Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mediação da informação em redes sociais: um estudo sobre a interação dos usuários da Biblioteca Central UFPA no Facebook(Universidade Federal do Pará, 2018-09-14) BARROS, Diego Bil Silva; FURTADO, Cassia Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/0332630687796918O estudo aborda o uso das redes sociais como ferramentas de mediação da informação, possibilitando a interação e participação dos usuários nesse processo e evidenciando as formas pelas quais os usuários mais se engajam no Facebook da Biblioteca Central UFPA. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o desenvolvimento dos espaços virtuais, as Bibliotecas Universitárias (BU’s) – bem como as bibliotecas em geral – passaram por um processo de ressignificação diante desse novo contexto. Isso significa dizer que as novas possibilidades de mediar informações surgiram mediante um processo mais dinâmico, interativo e conectado – já que o ciberespaço permitiu a migração dos fluxos informacionais para os ambientes digitais. Além disso, relata como as questões da mediação da informação podem ser importantes para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, perante os aspectos sociais, culturais, científico-educacionais e informacionais. Assim, dentre as contribuições das novas tecnologias, destaca-se o surgimento da web, dos computadores e da internet como ferramentas que impulsionaram o processo de mediação da informação, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, informada e capaz de disseminar conhecimento que alcançará as futuras gerações. Por sua vez, a pesquisa caracterizase como descritiva, obtendo como fio condutor um estudo de caso único, com natureza quantiqualitativa e experimental. Além disso, quanto ao procedimento de coleta e análise de dados, o estudo se dirige através da categorização das publicações na fanpage no Facebook da Biblioteca Central UFPA, das métricas analíticas de postagens e da análise de conteúdo das interações e interlocuções dos usuários com a página. A amostra da pesquisa encontra-se compreendida diante dos períodos de janeiro a junho de 2018, com possibilidades de incluir amostras isoladas de outros períodos de atuação para fins de discussão e resultados do estudo. Como resultado, o estudo traz, descritivamente, as publicações realizadas dentro do período delimitado, evidenciando quais tipos de ações mais geram interações no processo de mediação da informação, além de expor interlocuções dos usuários nos comentários, Messenger, Checkin e nas avaliações. De forma geral, algumas amostras, tais como as das categorias F, Q, P e S, se mostraram em maior índice de interação e eficiência, porém, constatou-se que as demais publicações apresentadas e as interações observadas nas interlocuções também estão dentro de um índice aceitável de alcance, efetividade e consistência. Por fim, concluiu-se que, muito além de reconhecer a importância do uso do Facebook em bibliotecas, é necessário que existam ações direcionadas para compreender a importância de se conhecer parâmetros de eficiência dessas atividades, tais como as métricas e interlocuções observadas. Dessa forma, utilizar tais dados permitiram à Biblioteca Central da UFPA mediar informações no Facebook de forma eficiente, interativa e construtiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Coleção Carmen Sousa do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA): uma proposta de instrumento de pesquisa pelo Software Acess to Memory (AtoM)(Universidade Federal do Pará, 2019) ROSA, Sandra Regina Coelho da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A informação acerca das coleções musealizadas pode ser visualizada em meio a um conjunto de ações organizadas, que visa a preservar e comunicar os testemunhos materiais gerados ou coletados pelo homem. A documentação em museus é abrangente, compreendendo desde a aquisição do objeto, até a conservação, pesquisa, exposição e outros. Percebe-se que essas informações têm potencialidades para produzir novas informações, ajudando os profissionais no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Além do mais, essas informações são fundamentais testemunhos quanto à história dessas coleções e das instituições de guarda. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo propor um instrumento de pesquisa à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é constituída dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, telegramas, recorte de jornais e outros) da artista. Os instrumentos de pesquisas são produtos provenientes da descrição arquivística e catalogação museológica, direcionados aos usuários que acessam as informações em arquivos ou museus com objetivo de localizar os documentos e os objetos que desejam pesquisar. A metodologia aplicada ao estudo busca associar os mecanismos de recuperação da informação a partir da análise comparativa dos metadados de descrição das Normas da ISAD(G), para arquivos, e documentação das Diretrizes do CIDOC, para