Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Orientadores "ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1978: letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório(Universidade Federal do Pará, 2015-04-15) GOMES, Ana Silvia Alves; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Este trabalho buscou investigar as habilidades de letramento científico e o perfil metacognitivo de grupos de professores de educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, utilizando dois instrumentos recentemente produzidos: o teste de habilidades de letramento científico – TOSLS, abreviatura em inglês de Test of Scientific Literacy Skills (GORMALLY et al, 2012) e o Inventário de Consciência Metacognitiva – MAI – abreviatura em inglês de Metacognitive Awareness Inventory (SCHRAW, e DENNISON,1994). Especificamente foram investigadas possíveis correlações entre habilidades metacognitivas e de letramento científico, aferindo e compararando diferentes tipos de habilidades metacognitivas e de letramento científico em grupos de professores em formação inicial e em formação continuada, além de avaliar as qualidades psicométricas e possíveis aperfeiçoamentos dos instrumentos utilizados. O trabalho fundamenta-se em pesquisas contemporâneas sobre letramento científico e metacognição, em particular, estudos que visaram investigar como essas habilidades são desenvolvidas por professores de ciências e matemática. Os resultados, obtidos com a aplicação dos instrumentos em um grupo de vinte três licenciandos e vinte professores em exercício, indicam que 74% dos sujeitos dos grupos pesquisados ainda não possui um nível adequado de letramento científico, apesar de declarar que utilizam frequemente diferentes estratégias metacognivas para estudar e planejar aulas. Também não foram encontradas correlações estatísticas significativas entre os escores do TOSLS e MAI, ou seja, habilidades metacognitivas e habilidades de letramento científico não se mostraram correlacionadas. Apresenta-se o detalhamento das principais habilidades com menores índices de acerto, discutindo a respeito de suas possíveis causas e medidas de mitigação para os problemas identificados, além de sugerir possibilidades de pesquisas futuras utilizando os instrumentos em questão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica(Universidade Federal do Pará, 2014-10-23) CARVALHO, Ricardo Haroldo de; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687Ao longo de minha experiência, como professor depreendi a necessidade de um ensino de Ciências voltado para o contexto real do educando. As reflexões sobre minha prática docente me motivaram a um desafio de buscar um ensino que relacionasse o domínio conceitual do aluno com situações reais de sua comunidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar indícios de uma postura crítica a partir da concepção de ensino CTS, por meio de problematizações sobre o consumo de energia elétrica. Procurei respostas à questão da pesquisa de como possibilitar a análise crítica por parte dos alunos quanto ao consumo de energia elétrica residencial. A investigação ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação desencadeado por meio de um minicurso que foi ministrado em uma temática sobre energia, de forma a integrar os tópicos da unidade de ensino. Como estratégia de análise dos dados coletados, realizei uma análise interpretativa, dando significado às situações problematizadas pelos alunos durantes as aulas. As informações foram obtidas por meio de questionários e registros no diário de campo. Os resultados evidenciaram que a abordagem de ensino CTS possibilitou, aos alunos, a reflexão crítica principalmente sobre valores e questões éticas, relacionando-os a sua realidade social com o hábito de consumo exagerado de energia elétrica, sendo para alguns alunos a ligação clandestina uma justificativa para o desperdício de energia. A pesquisa mostrou o potencial dialógico e transformador dessa abordagem de ensino como o relato de mudança de atitudes de alguns dos alunos frente a essa situação. Acredito que, nesse sentido, esse trabalho demonstrou que a abordagem CTS na escola é viável e que a cidadania precisa ser exercida, sendo o letramento científico e tecnológico e a compreensão de seus direitos e deveres, importante para o exercício da cidadania.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTSA e o espaço não formal: O rio que eu vejo no complexo ver-o-rio(Universidade Federal do Pará, 2021-09-23) NAHUM, Helen Regina Machado; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Este estudo é voltado ao Ensino de Ciências e desenvolvido por meio da Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em um espaço não formal de educação, o Complexo Ver-o-Rio, em Belém do Pará. Teve como objetivo analisar, em suas diferentes dimensões, a tomada de decisão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, referente aos problemas identificados no espaço não formal Complexo Ver-o-Rio. