida restrita ao espaço profissional e familiar; suas formas de lazer restringem-se à própria casa (televisão, filmes e computador); a cerca da saúde, avaliaram-se com elevada ocorrência, respectivamente: de cansaço, problemas posturais e stress.Tese Acesso aberto (Open Access) “O que essa gente veio fazer aqui?” migração e sociabilidade da força de trabalho “desqualificada” para Parauapebas-PA(Universidade Federal do Pará, 2016-08-18) PEREIRA, Raimundo Miguel dos Reis; CHAVES, Andréa Bittencourt Pires; http://lattes.cnpq.br/2807941293114021Esse é um estudo sobre o processo de migração e sociabilidade da força de trabalho “desquali-ficada” para Parauapebas, Sudeste do estado do Pará. A proposta é investigar sobre a afetação da sociabilidade dos migrantes, e como a construção e desconstrução de identidades estabele-cem o estranhamento no convívio social. A análise e pesquisa se baseia no método dialético-histórico, e a metodologia principal é um estudo bibliográfico, secundariamente fez-se algumas observações e entrevistas com o intuito de confirmar as afirmações teóricas. Parauapebas é escolhida para comprovação do estudo porque reúne características sociais e econômicas que possibilitaram-na ser atrativo à força de trabalho migrante. Neste sentido, procurou-se compre-ender as formas pelas quais a migração para a Amazônia seguiu certo roteiro definido pela mobilidade do capital ao longo da história, principalmente nas décadas de 1960 à 2010. A tese parte do princípio de que a migração, e a afetação da sociabilidade do migrante, está diretamente ligada a expansão econômica da Amazônia, que confrontou interesses da força de trabalho mi-grante e o capital. Esse atrito reverbera na relação social dos migrantes e dos membros da soci-edade, que causa estranhamento entre migrantes e habitantes receptores, e acaba por enfraque-cer a sociabilidade do migrante e altera sua identidade cultural. Os mais afetados são os setores mais pobres dos migrantes que são obrigados a negocia com desvantagens sua participação na esfera pública. Por isso - o que essa gente veio fazer aqui? - é a síntese que incorpora a expressão de “desqualificado” para diminuir o potencial de empregabilidade da força de trabalho. Essa instabilidade social e cultural constroem pontos cegos na alteridade da população receptora, e abrasam os conflitos na conturbada vida urbana de Parauapebas.
