Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Orientadores "LOPES, Paulo Roberto do Canto"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade cultural no nordeste paraense: um olhar para Nova Timboteua-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-05) SILVA, Marcia Souto da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142O processo de povoamento do município de Nova Timboteua, no estado do Pará remonta a quatro origens ancestrais, que são: os povos originários, os europeus, os afrodescendentes e os nordestinos, representando respectivamente, as antigas ocupações territoriais da região bragantina; o contato com os estrangeiros; a utilização de mão de obra escravizada, e por último, o grupo que viria a trabalhar na abertura da Estrada de Ferro Belém-Bragança. A carência de documentação escrita e de fontes bibliográficas que tratem da temática da origem de Nova Timboteua ocasiona um apagamento das relações sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais referentes a essas diversidades de ocupação. Dessa maneira, essa pesquisa instaura sua relevância acadêmica, que busca dar visibilidade aos diferentes grupos sociais e, ao mesmo tempo, estimula a elaboração de diretrizes para o inventário cultural de Nova Timboteua, referentes aos diversos bens patrimoniais de cunho material, imaterial e natural que ainda não foram devidamente apropriados pelas comunidades locais. Neste sentido, objetiva-se contribuir com a disseminação das heranças deixadas pela miscigenação na Região Bragantina do Pará, interpretando os aspectos culturais, históricos, sociais e econômicos que contribuíram para a expansão urbana da cidade. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os resultados sugerem que, embora não haja registro escrito de populações originárias ocupantes das terras de Timboteua (Nova e Velha), vestígios arqueológicos, tais como, terra preta arqueológica (TPA), lâminas de machados de rocha e artefatos cerâmicos, comprovam essa presença. O mapa de Curt Nimuendaju (1944) também é uma fonte iconográfica (linguística) a respeito dos grupos indígenas que povoavam a região. Outras referências das diversidades do patrimônio cultural são os instrumentos de pesca, a dança (carimbó), bem como os hábitos alimentares e os usos de plantas medicinais e de palmeiras de frutos comestíveis, que também reforçam isso. Existe ainda um elemento identitário importante para a cidade, que popularmente está relacionado à Festa do Mingau, realizada desde 1985, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará a partir de 2013.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Castanhal-PA: a diversidade biocultural como chave para o conhecimento arqueológico na região (sítios arqueológicos e áreas de uso de sítio)(Universidade Federal do Pará, 2024-12-02) NEVES NETO, Stellyrio de Brito; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142Este estudo investigou a diversidade biocultural no município de Castanhal-PA, com foco na sua histórica interação com a antropização urbana e possíveis áreas de sítio e de uso de sítio arqueológico. Foram analisados dados históricos e geográficos do município, assim como a ocupação de duas áreas de estudos principais: o Parque Municipal de Castanhal e a Comunidade Remanescente Quilombola de Macapazinho. A investigação inclui visitas de campo, registros fotográficos e análise de imagens de satélites, o que contribuiu para a inferência de áreas com potencial arqueológico nos locais visitados, e gerou insumos para maiores investigações dentro do território castanhalense, propondo estratégias de preservação eficazes para esses espaços. A pesquisa revelou a importância da preservação dos espaços com potenciais arqueológicos para manter o equilíbrio entre urbanização, conservação ambiental, respeito ao patrimônio cultural e políticas de educação ambiental voltadas à comunidade dentro da realidade local. O trabalho destaca a relevância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos vestígios culturais e naturais da região, além de explicitar a necessidade de mais investigações multidimensionais de forma interdisciplinar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo(Universidade Federal do Pará, 2025-03-28) SILVA, Wanderlan Montão da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142A pesquisa está situada na Comunidade de Remanescente de Quilombo da Vila de Criolas, localizada na zona rural do município de Breu Branco, Pará, às margens direita do Rio Tocantins, onde na época do período de ditadura militar, grandes empresas ocuparam territórios indígenas e quilombolas sob o pretexto do desenvolvimento econômico. Nesse lócus, o conceito de etnopatrimonialismo e a salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacam como forma de proteger a cultura e garantir sua sustentabilidade, relacionando-se com a permanência territorial e a preservação do meio ambiente, especialmente a sociobiodiversidade. As mudanças climáticas e as ações humanas alteraram o equilíbrio ecológico na localidade, causando a migração de espécies e impactando diretamente a cultura local. Ainda assim a gentrificação tem provocado desorganização na região, modificando a paisagem e enfraquecendo a identidade cultural quilombola. Resiliente e (r)existindo, o Quilombo das Criolas se mantém protetor tanto de culturas tangíveis como as intangíveis, utilizando os afrossaberes transmitidos pelos mestres da cultura local como técnica de salvaguarda. A sociobiodiversidade das Criolas envolve a interação entre seres humanos e a identidade natural, ajudando a fortalecer a comunidade e a proteger o meio e o ambiente. Em vista disso, viu-se que a valorização da herança negra e dos povos da pré-história da Amazônia se mostram essenciais para manter a biocultura viva e enfrentar os desafios ambientais atuais com base nos conhecimentos do passado.