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), sistematizando os resultados obtidos em três categorias: Compreensão das Relações CTS; Tomada de Consciência/Tomada de Decisão; e Interesse e Autonomia dos Alunos. Para o corpus de análise, foram consideradas as pesquisas feitas pelos estudantes sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, os recortes dos textos escritos por eles, o diário de pesquisa da professora, as anotações das rodas de conversa, os registros fotográficos da visita ao Complexo Ver-o-Rio, as respostas da entrevista apresentada no grupo criado no WhatsApp (em virtude da pandemia), respondidas individualmente, por áudio ou por escrito; e os vídeos sobre tomada de consciência/decisão, produzidos pelos alunos. Dentre os resultados encontrados, observamos que a relação ensino de Ciências e Abordagem CTSA favoreceu a aprendizagem de diversos conceitos científicos, trouxe motivação, argumentação e raciocínio crítico, além de aproximar os alunos da professora. Neste sentido, observamos que as atividades realizadas no espaço não formal, na perspectiva de um contexto educacional, se configuraram como uma proposta bem sucedida, pois motivou os estudantes, aumentou o interesse pelo conhecimento e apresentou características relacionadas ao pensar e à liberdade de expressão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTSA no ensino de ciências: um estudo documental do plano estadual de educação no estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-08-19) TAVARES, Cacilene Moura; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646A utilização da abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio é importante para a formação do ser humano que convive na sociedade contemporânea. Este cenário denota a relevância de realizar esta pesquisa, no âmbito do Estado do Pará, por meio da análise de documentos pertinentes à referida abordagem, como o Plano Estadual de Educação, aprovado em 2015, e o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), desenvolvido na esfera federal a partir de 2009, para verificar suas aproximações à abordagem CTSA, que já se faz presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Para o estabelecimento de comparativos do ensino de Ciências clássico e o que utiliza a abordagem CTSA nos valemos dos estudos de Zoller e Watson (1974 apud SANTOS; SCHNETZLER, 2010), tendo como procedimento metodológico a análise de conteúdo de Bardin (2011). A percepção inicial do estudo demonstra que os documentos analisados – PEE/PA e PROEMI –, em sua contextualização geral, apresentam visões, olhares relativos à abordagem CTSA e o ensino de Ciências, em busca de melhorias na oferta do ensino médio em escolas públicas paraenses, possibilitando-nos afirmar que foram encontradas contribuições no PEE/PA que aproximam a abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador (PROEMI) no Pará. Contudo, também ficou cabalmente demonstrado que das seis palavras-chave destacadas para análise, quatro – “cidadania”, “tecnologia”, “sociedade” e “valores” –, são pouco citadas expressamente em ambos os documentos analisados, nos levando a considerar que não foram devidamente utilizados todos os aspectos da abordagem CTSA e o ensino de Ciências pelos poderes públicos federal e estadual na confecção das referidas políticas públicas, construídas visando à educação de nível médio. Assim, fica nítido que os documentos analisados não foram construídos na perspectiva da abordagem CTSA, mesmo que o ensino médio valorize a ciência e a tecnologia na formação humana do aluno, nos aspectos socioculturais, para a formação da cidadania. Foi possível constatar, portanto, que o objetivo desta pesquisa foi atingido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma agenda de pesquisa para formação docente em educação em ciências: investigando elementos essenciais(Universidade Federal do Pará, 2017-05-03) MAGNO, Cleide Maria Velasco; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646A partir de ideias desenvolvidas sobre o papel do professor e sua formação, realizamos uma investigação sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA), com a finalidade de conhecer, compreender e refletir sobre a elaboração de uma agenda de pesquisa para a área de Educação em Ciências. Com esse intuito, produzimos um quadro panorâmico da produção geral do PPGECM, com o contexto metodológico em que foi construída, explicitando nos trabalhos os indicadores que delimitaram o campo de pesquisa sobre formação de professores; evidenciamos o(s) modelo(s) de formação e a dimensão em que se enquadram, e situamos a Educação em Ciências com ênfase para o enfoque CTS. A investigação foi delineada na abordagem qualitativa, do tipo documental. Os textos foram selecionados por meio da identificação dos descritores “formação e concepção de professores” nos arquivos virtuais e impressos, depositados no site e na biblioteca do Instituto. Para o corpus de análise, foram escolhidas 26 dissertações e uma tese, distribuídas em dois períodos. Para a sistematização, os dados foram organizados em quadros anuais, denominados