Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso aberto à informação científica: uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-01-30) DANIN, Gisela Fernanda Monteiro; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058A presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica da produção científica das pós-graduações do NAEA e NUMA relacionado à temática recursos naturais na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2022-02-25) NEVES, João Paulo Pastana; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Análise bibliométrica das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) na Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo identificar as principais correntes de pesquisa ligadas ao acesso de recursos naturais. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e bibliométrica, a partir do levantamento das dissertações nos Portais online dos programas (PPGDSTU e PPGEDAM), Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), e na Plataforma do curriculum Lattes. Foram selecionadas como categoria de análise o ano de defesa, temas de pesquisa e pesquisadores mais produtivos, apresentando as principais vertentes de pesquisa e oferecendo um “estado da arte” na produção cientifica do PPGDSTU e PPGEDAM. Utilizou-se como ferramentas de pesquisa: a) software VOSviewer para identificar as principais tendências temáticas dos programas de pós-graduação analisados; b) software Wordclouds.com a fim de elaborar nuvens de palavras-chaves, visando ao mapeamento dos termos mais usados e discutidos nas dissertações analisadas, e, c) software Gephi para visualizar a rede de colaboração cientifica entre docentes e discentes dos programas. Adotou-se como recorte temporal o primeiro ano de defesa de cada Programa até 2018. Constatou-se que o PPGEDAM/NUMA possui 172 dissertações produzidas entre 2009 a 2018 enquanto o PPGDSTU/NAEA possui 254 dissertações entre 1987 a 2018 e, quanto aos docentes que mais orientaram no PPGDSTU, foram contabilizados 39 orientadores, enquanto no PPGEDAM, 27. Conclui-se que as pesquisas realizadas nesses programas por meio da temática recursos naturais na Amazônia, vêm contribuindo para um planeta mais sustentável e livre de ações predatórias. Sugere-se ainda o estímulo de parcerias colaborativas entre os programas, criar incentivos de mestrado acadêmico no PPGEDAM e mestrado profissional no PPGDSTU, no qual contribuirá para o aumento da produtividade da Instituição. Sugere-se também a implementação de bolsas de fomento de pesquisas para melhorar o desempenho dos programas, evitando assim a oscilação de produtividade cientifica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica na produção científica em saúde: um estudo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA)(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) ALBUQUERQUE, Anézia Eugênia dos Santos Oliveira de; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção científica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, a partir do levantamento de 172 dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas no período de 2010 a 2016. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: caracterizar os Programas de Pós Graduação em saúde da UFPA, mapear os documentos de dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação, extrair os metadados para padronização e aplicação da mensuração e apresentar as redes de coocorrência das palavras-chave e temas de pesquisa em saúde, bem como o quadro de orientações. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado nas literaturas e conceitos da produção científica e produtivismo, assim como as concepções de bibliometria, bem como a importância dos indicadores bibliométricos como, por exemplo, o uso de redes de coocorrência das palavras-chave, e as leis de Bradford, Zipf e Lotka. Quanto a sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, cuja abordagem se deu de forma quali-quantitativa, com ênfase na análise dos documentos e na mensuração da produção científica em saúde. Na análise documental utilizou-se um formulário bibliométrico com variáveis como o ano da publicação, autor, título, orientador e palavras-chave. Em seguida, os metadados foram organizados em uma planilha no editor de planilhas Excel, onde os dados foram tabulados e tratados no software VOSviewer, versão 1.6.11. A análise das dissertações sobre a Ciência da Saúde, em especial da Odontologia e Ciências Farmacêuticas, possibilitou evidenciar na pesquisa acadêmica as áreas temáticas interdisciplinares, constatadas pelas seguintes palavras-chave: “Ácido etidronico”, “Adesivos dentários”, “Dentina”, “Ortodontia”, “Plantas medicinais”, “Estresse oxidativo”, “Atividade antimicrobiana”. A pesquisa identificou que a bibliometria contribui no processo de avaliação da produção científica nos estudos da área de saúde, pois consegue organizar, mapear, sistematizar e mensurar as informações nesse campo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Análise de assunto no contexto museológico: aplicação do protocolo verbal individual nos museus da UFPA e MPEG(Universidade Federal do Pará, 2022-02-24) CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Discorre sobre a análise de assunto como forma de representar a essência de um documento tornando possível a sua recuperação dentro de um sistema, consistindo na primeira e mais importante etapa do processo de Indexação. Observa-se, no entanto, uma carência de metodologias na literatura da área da Museologia para a prática da análise de assunto no contexto dos museus, aspecto que influi na recuperação adequada da informação nesses espaços. