Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "FERNANDES, José Guilherme dos Santos"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartas literárias: cartografia sócio-literária de pessoas e paisagens de Belém a partir da poesia de Bruno de Menezes(Universidade Federal do Pará, 2024-11-29) SANTOS, Joice Freitas dos; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961O presente trabalho propõe uma nova perspectiva sobre o cruzamento entre a Geografia e Literatura: uma cartografia sócio-literária da poesia de Bruno de Menezes, levando em consideração a existência de pessoas e paisagens no espaço de Belém do Pará. A questão que guiou o trabalho foi comprovar que Bruno de Menezes era um poeta-cartógrafo, explicando a relação da ficção com a cartografia; investigando como os espaços influenciaram na estilística da poesia; estabelecendo uma comparação de como estão os espaços citados e como eram na época dos escritos. Neste sentido, contribuiu para a comunidade acadêmica ao dar prosseguimento nos estudos sobre o poeta paraense negro, periférico, autodidata e precursor do Modernismo na capital paraense, além de continuar as pesquisas sobre Cartografia Literária que, como comprovamos, ainda está em fase de adensamento. Como metodologia, utilizamos as principais teorias da cartografia literária, para síntese em tabela a Malha de Saberes criada por Fernandes et al (2021), para apresentação dos mapas as teorias de Moretti (2003), para análise dos espaços e classificação da espacialidade no poema os postulados de Ozíris (2007). O produto desta pesquisa foi uma correlação entre os elementos visuais e textuais, com mapas e tabelas que sintetizam a capacidade do autor em retratar a cidade em poesia. O leitor verá que os espaços mais recorrentes nos poemas foram os bairros do Jurunas, Cidade Velha, Campina, Umarizal, Telégrafo, Pedreira e Sacramenta (Nazaré e Guamá aparecem algumas vezes), com pessoas que existiram na periferia de Belém nos séculos XVIII, XIX e XX, mas não tiveram sua existência marcada nos documentos oficiais. É o princípio do que desejamos ser um retorno para a sociedade com disponibilização dos mapas e outros recursos tecnológicos para o público. Assim, o trabalho buscou mostrar que os espaços de Belém têm memória, contando um pouco da história de ocupação desses lugares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gente do estuário: mudanças e permanências dos saberes e técnicas tradicionais de pescadores artesanais de Vigia (PA)(Universidade Federal do Pará, 2020-10-28) SILVA, José Matheus Barata; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961A pesca artesanal na Costa Norte brasileira é uma das principais atividades econômicas da região. O presente estudo consiste em analisar as técnicas de pesca dos pescadores artesanais estuarinos de Vigia-PA, com ênfase nas transformações e ressignificações da pesca artesanal e do saber tradicional para a comunidade local. Este estudo aponta as principais artes de pesca utilizadas na microrregião do salgado paraense, sua importância para o cenário local, regional e nacional. Pondera-se a contribuição do saber tradicional dos pescadores artesanais, por meio de suas readaptações à geografia territorial do lugar em constante mutação. Demonstra-se a relevância da pesca artesanal, as implicações da pesca industrial para a categoria e suas tensões. Dessa forma, propõe-se a inclusão dos saberes dos pescadores artesanais nas políticas públicas para a pesca na região, dado o seu profundo conhecimento da atividade, além de ensejar a aproximação entre o saber acadêmico e o saber tradicional, ou saber-fazer dos povos locais. Para tanto, buscou-se realizar levantamentos bibliográficos e aprofundamento teórico sobre o tema. Da metodologia, foram aplicados 300 formulários e entrevistas semiestruturadas, análise do discurso, pesquisa de campo com os sujeitos locais, com perguntas referentes à pesca, suas transformações, permanências e perspectivas. Adiante, produziu-se tabelas, gráficos e imagens, de forma colaborativa, levando-se em consideração os apontamentos dos pescadores artesanais, suas reflexões, narrativas, saberes e percepções sobre sua própria prática. Por fim, algumas categorias foram basilares para a pesquisa, como: pesca artesanal, saber tradicional, saber-fazer e técnicas. Alguns autores foram fundamentais, como: Ramalho (2011, 2012, 2014), Diegues (1983, 1988, 2001, 2004), Cunha (1993, 2000, 2004), Furtado (1987, 1990, 2001) e Isaac (1998, 2003, 2006). Desse modo, buscou-se a tradução dos saberes dos pescadores artesanais estuarinos como forma de auxiliar futuras proposições de estudos e políticas públicas para a microrregião do salgado paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nas águas lendárias do Rio Capim: narrativas autóctones do fenômeno da pororoca em São Domingos do Capim-Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-01-03) SILVA, José Maria Soares da; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961Este trabalho analisa as narrativas autóctones sobre o fenômeno da pororoca em São Domingos do Capim, verificando de que maneira tais narrativas se configuram socialmente dentro de um processo de saberes e práticas na construção de identidade em São Domingos do Capim. Para isso, considerar-se-á o contexto histórico, político e econômico, tendo por base os efeitos da colonização sobre a cultura local, tangenciando, a ação antrópica do homem sobre a natureza, referenciando o contexto e a lógica dos grupos sociais envolvidos. Foi feita, então, uma revisão bibliográfica e uma análise a partir dos relatos dos viajantes e da narrativa do rio e das matas, compreendendo-se que a natureza fornece ao ser humano matérias primas que justificam não só sua existência material, mas também cultural e espiritual. A pesquisa de campo, realizada entre os moradores de São Domingos do Capim apresenta os relatos orais, evidenciando como se configura a cultura local, referenciando o contexto e a lógica dos grupos sociais circunscritos ao universo das narrativas, tal como o mito da pororoca em São Domingos do Capim. A estruturação das ciências