de Sínteses Integrativas, a partir das quais, foram criadas outras matrizes analíticas. Para análise dos dados, fez-se uso da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados foram apresentamos em dois blocos. Concluímos, do primeiro bloco, que existem fragilidades metodológicas, nas produções, que precisam ser trabalhadas, no entanto, o campo de pesquisa formação de professores se mostrou em processo de consolidação no programa. O segundo bloco evidenciou que existe um contínuo evolutivo referente ao modelo de formação, bem como na Educação para a Cidadania e para o Ensino de Ciências, utilizado no conjunto das produções. Quanto à Educação, com enfoque CTS, emerge a potencialidade da proposta para mudança de concepção de estudantes e a autoformação de professores ficou evidente. Todos esses pontos se constituem em fortes elementos para a elaboração de uma Agenda Pesquisa, no entanto, considerando-se todos os aspectos necessários ao desenvolvimento da área é importante a participação colaborativa de todos os envolvidos no referido programa, para viabilizar o planejamento, o desenvolvimento e a implementação dessa agenda.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O espaço não formal e o ensino de ciências: um estudo de caso no Centro de Ciências e Planetário do Pará(Universidade Federal do Pará, 2018-12-06) OLIVEIRA, Endell Menezes de; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646A todo o momento, outras formas de se fazer e pensar o ensino batem às portas das escolas e convidam para repensar a relação desta com a comunidade. Os espaços não formais de educação, cada vez mais, vêm constituindo um campo de investigação na área do ensino de ciências. Os Museus de Ciências tornam-se espaços atrativos para o público em geral e em especial ao escolar, onde professores buscam outras maneiras de ensinar e de potencializar a aprendizagem na educação básica. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi o de analisar como ocorre o ensino de ciências no Centro de Ciências e Planetário do Estado do Pará (CCPP). O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando como estratégia o estudo de caso (único e holístico), e para a descrição e análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Os sujeitos da pesquisa são graduandos de licenciatura (biologia, física e química) que atuam como monitores no CCPP. A partir dos dados obtidos observa-se que a divisão entre ensino de ciências formal/não formal/ informal é uma linha tênue, permeável, que permite que características transpassem as definições herméticas da literatura da área. Constatou-se que há muito de características formais/informais no ensino de ciências não formal. O ensino de ciências híbrido aflora na pesquisa como possibilidade de mistura de espaços, de públicos, metodologias, objetivos e características primárias e secundárias. Considera-se com a discussão que o campo do ensino de ciências não formal vem se constituindo como área de investigação expoente e de encontro inevitável para as escolas, universidades e para a sociedade como um todo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Espaços não formais de ensino: perspectivas para a formação inicial de professores(Universidade Federal do Pará, 2018-07-10) RODRIGUES, Márcio Henrique Simião; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Este trabalho apresenta considerações sobre a utilização de espaços não formais e o desenvolvimento de atividades voltadas para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo foi investigar a concepção discente sobre a forma de utilização dos espaços não formais de ensino, e como estes espaços, contribuem para o processo de formação inicial de professores, fazendo uso de diferentes estratégias de ensino. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de cunho participante. Foram utilizadas estratégias lúdicas e as Três Etapas Pedagógicas fundamentadas na proposição de Brito (2004). A fim de investigar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre trabalhar com, no ou o espaço não formal de ensino, foram entregues questionários para que os discentes pudessem relatar suas experiências com o desenvolvimento das atividades. Como culminância das atividades, foi realizada uma Mostra de Artes onde os discentes apresentaram diversas produções relacionadas ao uso de espaços não formais de ensino da Cidade de Belém/PA. As produções apresentadas na Mostra de Artes também foram analisadas e, de acordo com os resultados, apontam para uma avaliação positiva do aprendizado dos sujeitos de pesquisa no que tange a relação entre o ambiente de ensino formal e não formal, a partir de atividades lúdicas e o ensino por meio de temas regionais. Os resultados apontam também, para uma boa compreensão por parte dos sujeitos de pesquisa sobre como trabalhar o espaço não formal e no espaço não formal, porém, apresentam divergências sobre como trabalhar com o espaço não formal de ensino. As considerações apontam que o ensino por meio de temas regionais, bem como, o uso de estrategias