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é mapear como ocorre os processos de análise de assunto na catalogação dos objetos museológicos, visando aperfeiçoar as estratégias de disseminação e recuperação da informação nos museus. Como objetivos específicos possui: a) Realizar estudo teórico sobre a representação da informação nos museus; b) Realizar estudo teórico sobre a análise de assunto na indexação e verificar quais os subsídios para indexação nos museus; c) Identificar se o processo de análise de assunto na indexação ocorre na prática da catalogação dos objetos museológicos, por meio da aplicação do Protocolo Verbal Individual. Para atingir esses objetivos emprega uma pesquisa de cunho exploratório com análise qualitativa dos dados coletados com uso da técnica do Protocolo Verbal Individual aplicado em nove profissionais de duas instituições que possuem grande atuação no contexto amazônico, a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Como resultado, foi possível identificar que o profissional de museu desconhece o processo de análise de assunto, o que acarreta em inconsistências na recuperação da informação pelo usuário. Nesse contexto, apresentam-se sugestões para um modelo de leitura documentária para auxiliar os profissionais no processo de análise de assunto no contexto museológico. Conclui que a análise de assunto, enquanto primeira etapa para a indexação, precisa ser bem delineada mediante a elaboração de normas e diretrizes que precisam considerar as necessidades de informação da comunidade de usuários que utilizam a instituição museológica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma análise do discurso do grupo de trabalho representação e organização do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIBs(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) COSTA, Marcos Oliveira da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779A Organização do Conhecimento (OC) faz-se presente desde os primórdios da Ciência da Informação (CI), por isso considera-se importantes os trabalhos que se relacionam com esta área (CI). A pesquisa tem por intuito identificar as posições discursivas presentes nos estudos elaborados no âmbito do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), para isso, utilizará os aportes teóricos fornecidos pela Análise do Discurso (AD), especificamente a de origem francesa, tendo como seu precursor Michel Pêcheux, sendo este juntamente a Michel Foucault os dois principais autores que serão utilizados como marco teórico da AD na pesquisa. Sobre as indagações do trabalho, viu-se necessário identificar os paradigmas que influenciam os trabalhos em CI no âmbito do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Enancib, para que haja mais clareza nos estudos desenvolvidos dentro desta linha de pesquisa e também se investiga como a AD pode contribuir para o avanço da CI. Justifica-se, esta pesquisa, pela carência de estudos voltados à área teórico-metodológica em CI. Destarte, tem por objetivo: identificar os aspectos discursivos e ideológicos que permeiam a produção científica da CI no âmbito do ENANCIB, mais especificamente no grupo de trabalho de Representação e Organização do Conhecimento; analisar como ocorre atualmente as investigações sobre OC e OI no âmbito do evento ; identificar os principais paradigmas que influenciam a pesquisa nessa área; compreender a que e para quem serve a Organização do Conhecimento e da Informação no âmbito do ENANCIB; apontar as diferenças e semelhanças presentes nos discursos elaborados na área da OC e OI dentro do ENANCIB. O principal instrumento metodológico será a AD de vertente francesa, para realizar a pesquisa utilizou-se os trabalhos publicados no ENANCIB nos anos de 2014 a 2019.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do tratamento da informação no Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) REIS, Mateus da Silva; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547O Tratamento da Informação investiga as dimensões de suporte e tematicidade que compõem o documento, buscando formular pontos de acesso e representações que possibilitam a relação entre usuário x informação x documento em diversas unidades de informação. Nesse sentido, esta pesquisa surge a partir da inquietação acerca do tratamento informacional do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), localizado no Centro Histórico Belém – PA, no qual já foram observadas fragilidades nos processos de organização e representação da informação. Esta pesquisa busca analisar o Tratamento da Informação do MIHGP, com foco na ficha catalográfica, utilizando, de forma interdisciplinar, elementos conceituais e metodológicos da Organização do Conhecimento e da Informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e experimental, utilizando como estratégia metodológica a observação direta. Os procedimentos metodológicos configuraram-se como: a seleção de bibliografias relacionadas à Organização do Conhecimento e da Informação e ao Tratamento Temático e Descritivo; construção de níveis de tratamento informacional, nas dimensões descritivas e temáticas, a partir da análise destas bibliografias; a adequação dos campos da ficha catalográfica aos níveis estabelecidos; observação dos níveis alcançados pelo instrumento de pesquisa, delineando potencialidades e fragilidades. Notou-se nos resultados