Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Orientadores "FURTADO, Renata Lira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação e a Arquivologia(Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A Archival Literacy, traduzida nesta pesquisa como Competência arquivística, é considerada no atual cenário acadêmico-científico internacional como uma vertente da Competência em Informação. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor um conceito para o termo Competência Arquivística adequado ao cenário arquivístico brasileiro. Para alcançar o referido objetivo, a pesquisa propõe sistematizar as temáticas relacionadas à Competência Arquivística, investigar a produção bibliográfica acerca do tema a fim de identificar as características e perspectivas da Competência Arquivística e por fim, propor um conceito para o termo Competência Arquivística. Para a operacionalização dos objetivos apresentados, optou-se pela realização de diferentes procedimentos metodológicos para o alcance dos mesmos: a Pesquisa Bibliográfica, a Revisão Bibliográfica Sistemática e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os procedimentos de coleta de dados da Revisão Bibliográfica Sistemática ocorreram no período de outubro de 2020 a abril de 2022, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online.Esta fase foi dividida em três etapas com objetivos distintos: 1. Compreender a essência da Competência Arquivística utilizando a string de busca "Archival Literacy"; 2. Compreender os campos de conhecimento que compõem a Archival Literacy utilizando as strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence; 3. Conhecer os debates nacionais em torno da Competência Arquivística utilizando a própria expressão (em português) e possíveis variações. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática em combinação com a Teoria Fundamentada nos Dados apresenta-se a proposição de um conceito para o tema principal desta pesquisa. Dessa forma, expondo que a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia caracteriza-se como um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas. Por fim, o presente estudo identifica a existência de contextos de aplicação que modificam o desenvolvimento da Competência Arquivística de acordo com suas singularidades e que para a melhor compreensão destes contextos faz-se necessário estudos voltados às práticas informacionais de cada possível sujeito inserido nos contextos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de profissionais da área da saúde: um estudo com residentes do Hospital Ophir Loyola, Belém-Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) MATOS, Cristiana Guerra; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Os estudos de comportamento informacional dedicam-se a identificar as necessidades informacionais, o modo de busca e o uso da informação pelos indivíduos do ponto de vista da informação como construção social, do indivíduo enquanto usuário e também fornecedor de informações na perspectiva cognitivista. Buscou-se conhecer o comportamento informacional dos residentes do Hospital Ophir Loyola por meio de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com a participação de 57 profissionais de saúde, residentes médicos e não médicos que responderam a questionário eletrônico a fim de conhecer suas necessidades de informação, comportamento de busca e uso da informação no cotidiano hospitalar a partir de modelo integrativo validado na Ciência da Informação e adaptado ao estudo. Os resultados foram tratados por meio da análise das categorias e mostraram que as necessidades de informação dos residentes referem-se aos cuidados com os pacientes, os principais sentimentos que lhes acompanham ao perceberem a necessidade informacional são: curiosidade, ansiedade e incerteza, a busca por informação se dá no momento em que os residentes sentem a necessidade. As bases de dados são as fontes de informação que buscam com mais frequência e as que os residentes mais confiam. O uso da informação recuperada pelos residentes é para a compreensão do problema clínico nas diferentes especialidades. O modelo integrativo utilizado permitiu o alcance dos objetivos propostos e a elaboração de diagrama do comportamento informacional dos residentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ecossistema da desinformação e a sua relação com a informação arquivística(Universidade Federal do Pará, 2023-01-19) MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Como ponto de partida apresenta-se os estudos inerentes ao Ecossistema da Informação, atribuído a ideia de organização de espaços informacionais, dispostos em ambiente digital presentes na atualidade, onde o desenvolvimento e o uso têm avançado e a disseminação de informações falsas e de cunho duvidoso vem ganhando espaço, despertando questionamentos quanto à confiabilidade e autenticidade das informações que estão sendo acessadas e disseminadas pela sociedade. Diante desse cenário, é possível identificar a instalação do Ecossistema da Desinformação atrelado a uma cadeia de fenômenos informacionais vinculados à desinformação, intensificado em contextos econômico, político, cultural e sanitário, requerendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos envolvidos neste cenário. Nesta perspectiva, surge a seguinte indagação: “qual a relação entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística e quais as contribuições da tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação nesse cenário?”