lúdicas podem ser grandes aliados para o desenvolvimento de atividades que estejam relacionadas ao uso de espaços não formais de ensino, possibilitando uma tentativa de fuga das práticas tradicionais no âmbito da formação inicial de professores e consequentemente na educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os sentidos da pluralidade de atividades no ensino de biologia: uma pesquisa-ação(Universidade Federal do Pará, 2014-01-17) CUNHA, André Luiz Rodrigues dos Santos; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687O ensino de Ciências Biológicas continua priorizando a exposição oral como estratégia em sala de aula, mesmo tendo os professores a consciência de que, em educação, os alunos não podem ser vistos de forma homogênea. Diferentemente de um ensino com aulas predominantemente expositivas, questionei: a variabilidade de estratégias de ensino proporciona uma maior motivação e participação dos alunos para o estudo e aprendizado de Biologia? Para refletir sobre tal problemática, busquei compreender como a motivação dos alunos foi afetada pela diversificação de atividades de ensino de Biologia. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa-ação. O lócus da pesquisa foi a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em Belém, devido à sua proposta de diversificação e experimentação de atividades educativas. Os sujeitos da pesquisa foram seis discentes concluintes do ensino médio. A pesquisa foi realizada em vinte e um (21) encontros semanais, no contra turno das aulas regulares, no período de abril a dezembro de 2012. Diversos assuntos da Biologia propostos por mim, enquanto professor-pesquisador e/ou solicitados pelos alunos foram trabalhados utilizando variadas estratégias como: atividades lúdicas, filmes, música, texto, livro didático, atividades de campo, quadrinhos e exposição oral. Houve o diálogo com autores que tratam sobre essas estratégias como também, com a teoria da subjetividade de González Rey para entender os sentidos subjetivos dos alunos participantes. Nesse estudo, procurei evidenciar as percepções dos alunos, e como cada atividade educativa realizada influenciou a produção de sentidos nos diferentes sujeitos envolvidos. Destaco que a motivação foi alcançada não pela simples variação de atividades, mas pela sintonia estabelecida entre os alunos e o professor a partir das diversificadas estratégias trabalhadas. Compreendeu-se com esse estudo que a motivação não é algo universalmente alcançado, mas sim um conceito multidimensional, ou seja, composto de várias dimensões e que no caso da subjetividade dos sujeitos envolvidos está associada aos sentidos que emergem da experiência vivenciada por eles no transcorrer das atividades. A motivação não é inata, mas sim uma coconstrução dos sujeitos envolvidos nesse cenário e que as metas e os objetivos de professores e alunos necessitam estar sintonizados e apontar para a mesma direção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A transposição didática no ensino de física: o aquecimento global como objeto de estudo(Universidade Federal do Pará, 2013-05-22) SILVA, Edilene da Silva e; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687Esta pesquisa pretende evidenciar qual o modelo epistemológico é adotado por professores de Física durante a abordagem do tema Aquecimento Global (AG) em turmas do segundo ano do ensino médio. Nessa perspectiva, tem-se como principal objetivo investigar como ocorre a transposição didática interna do tema AG no ensino de Física, no âmbito da prática docente, procurando a resposta para a seguinte questão: Como os professores de Física concebem os modelos epistemológicos relativos ao AG? Para isso utiliza-se a abordagem qualitativa com um Estudo de Caso com olhar voltado para três professores de Física que lecionam na rede pública de ensino, no município de Castanhal. Na coleta de dados utilizouse o questionário, entrevista semiestruturada e por fim a observação das aulas. A análise dos dados foi complementada pelos livros didáticos adotados na escola e por materiais paradidáticos utilizados pelos professores. Tais análises revelaram que os conhecimentos de Física e a concepção dos modelos epistemológicos pertencem à dimensão praxeológica de cada professor, pois os modelos epistemológicos Natural e Antropogênico do AG influenciam na caracterização dos modelos docentes. Estes modelos nascem em cada texto do saber concretizado em sala de aula. Os livros didáticos não determinam de forma majorante os modelos a serem seguidos nas aulas e sim, contribuem para a formação dos modelos físicos. Por outro lado, observa-se a possibilidade de resgatar características dos dois modelos epistemológicos quando se discute a questão climática natural do AG associada à ação antrópica, e isso implica em afirmar que há uma correlação de opiniões que buscam respostas nos dois modelos epistemológicos de referência e se findam na questão do efeito estufa revelar-se como a razão de ser do aquecimento global na praxeologia dos professores sujeitos da pesquisa.