que o tratamento informacional atingiu níveis satisfatórios na esfera descritiva, ao possibilitar funções essenciais de investigação do suporte dos objetos do MIHGP. Entretanto, o instrumento de pesquisa não atingiu níveis aceitáveis de tratamento temático, ao não permitir a indexação termos ligados ao conteúdo do documento e a identificação da associação entre proprietários e os objetos do MIHGP. Como solução para essas problemáticas, buscou-se a reformulação desse instrumento a partir do software Tainacan, utilizando novas diretrizes e processos presentes no campo da Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Concluiu-se que a discussão proposta compõe uma série de debates que buscam minimizar as problemáticas que cercam o contexto informacional da instituição museológica apresentada. Esta investigação pode complementar a trajetória do MIHGP referente à necessidade de organização das informações de seus acervos, podendo ser encarada como um dos passos para normas e diretrizes mais eficazes para a representação da informação, como por exemplo, uma política de indexação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação e o alcance da Agenda 2030 no contexto das universidades federais do estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-08-31) MOTA, Kelren Cecília dos Santos Lima da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A publicação da Lei Federal Nº 12.527/2011 estipulou novas formas de tratamento das informações públicas estabelecendo diretrizes e procedimentos a serem seguidos pelas entidades públicas pertencentes à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, implementando a transparência ativa e passiva. Já a Agenda 2030 é um documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que dispõe de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável em âmbito global. Dentre estes, o ODS 16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, objetiva “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” (ORGANIZACÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2015, não paginado) e dispõe das metas 16.6 “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis” e a 16.10 “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”, as quais apresentam como tema central “acesso e transparência das informações nos setores públicos”, ligados à regulamentação do acesso à informação na esfera pública. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral: demonstrar se os canais de acesso à informação das universidades federais do estado do Pará apresentam os requisitos previstos pela Lei de Acesso à Informação, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030, 16.6 e 16.10. Para tanto, estipulou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos de acesso à informação utilizados nas Universidades públicas federais do estado do Pará; avaliar os instrumentos de acesso à informação no âmbito das Universidades Federais do Estado do Pará de acordo com as diretrizes e procedimentos da LAI e os indicadores das metas 16.6 e 16.10 e apresentar potencialidades e fragilidades das universidades observadas a partir da análise dos resultados. A pesquisa é de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizou-se metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados foi realizada por meio de um roteiro de observação preenchido pelas universidades e pela autora. Os resultados apontaram que as universidades se encontram em processo avançado de implementação da LAI, adequando seus canais de acesso à informação de acordo com as diretrizes e orientações da Lei. Com relação às metas 16.6 e 16.10, os resultados revelaram que as quatro universidades contribuem para o alcance das metas, divulgando relatórios e dispondo de SIC, e-SIC, Ouvidoria e e-OUV (Plataforma Fala.BR), para responder às solicitações de informação, seguindo as orientações da Lei. Quanto à padronização estrutural e dos conteúdos (informações) sinalizados, todas as quatro dispõem de linguagem de fácil compreensão (cidadã). O estudo também apresentou as potencialidades e fragilidades das universidades na perspectiva da LAI e para o alcance da Agenda 2030 observadas a partir da análise dos resultados. Conclui-se que o processo de implementação da LAI e das metas 16.6 e 16.10 nas universidades federais do estado do Pará contribui para a democratização da informação, a partir dos seus canais de comunicação, colaborando para a melhoria da prestação do serviço público na Região Norte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação digital no ensino superior: um estudo sobre a exclusão digital na Universidade do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) TAVARES, Eduardo José Caldeira; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202As Tecnologias de Informação e Comunicação, como recursos didáticos, estão sendo cada vez mais inseridas na Educação. O computador e a Internet têm proporcionado ao estudante variadas possibilidades de aprendizagem. No entanto, essas tecnologias não são utilizadas de forma efetiva. De modo geral, o estudante as usa para um conjunto limitado de tarefas como leitura e visualização de notícias na Internet; compartilhamento de texto, imagem ou vídeo; envio de mensagens por meio de aplicativos e Serviços de Redes Sociais Online. Esse uso simples poderá contribuir para que o estudante seja inserido em ambientes de Exclusão Digital. A Exclusão Digital consiste na falta de acesso físico às tecnologias, bem como a falta de habilidades para usá-las e