e a produção desses saberes não abrangem apenas a dimensão da análise qualitativas, mas reivindica estudos em condições de promover a interpretações em diferentes contextos para as distintas dimensões da polissemia que, em nível técnico, são trazidas a partir de entrevistas, depoimentos, narrativas, vivências e memórias. Neste sentido, o referencial teórico sobre colonialidades, antropização, interculturalidades e decolonialidades auxiliam a interpretação que privilegia a transitoriedade nos discursos que, segundo Fernandes (2011), são a ambiguidade, a contrariedade e a contradição das categorias, relacionadas à análise do discurso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Pedagogia do mangue: proposta de inclusão de saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar de São Caetano de Odivelas/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-01-20) NASCIMENTO, Onilson Carvalho do; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961Fundamentado como Pedagogia do Mangue em diálogo com etnossaberes e interculturalidade é uma pesquisa de caráter etnográfico, que objetiva analisar as interações interculturais no município de São Caetano de Odivelas/PA como proposta de inclusão dos saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar deste município. Para tanto, apresenta levantamento socioeconômico, populacional, educacional, formação religiosa e condições de infraestruturas do lócus da pesquisa. Identifica as relações antrópicas constituídas entre cultura e natureza mediadas pelas relações entre tradição oral, saberes e fazeres nos ambientes pesqueiros em meio aos manguezais odivelenses. Ancorada nas narrativas e memórias dos pescadores da comunidade de São João dos Ramos (distrito municipal) possibilita encontros e desencontros com a cultura local e com a forma de sustentabilidade desses moradores do mangue, em “que a cultura oral é decorrente e implica em condições sociais e históricas” FERNANDES, (2013).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Raspadeiras de mandioca: a mulher na produção da farinha de mandioca, na Vila de São Jorge / Igarapé-Açú / PA(Universidade Federal do Pará, 2022-04-21) RABELO, Simone Conceição de Moura; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961O presente trabalho resulta da investigação sobre mulheres na produção tradicional da farinha, com ênfase na raspagem da mandioca, atividade efetivada prioritariamente por pessoas do sexo feminino. A singularidade do papel destas mulheres que vivenciam essa experiencia despertou o interesse por investigar essa temática. Estudo de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), norteado pela pesquisa de campo (LAKATOS; MARCONI, 2003). Investigação mobilizada pelo seguinte questionamento: Qual a importância e a relevância do papel das mulheres raspadeiras de mandioca no exercício de seus fazeres e saberes? Temos como objetivo geral: investigar o trabalho das mulheres raspadeiras de mandioca na Vila de São Jorge, Igarapé-Açu – Pará, identificando o perfil das mesmas; as condições de trabalho; as implicações e inferências do trabalho dessas sujeitas na comunidade. Dialogamos com conceitos e autores como: Decolonialidade (MIGNOLO, 2017), Mulher (BEAUVOIR, 1967), Antropia (FERNANDES; RAMOS, 2020). Temos como lócus a Vila de São Jorge, município de Igarapé-Açú, Nordeste Paraense. A produção dos dados foi realizada via os respectivos instrumentos: entrevistas semiestruturadas pautada nas histórias de vida; caderno de campo, visitas aos espaços de produção e registros imagéticos. Foram entrevistadas 6 (seis) mulheres, na faixa etária entre 21 a 60 anos, com base nos seguintes critérios: ser mulher raspadeira de mandioca, ter essa atividade como principal fonte de renda. O resultado da investigação aponta para ampliação do debate acadêmico sobre saberes e fazeres tradicionais, elucidando as relações estabelecidas no espaço de produção, o protagonismo, a resistência de mulheres em seu oficio. A necessidade urgente de políticas públicas voltadas a esse público feminino, em especial as raspadeiras de mandioca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os usos da medicina tradicional na pandemia de Covid-19 em São Caetano de Odivelas-PA(Universidade Federal do Pará, 2022-12-29) SILVA, Gisele Maria Cardoso da; BARBOSA, Wagner Luiz Ramos; http://lattes.cnpq.br/1372405563294070; https://orcid.org/0000-0002-2421-8245; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961No contexto da pandemia de covid-19, comunidades locais, situadas distantes das capitais, sofreram com um sistema de saúde saturado e dificuldades para conseguir atendimento médico, recorrendo a seus conhecimentos ancestrais sobre a natureza, para manterem-se saudáveis e tratar os sintomas da doença. Este estudo teve como objetivo compreender a utilização da medicina tradicional em tempos de pandemia de covid-19, na cidade de São Caetano de Odivelas. Trata-se de estudo qualitativo descritivo e quantitativo, em que foram utilizados métodos e instrumentos etnográficos aplicados para a coleta dos dados, como a observação participante, entrevistas orais, diário de campo, gravações e registros fotográficos. Observou-se que o município sofreu os impactos da pandemia de covid-19 e criou estratégias para seu enfrentamento, a partir da implantação de novos serviços e protocolos médicos. A medicina tradicional, a partir das práticas tradicionais de saúde, foi usada por 110 (87,3%) moradores odivelenses para prevenção e cura da covid-19, principalmente na forma de chás, xaropes e sucos. O limão (Cittrus limon) foi a planta medicinal mais frequentemente usada no preparo de remédios caseiros para a doença (71,3%) e a crença na fé constituiu o ingrediente fundamental para o sucesso da terapia aplicada em 78,6% das pessoas. Desta forma, demonstrou-se que a medicina tradicional foi utilizada durante a pandemia de covid-19 pela população de São Caetano de Odivelas como um elemento importante para a complementaridade da terapêutica médica instituída, contribuindo para a manutenção da memória, identidade cultural e aumento do sentimento de pertencimento local.