. O objetivo geral visa relacionar a estrutura e as características do Ecossistema da Desinformação com a Informação Arquivística na corrente pós-custodial, atrelada a estudos da Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação. O objetivo geral está subsidiado por três objetivos específicos: a) sistematizar teoricamente os principais temas arrolados na pesquisa; b) investigar na literatura contemporânea nacional e internacional as relações entre as temáticas: Ecossistema da Informação, Ecossistema da Desinformação e Informação Arquivística; c) desenvolver uma representação conceitual destacando as possíveis relações existentes entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, apontando como a tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação podem auxiliar nesse contexto. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de Revisão Bibliográfica Sistemática. Os dados coletados são processados pelo software Wordart, apresentados em uma nuvem de palavras e analisados por meio de Análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam para a incidência de quatro pontos que conversam entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, enfatizando as contribuições da tríade de competências, para sujeitos envoltos ao Ecossistema da Desinformação, para Arquivistas e usuários da Informação Arquivística, evidenciando uma discussão entre justiça social, ciência e prática arquivística. Concluindo com Insights para novas pesquisas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da informação arquivística: uma proposta de framework acerca dos procedimentos e habilidades(Universidade Federal do Pará, 2022-05-25) SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A partir do surgimento de discussões acerca da Informação Arquivística como objeto de estudo da Arquivologia pós-custodial, a literatura começa a sinalizar o conceito de Gestão da Informação Arquivística, porém, no que tange aos processos que a compõem, ainda não foram discutidos e apresentados. Os já consolidados compreendem os processos de Gestão de Documentos, ou seja, ligados ao Documento Arquivístico. Nesse cenário, utilizando-se da interdisciplinaridade, pretendeu-se buscar possíveis soluções para esta problemática na Ciência da Informação, analisando a relação entre a Gestão da Informação com o seu objeto, a Informação, da Gestão de Documentos com o Documento Arquivístico, para então dispor os passos a serem seguidos para a “concretização” da Gestão da Informação Arquivística, visando o tratamento, controle e acesso para a sociedade. Desta forma, este estudo busca responder duas questões: como desenvolver uma Gestão da Informação Arquivística? Quais habilidades o arquivista necessitará para desenvolver essa gestão? O Objetivo Geral consiste em apresentar um framework com os componentes essenciais ao processo da Gestão da Informação Arquivística e as habilidades que o arquivista necessita para atuar nesse cenário. A partir disto, fora realizado a pesquisa bibliográfica para mapear as seguintes temáticas: Informação, Gestão da Informação, Documento Arquivístico, Informação Arquivística e Gestão da Informação Arquivística. Após a disposição dos pressupostos teóricos aplicou-se Teoria Fundamentada em Dados, sendo utilizada para analisar e comparar os pontos em comum, possibilitando a elaboração de uma teoria a partir dos dados, que explique o determinado fenômeno/problema trabalhado na pesquisa. E por fim, munido dos dados da comparação e de elementos predispostos para a corporificação da Gestão da Informação Arquivística, apresenta-se uma framework contendo dimensões, atividades específicas, habilidades profissionais e informacionais para o arquivista realizar o tratamento da Informação Arquivística.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inteligência arquivística: um conceito à luz da teoria fundamentada em dados(Universidade Federal do Pará, 2021-07-28) CAVALCANTE, Celineide Rodrigues; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A Archival Intelligence, traduzida nesta pesquisa como Inteligência Arquivística, apresenta uma produção científica crescente em âmbito internacional, ainda pouco explorada no Brasil. A Inteligência Arquivística está relacionada ao conjunto de conhecimentos e habilidades dos usuários de arquivos para pesquisa eficaz com fontes primárias. Deste modo, o objetivo deste trabalho é propor um conceito para Inteligência Arquivística adequado ao cenário nacional, com a delimitação de características, contextos e sujeitos envolvidos, a fim de ampliar e consolidar as discussões em torno da Competência em Informação com a Arquivologia no Brasil. Elegeu-se como opções metodológicas: a Revisão Bibliográfica Sistemática para identificar a presença do termo Archival Intelligence nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Teoria Fundamentada em Dados para a proposição do conceito de Inteligência Arquivística. Os resultados desta pesquisa apontam a importância da transversalidade entre Competência em Informação, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística para aprofundar os estudos sobre instruções arquivísticas, fomentar a criação de padrões de ensino e aprendizagem com fontes primárias e inferir a sua aplicação prática aos usuários de arquivo. Faz-se necessário o protagonismo do arquivista nesse processo, bem como a parceria deste com profissionais da informação, pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas.