a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. Suas causas são diversas e foram distinguidas em três níveis, onde o 1º nível refere-se a falta de acesso físico às Tecnologias de Informação e Comunicação que pode ser causada pela condição econômica de um indivíduo; o 2º nível tem relação com a experiência do indivíduo com essas tecnologias; o 3º nível corresponde a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. O objetivo desta pesquisa foi investigar a ação da Exclusão Digital no Ensino Superior a partir das habilidades do estudante no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta investigação correspondeu a um Estudo de Caso, sendo realizada na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foram aplicados 1 (um) questionário sociodemográfico para a identificação do perfil do estudante incluindo sua idade, sexo, etnia, moradia e renda familiar e sobre o seu uso de Tecnologias de Informação e Comunicação como experiência em anos, frequência de uso, posse de dispositivos computacionais e Internet e 1 (um) teste prático realizado no computador conectado à Internet, chamado de teste de habilidades digitais. Sua finalidade foi avaliar a capacidade do estudante em operar computadores, bem como sua capacidade de buscar, localizar, selecionar e avaliar informação na Internet. A população pesquisada foi de 84 (oitenta e quatro) estudantes de 4 (quatro) cursos de Graduação de Ciências Naturais e Tecnológicas e Ciências Sociais e Educação. Assim, a partir dos resultados, é fato que o estudante universitário tem problemas de habilidades em determinados tipos de tarefas realizadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esse estudante não explora todos os recursos que o computador e suas tecnologias podem oferecer. Tarefas operacionais foram resolvidas de maneira eficiente. Por outro lado, em tarefas informacionais, o estudante demonstrou não conhecer recursos avançados para a localização de informação. Considerando que a forma como essas tarefas foram executadas seja uma reprodução da maneira como ele usa as tecnologias no seu dia a dia, é possível afirmar que o estudante universitário, em geral, não é habilidoso com elas. O uso efetivo de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior pode ser prejudicado por problemas de habilidades para explorar os variados recursos que essas tecnologias podem oferecer. Essa realidade indica que este estudante possa estar vivendo um ambiente de Exclusão Digital.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MENDONÇA, Doris Campos; BERRIO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487O Portal de Periódicos da CAPES foi criado para solucionar o problema de custeio e democratização do acesso aos periódicos no Brasil. No entanto, conforme dados coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, observou-se um baixo uso do portal na Região Norte do país e, em particular, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é medir a apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES a partir da percepção dos docentes-usuários do Instituto a respeito da ferramenta, conforme os determinantes de Utilidade Percebida e Facilidade de Uso, propostos pelo Modelo de Aceitação Tecnológica (Technology Acceptance Model). O modelo foi escolhido pela sua madureza, tradição e simplicidade. Utiliza a metodologia de Estudo de Caso, sendo o Instituto a unidade alvo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários online desenvolvidos com base nas variáveis propostas pelo TAM e enviados por e-mail aos docentes. A partir dos dados coletados foi possível notar que os docentes consideram o Portal uma ferramenta útil e que atende suas necessidades de pesquisa. No entanto, existe uma porcentagem significativa de professores que pouco usam ou não usam a ferramenta. E, entre aqueles que a utilizam, existe a percepção de dificuldades em dominar o sistema. A média de respostas positivas sobre a percepção de Utilidade Percebida da ferramenta é maior que a média de respostas sobre Facilidade de Uso, ainda que os docentes-usuários se percebam como capazes na utilização deste tipo de tecnologias (autoeficácia). Considerando que a percepção registrada foi aquela dos usuários melhor preparados na instituição, concluiu-se que é possível que o Portal seja percebido como uma ferramenta complexa e isso desestimule novos usuários ou maior frequência no seu uso, comprometendo assim a apropriação dessa tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação e a Arquivologia(Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A Archival Literacy, traduzida nesta pesquisa como Competência arquivística, é considerada no atual cenário acadêmico-científico internacional como uma vertente da Competência em Informação. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor um conceito para o termo Competência Arquivística adequado ao cenário arquivístico brasileiro. Para alcançar o referido objetivo, a pesquisa propõe sistematizar as temáticas relacionadas à Competência Arquivística, investigar a produção bibliográfica acerca do tema a fim de identificar as características e perspectivas da Competência Arquivística e por fim, propor um conceito para o termo Competência Arquivística. Para a operacionalização dos objetivos apresentados, optou-se pela realização de diferentes procedimentos metodológicos para o alcance dos mesmos: a Pesquisa Bibliográfica, a Revisão Bibliográfica Sistemática e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os procedimentos de coleta de dados da Revisão Bibliográfica Sistemática ocorreram no período de outubro de 2020 a abril de 2022, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online.Esta fase foi dividida em três etapas com objetivos distintos: 1. Compreender a essência da Competência Arquivística utilizando a string de busca "Archival Literacy"; 2. Compreender os campos de conhecimento que compõem a Archival Literacy utilizando as strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence; 3. Conhecer os debates nacionais em torno da Competência Arquivística utilizando a própria expressão (em português) e possíveis variações. