Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8829
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) é vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH por Orientadores "RODRIGUES, Carmem Izabel"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Noivado e ritos pré-nupciais: um estudo sobre significados, experiências e codificações de uma unidade cultural(Universidade Federal do Pará, 2019-05-24) ALENCAR, Breno Rodrigo de Oliveira; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424Esta tese tem como objetivo compreender o lugar do noivado e dos ritos pré-nupciais na teoria antropológica. Adotando como escopo o conceito de unidade cultural, a mesma analisa o modo como as crenças e os comportamentos nupciais são formula-dos, estimulados ou reprimidos tendo como interface a decomposição dos códigos que fazem deste ritual a principal expressão do processo de aliança em segmentos urbanos. Chamando atenção para a revisão bibliográfica, a primeira parte do trabalho enfatiza a pluralidade de recortes interpretativos e a relevância do noivado como ca-tegoria de análise, seja no âmbito dos rituais contemporâneos, seja para a interpreta-ção da aliança nos estudos do parentesco. Esta parte da tese também se dedica a identificar os valores, processos e símbolos que regulam a escolha do noivado como um tipo de relacionamento no mundo urbano, adotando, como fonte de reflexão, as contribuições de Thales de Azevedo e o vocabulário que permeia seus significados nas redes sociais, na imprensa e no cinema. A segunda parte da tese enfatiza a inter-locução com os sujeitos, tendo a mesma se dado a partir de entrevistas realizadas como noivos e noivas nas cidades de Belém, Teresina e Brasília. Seu principal obje-tivo é descrever o processo através do qual os códigos nupciais são incorporados à biografia e socialização dos interlocutores, levando-se em conta o papel dos mesmos como agentes e intérpretes desta experiência. A terceira parte, por fim, explora a me-diação protagonizada pelo mercado e a igreja católica que, atuando como instituições codificadoras, disciplinam, respectivamente, os símbolos em torno da ritualização nup-cial e os valores e significados relativos à identidade conjugal. Esta abordagem se pauta em pesquisa etnográfica realizada em Feiras de Noivas e Encontros de Prepa-ração para o Casamento ("cursos de noivos") nas cidades de Belém e Teresina.Tese Acesso aberto (Open Access) Pedra, redes e malha na circulação do pescado do Ver-o-Peso ao meio urbano de Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-03-08) SILVA, Luiz de Jesus Dias da; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424Esta tese tem o objetivo de etnografar a rede social envolvida no processo de circulação do pescado que chega diariamente na Pedra do peixe do Ver-o-Peso e é distribuído na malha urbana da cidade de Belém do Pará. O problema enfrentado é compreender como essa comercialização permanece, presentemente, central no maior mercado popular da cidade e à própria cidade, uma vez que foi iniciada, ainda, no período colonial brasileiro. A etnografia local assume importância cultural, histórica e econômica para a vida social de Belém; os sujeitos nesse mercado atuam, entre água e terra, em um conjunto de espaços coletivos onde há interpenetração da história com a cultura local, que se transformam em práticas e atualizam sentidos. Metodologicamente houve a pesquisa com dados secundários para embasamento teórico e a pesquisa etnográfica, com observação direta e observação participante, uma vez que ao ser aceito no campo pude, por vezes, auxiliar na comercialização do pescado na Pedra, na feira da Marambaia e em outro ponto de venda na cidade. O Ver-o-Peso, foi pesquisado como mercado popular, sistema simbólico e importância cultural à cidade de Belém. Houve a investigação quanto a origem desse espaço de entreposto pesqueiro, como lugar de inter-relações, suas especificidades, conflitos locais, leis ou regimentos tácitos e quanto a preparação da tripulação de embarcações pesqueiras para uma nova jornada que, pois, ao tempo que encerra a venda de uma carga de pescado, a ser é distribuído em Belém e outras localidades, finaliza um ciclo, e se inicia de modo concomitante, o preparo da próxima viagem em busca de peixe para venda nesse local, novamente. O pescado distribuído em Belém chega in natura aos consumidores finais que o encontram nas feiras, mercados, supermercados e outros pontos de venda da malha urbana da cidade, e mais, ainda, nos seus restaurantes diversificados, em forma de pratos regionais preparados aos muitos apreciadores. Nas considerações finais houve uma reflexão quanto à rede de comercialização do pescado e seus aspectos econômicos, sociais, culturais, suas regras, informalidades e seus conflitos, respondendo o que faz com que a circulação do pescado em Belém permaneça até a atualidade com muito vigor, tendo aquele locus do Ver-o-Peso como centralidade do seu fluxo, além de proposições advindas dos trabalhadores que lá atuam do dia-a-dia, quanto sua permanência, onde está.Tese Acesso aberto (Open Access) “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-04-01) CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424As recentes demandas de grupos de habitantes nos grandes centros urbanos do país sobre algumas manifestações culturais compreendidas como tradicionais – estas acessadas segundo um modelo de representação cultural cuja dimensão de valor identitário tem sido cada vez mais acionado – tem possibilitado algumas reflexões que perpassam a condição de uso e apropriação de espaços públicos por citadinos que elaboram e instituem diferentes maneiras de se expressar artístico-culturalmente sem necessariamente seguir os padrões consolidados dos grandes eventos onde prevalece o distanciamento entre o artista e o público. Nas últimas duas décadas, observa-se uma retomada de ações de cunho pedagógico sobre os saberes oriundos de antigos folguedos populares que passaram a fornecer um referencial para a produção de discursos de ativistas culturais urbanos que se notabilizaram diante aos apelos sobre a “degradação” das identidades em um mundo economicamente globalizado, reorientando a participação e o consumo dos chamados bens culturais e proporcionando uma maneira de mobilização de públicos que passaram a (re)assumir a rua como referencial de sentido, de socialização e de experimentação como energia motriz de realização de uma ação cultural performaticamente ritualizada. Desta forma, Este trabalho se propõe a colaborar com essas discussões ancorado na possibilidade de entrelaçamento das noções de patrimônio, ritual e performance motivado a partir da observação de um movimento cultural denominado Arrastão do Pavulagem, o qual nos seus vinte e oito anos de atuação se consolidou no calendário cultural de Belém do Pará como um momento de (re)criação estética e simbólica da festa a partir da atuação de músicos, dançarinos, cantores, atores, produtores, que perfazem suas ações em um ambiente, ao que sugere, se institui a partir do sentido de participação e experimentação do lugar como um dos fundamentos desse movimento mobilizado por interesses diversos mas que, no contato com este ambiente, se entrecruzam e performaticamente elaboram discursos e visualidades que atuam na possibilidade de (re)interpretação da paisagem urbana do Centro Histórico de Belém do Pará.