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática em combinação com a Teoria Fundamentada nos Dados apresenta-se a proposição de um conceito para o tema principal desta pesquisa. Dessa forma, expondo que a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia caracteriza-se como um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas. Por fim, o presente estudo identifica a existência de contextos de aplicação que modificam o desenvolvimento da Competência Arquivística de acordo com suas singularidades e que para a melhor compreensão destes contextos faz-se necessário estudos voltados às práticas informacionais de cada possível sujeito inserido nos contextos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da indexação a partir dos elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação: sob a ótica dos usuários no sistema de bibliotecas da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A indexação é uma das atividades realizadas nas bibliotecas para a organização temática da informação. Por seu intermédio os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para representá-los tematicamente, a fim de que os usuários tenham acesso ao documento desejado através da recuperação da informação. Considerando que a avaliação da indexação é imprescindível para proporcionar mais qualidade ao seu processo e permitir uma recuperação da informação eficiente para os usuários, propõe-se realizar a avaliação da qualidade da indexação efetuada nos documentos das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias das bibliotecas da UFPA nos quesitos de exaustividade e especificidade, mediante a recuperação da informação no catálogo online pelos elementos de revocação e precisão, sob a ótica do usuário. Teve como objetivo geral: Contribuir com subsídios teóricos e práticos para a área de Tratamento Temático da Informação a partir de investigação sobre a avaliação da qualidade da indexação, mediante os elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. E como objetivos específicos: a) Refletir sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Obter o julgamento de relevância e opiniões sobre os documentos recuperados na busca por assunto no catálogo do sistema de bibliotecas da UFPA por meio da aplicação de entrevistas com usuários de três cursos de graduação, campus Belém; c) Verificar os níveis de exaustividade e de especificidade na indexação a partir das taxas de revocação e de precisão na recuperação da informação, tendo em vista a avaliação da qualidade da indexação realizada no total de 2.584 documentos. Como procedimento metodológico, aplicou-se a entrevista semiestruturada a 55 usuários do sistema de bibliotecas da UFPA distribuídos nos cursos de graduação de Biologia, Psicologia e Engenharia Civil, campus Belém, representando respectivamente as áreas do conhecimento de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias. E para a análise da qualidade da indexação, foram utilizadas as categorias de exaustividade e de especificidade, referentes ao processo de indexação, e de revocação e de precisão, concernentes à recuperação da informação por assunto. Os resultados mostraram que a indexação realizada nos documentos analisados dos três cursos foi considerada satisfatória, principalmente para o curso de Biologia, em que se verificou maior qualidade na indexação, pois foram recuperados documentos relevantes com poucos irrelevantes. Contudo, para uma maior qualidade nos cursos de Psicologia e Engenharia civil, torna-se necessário elaborar diretrizes para a indexação e fixá-las em uma política de indexação. Conclui-se que avaliar a indexação por meio da recuperação da informação, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, torna-se essencial quando se quer buscar melhorias para o processo, pois estes podem aperfeiçoar a representação e recuperação da informação pelo seu feedback, mostrando o que é desejado para cada área específica dos documentos tratados, bem como permitindo a adequação da indexação conforme o contexto de cada biblioteca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Coleção Carmen Sousa do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA): uma proposta de instrumento de pesquisa pelo Software Acess to Memory (AtoM)(Universidade Federal do Pará, 2019) ROSA, Sandra Regina Coelho da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A informação acerca das coleções musealizadas pode ser visualizada em meio a um conjunto de ações organizadas, que visa a preservar e comunicar os testemunhos materiais gerados ou coletados pelo homem. A documentação em museus é abrangente, compreendendo desde a aquisição do objeto, até a conservação, pesquisa, exposição e outros. Percebe-se que essas informações têm potencialidades para produzir novas informações, ajudando os profissionais no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Além do mais, essas informações são fundamentais testemunhos quanto à história dessas coleções e das instituições de guarda. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo propor um instrumento de pesquisa à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é constituída dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, telegramas, recorte de jornais e outros) da artista. Os instrumentos de pesquisas são produtos provenientes da descrição arquivística e catalogação museológica, direcionados aos usuários que acessam as informações em arquivos ou museus com objetivo de localizar os documentos e os objetos que desejam pesquisar. A metodologia aplicada ao estudo busca associar os mecanismos de recuperação da informação a partir da análise comparativa dos metadados de descrição das Normas da ISAD(G), para arquivos, e documentação das Diretrizes do CIDOC, para museus, visando a identificar os campos de registro de dados semelhantes para documentar o acervo. O produto desse estudo assinala para a conformidade da representação da informação para acervos museológicos adaptado ao Software Acess to Memory (AtoM) em cenário digital, a fim de proporcionar o acesso à coleção, mediante proposta de difusão, preservação e comunicação deste bem cultural do museu universitário aos seus usuários. Os resultados indicam que o sistema possibilita a descrição da coleção em único instrumento de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Compartilhamento de dados de pesquisa : percepção e práticas dos docentes dos programas de pós-graduação do ITEC e ICSA(Universidade Federal do Pará, 2021-09-30) LISBOA, Rose Suellen de Castro; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; INOMATA, Danielly Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6976397161261491A Ciência Aberta pode ser considerada como uma mudança de paradigma dentro do movimento de Acesso Livre, contendo em um de seus pilares o acesso aberto aos dados de pesquisas científicas de forma a contribuir e colaborar com uso, reuso e reprodutibilidade desses dados. Mediante o compartilhamento, as pesquisas podem ser validadas e trazer mais transparência aos estudos desenvolvidos. Dentre as questões debatidas sobre o compartilhamento de dados de pesquisa está a percepção dos autores sobre essa prática, os quais podem tanto inibi-la como influenciá-la. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar as percepções e práticas dos docentes permanentes de programas de pós-graduação do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa. A metodologia, de cunho exploratório, por meio do estudo de caso, compõe a investigação quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UFPA como locus da pesquisa, mediante questionário e entrevista. A pesquisa foi realizada por meio de 51 respondentes ao questionário e 10 participantes na entrevista. Os resultados apontaram que os docentes possuem conhecimento sobre compartilhamento de dados de pesquisa, mas não em relação aos fundamentos da Ciência Aberta. Em relação as práticas de compartilhamento de dados, a pesquisa aponta a ocorrência de maneira informal, sem a utilização de ferramentas de gerenciamento desses dados. Denota-se a importância deste estudo na UFPA, visto a incipiência sobre a temática e a necessidade de diretrizes e suporte em âmbito institucional, diante da relevância do tema em identificar e pesquisar fatores e características que podem aumentar o equilíbrio entre os participantes no processo e uso do compartilhamento de dados de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de profissionais da área da saúde: um estudo com residentes do Hospital Ophir Loyola, Belém-Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) MATOS, Cristiana Guerra; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Os estudos de comportamento informacional dedicam-se a identificar as necessidades informacionais, o modo de busca e o uso da informação pelos indivíduos do ponto de vista da informação como construção social, do indivíduo enquanto usuário e também fornecedor de informações na perspectiva cognitivista. Buscou-se conhecer o comportamento informacional dos residentes do Hospital Ophir Loyola por meio de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com a participação de 57 profissionais de saúde, residentes médicos e não médicos que responderam a questionário eletrônico a fim de conhecer suas necessidades de informação, comportamento de busca e uso da informação no cotidiano hospitalar a partir de modelo integrativo validado na Ciência da Informação e adaptado ao estudo. Os resultados foram tratados por meio da análise das categorias e mostraram que as necessidades de informação dos residentes referem-se aos cuidados com os pacientes, os principais sentimentos que lhes acompanham ao perceberem a necessidade informacional são: curiosidade, ansiedade e incerteza, a busca por informação se dá no momento em que os residentes sentem a necessidade. As bases de dados são as fontes de informação que buscam com mais frequência e as que os residentes mais confiam. O uso da informação recuperada pelos residentes é para a compreensão do problema clínico nas diferentes especialidades. O modelo integrativo utilizado permitiu o alcance dos objetivos propostos e a elaboração de diagrama do comportamento informacional dos residentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Constituição da memória institucional sobre sustentabilidade ambiental divulgada no âmbito da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-01-31) SILVA, Carla Patrícia Lima; ALMEIDA, Aline Christian Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1388841813412015; https://orcid.org/0000-0002-7421-5632; CONDURÚ, Marise Teles Condurú; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199A Memória Institucional é constituída a partir do processo de escolha e seleção do que foi e é relevante para a história de uma Instituição, neste cenário estuda-se o Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e das Unidades Acadêmicas da Instituição para identificar essa relação. A presente pesquisa tem como problema norteador: Como as informações sobre sustentabilidade ambiental divulgadas no âmbito da Universidade Federal do Pará constituem a sua Memória Institucional? Para responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral analisar a divulgação da produção técnico-científica sobre sustentabilidade ambiental gerada no âmbito da Universidade Federal do Pará para a constituição da Memória Institucional. Quanto aos métodos e técnicas de pesquisa, realizou-se um estudo de caso único, para a coleta de dados, e Análise de Conteúdo para a análise dos dados obtidos. De acordo com o recorte delimitado pela pesquisa, foram analisadas cinco fontes de evidencias: Documentos Institucionais da Universidade Federal do Pará e da Assessoria de Comunicação Institucional; Análise, a partir da mineração de dados, das páginas do Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e os sites das Unidades Acadêmicas; Questionário respondido pelos administradores dessas páginas; Entrevista com a Diretora da Assessoria de Comunicação da Universidade e Levantamento da Produção Técnico-científico sobre a temática no Repositório Institucional de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará. Como resultado, identificou-se que as divulgações realizadas, através do Portal e dos sites das Unidades Acadêmicas, são reconhecidas pela gestão da Universidade como instrumento no alcance da gestão estratégica da Instituição. Há divulgação de informações sobre sustentabilidade ambiental nos sites da Universidade, no entanto a temática pode ser mais trabalhada. A Assessoria de Comunicação reconhece a relevância da temática e vem desenvolvendo estratégias para uma maior disseminação. Quanto a constituição da Memória Institucional, embora haja o reconhecimento de que o Portal é uma forma de Constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará ainda não há uma preocupação no sentido de estruturar e mantê-lo sob esta perspectiva, havendo a necessidade de instrumentalizar tal necessidade. Concluiu-se que o Portal de Notícias da Universidade e os sites das Unidades acadêmicas podem ser considerados como instrumentos na constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará, embora atualmente não são sejam tratados e nem preparados para atuarem dessa forma, no entanto, podem vir a se tornar lugares de memória institucionalizados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ecossistema da desinformação e a sua relação com a informação arquivística(Universidade Federal do Pará, 2023-01-19) MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Como ponto de partida apresenta-se os estudos inerentes ao Ecossistema da Informação, atribuído a ideia de organização de espaços informacionais, dispostos em ambiente digital presentes na atualidade, onde o desenvolvimento e o uso têm avançado e a disseminação de informações falsas e de cunho duvidoso vem ganhando espaço, despertando questionamentos quanto à confiabilidade e autenticidade das informações que estão sendo acessadas e disseminadas pela sociedade. Diante desse cenário, é possível identificar a instalação do Ecossistema da Desinformação atrelado a uma cadeia de fenômenos informacionais vinculados à desinformação, intensificado em contextos econômico, político, cultural e sanitário, requerendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos envolvidos neste cenário. Nesta perspectiva, surge a seguinte indagação: “qual a relação entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística e quais as contribuições da tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação nesse cenário?”. O objetivo geral visa relacionar a estrutura e as características do Ecossistema da Desinformação com a Informação Arquivística na corrente pós-custodial, atrelada a estudos da Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação. O objetivo geral está subsidiado por três objetivos específicos: a) sistematizar teoricamente os principais temas arrolados na pesquisa; b) investigar na literatura contemporânea nacional e internacional as relações entre as temáticas: Ecossistema da Informação, Ecossistema da Desinformação e Informação Arquivística; c) desenvolver uma representação conceitual destacando as possíveis relações existentes entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, apontando como a tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação podem auxiliar nesse contexto. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de Revisão Bibliográfica Sistemática. Os dados coletados são processados pelo software Wordart, apresentados em uma nuvem de palavras e analisados por meio de Análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam para a incidência de quatro pontos que conversam entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, enfatizando as contribuições da tríade de competências, para sujeitos envoltos ao Ecossistema da Desinformação, para Arquivistas e usuários da Informação Arquivística, evidenciando uma discussão entre justiça social, ciência e prática arquivística. Concluindo com Insights para novas pesquisas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Encontrabilidade da informação em um repositório bilíngue (português - libras): o caso do Repositório Huet(Universidade Federal do Pará, 2020-02-18) PAIVA, Rodrigo Oliveira de; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; BENCHIMOL, Alegria Celia; http://lattes.cnpq.br/9550647395377220; https://orcid.org/0000-0003-0920-992XNa conjuntura da Era da informação e do acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Dentre os inúmeros repositórios existentes na internet, destaca-se o Repositório Digital Huet do Instituto Nacional de Educacao de Surdos - INES. Ele é o primeiro no Brasil dedicado para a educação de surdos. Dessa forma, esta pesquisa pretende analisar a problemática que surge a partir da questão: como está o cenário da encontrabilidade de informações do Repositório Huet? Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet. De forma especifica, pretende: a) Relacionar os conceitos de repositórios digitais, encontrabilidade da informação e surdos; b) Identificar as características de encontrabilidade da informação do Repositório Huet a partir do uso de Checklist; c) Descrever como a comunidade surda do INES observa a encontrabilidade de objetos digitais para educação de surdos no Repositório Huet. Para cumprir tais objetivos a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizou cheklist, questionário eletrônico, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra, na qual foi aplicado o questionário, é constituída de 11 professores da comunidade surda do INES. A entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco (5) alunos da comunidade surda do INES. Ambos instrumentos são adaptados a partir de uma cheklist para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. Os resultados evidenciam que nem todos os atributos de encontrabilidade da informação estão presentes no Repositório Huet, são eles: affordances e wayfinding, descoberta de informações, intencionalidade, mobilidade, convergência e ubiquidade. Esses atributos têm problemas que podem ser solucionados, além disso, a comunidade surda do INES aponta questões importantes que podem aprimorar o ambiente digital aqui analisado, quebrando assim, barreiras para a inclusão digital de minorias, nesse particular de uma minoria linguística. Conclui-se que esse estudo, não é conclusivo em si, espera-se que ele abra espaço para que novas discussões sobre a encontrabilidade possam surgir, mas sempre levando em consideração a opinião dos usuários, e, sobretudo de usuários que fazem parte de minorias com características diversas, minorias que assim como os surdos precisam ser ouvidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estado da arte sobre bibliotecas escolares na Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil (2011-2020)(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apesar de a biblioteca escolar (BE) desempenhar um importante papel social, educativo, informativo e cultural, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada, principalmente, pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema, gerando inúmeros estudos sobre a produção dessa temática, que serviram de referencial deste trabalho, compilado por meio de revisão narrativa (ABREU; GONÇALVES, 1998; CAMPELLO, 2003; CAMPELLO et al., 2007; CAMPELLO et al., 2013; LEMOS, 2015; SILVA, 2015; SILVA; VENTORIM, 2016; PASQUIM, 2016; GASQUE; CASARIN, 2016; OLIVEIRA; CAMPELLO, 2016; SILVA; OLIVEIRA, 2017; RITA; BLATTMANN, 2018; OLIVEIRA, 2019; OLIVEIRA, 2019; ROCHA; SANTO, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre a BE na pós-graduação em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo é analisar os trabalhos cujo eixo central de investigação seja a BE em Programas de Pós-graduação em CI (PPGCIs), defendidos entre 2011 e 2020. Com os objetivos específicos de: discutir o contexto da pesquisa sobre BE na Biblioteconomia e CI e as revisões da produção científica sobre a temática na área; descrever os trabalhos acadêmicos sobre BE dos PPGCIs na última década e; identificar, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010), as categorias temáticas dos trabalhos selecionados. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com busca sistemática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para apresentar o relatório das características dos trabalhos coletados, seguida da identificação de 14 temáticas da pesquisa sobre BE nos estudos selecionados, comparando com as categorias temáticas da revisão de literatura (CAMPELLO et al., 2013; SILVA, 2015 e LEMOS, 2015). Os resultados apontam baixa representatividade da BE nas pesquisas dos PPGCIs na última década (2,94%) e revelam novas temáticas de investigação na pós-graduação sobre as BEs: mediação da informação, acessibilidade, gestão, organização da informação e estudos de aspectos históricos da biblioteca escolar, além das já conhecidas em estudos anteriores. No geral, as categorias mais abordadas dentre os estudos selecionados (Competência em Informação, Leitura e Função educativa da BE) reforçam a função primordial da BE de contribuir na formação dos estudantes, por meio dos processos de desenvolvimento da leitura e de habilidades de busca, acesso e uso da informação para a competência em informação do cidadão.
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