museus, visando a identificar os campos de registro de dados semelhantes para documentar o acervo. O produto desse estudo assinala para a conformidade da representação da informação para acervos museológicos adaptado ao Software Acess to Memory (AtoM) em cenário digital, a fim de proporcionar o acesso à coleção, mediante proposta de difusão, preservação e comunicação deste bem cultural do museu universitário aos seus usuários. Os resultados indicam que o sistema possibilita a descrição da coleção em único instrumento de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Plataformas digitais e o efeito da plataformização: aspectos introdutórios na Ciência da Informação(Universidade Federal do Pará, 2019) RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487As plataformas digitais são definidas como softwares que possuem em sua base um código extensível, de arquitetura modular, que podem ser interligadas a um conjunto de interfaces, permitindo o acesso a terceiros (usuários, desenvolvedores, parceiros, fornecedores) a partir de um modelo de negócio que cria ou afeta sua cadeia de valor associada e, desse jeito, também afeta a comunidade humana articulada em rede dentro dessa cadeia de valor. Os efeitos gerados pelos movimentos das plataformas digitais denominam-se plataformização; modificações das populações inseridas nas cadeias de valor afetadas pela plataforma, que incluem desde criação e mudanças nas rotinas das pessoas, até o desenvolvimento de culturas e formas diversificadas de relacionamento e representação social. Tendo isso em conta, esta pesquisa pretendeu analisar qual pode ser o desenvolvimento dos estudos e conceitualizações sobre plataformas digitais e o efeito de plataformização na Ciência da Informação (CI). Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que abordou os seguintes objetivos específicos: a) investigar na literatura os aspectos conceituais mais relevantes sobre plataformas e plataformização; b) desenvolver um diálogo interdisciplinar a respeito dos conceitos de plataforma digital entre as áreas da Ciência da Computação, a Comunicação, a Administração e a Economia; c) Identificar as definições e abordagens da CI sobre plataforma digital e plataformização e d) descrever os efeitos da plataformização, visando seu futuro como campo de pesquisa para a CI. A revisão incluiu 67 trabalhos obtidos nas bases de dados BRAPCI e LISA, no período entre o ano 2000 e 2018. Observaram-se algumas divergências nos conceitos de plataforma, implicando uma linha tênue entre as áreas do conhecimento implicadas a respeito do efeito das plataformas digitais na Sociedade da Informação, sendo que o fenômeno de plataformização está por ser explorado na CI. Concluiu-se que a CI, enquanto campo interdisciplinar, pode desenvolver um papel de protagonista nessa temática, tendo em vista a natureza sociotécnica desse fenômeno e seu impacto global na Sociedade da Informação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As ontologias na perspectiva da teoria do conceito e da semiótica discursiva: aspectos teórico-conceituais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-07) GOMES, Daniel Libonati; MORAES, João Batista Ernesto de; http://lattes.cnpq.br/5819951651545585; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Estudo teórico acerca de ontologias, relacionando sua estrutura (composta por classes, propriedades e instâncias) com o ferramental teórico da Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg e da Semiótica Discursiva. A pesquisa partiu da premissa de que as ontologias podem ter na Teoria do Conceito uma base segura para serem construídas, de maneira que a informação é entendida por uma perspectiva semântica. No entanto, formulou-se a hipótese de que, caso as ontologias tomassem como fundamento o ferramental teórico da Semiótica Discursiva, seria possível obter maior subsídio teórico e, consequentemente, possibilitar a construção de ontologias mais eficazes, que possibilitassem uma melhoria tanto no uso das ontologias para representação do conhecimento quanto para a interoperabilidade entre sistemas diferentes, considerando que a abordagem da informação como discurso atua a partir dos fundamentos do fenômeno da significação, ou seja, é mais aprofundada que a abordagem semântica através da qual as ontologias são atualmente construídas. Assim, procurou-se responder à seguinte questão-foco: como a Semiótica Discursiva pode contribuir para a compreensão e construção de ontologias? Diante disso, a pesquisa, bibliográfica e descritiva, foi realizada em quatro fases: a primeira, de revisão bibliográfica; a segunda, cujo objetivo foi entender como a Teoria do Conceito se relaciona à estrutura e construção das ontologias e como essa mesma estrutura pode se adequar aos conceitos trazidos pela Semiótica Discursiva; a terceira, com o desenvolvimento de duas ontologias, uma com base na Teoria do Conceito e outra com base na Semiótica; e a quarta, em que foi realizada uma comparação entre as duas abordagens teóricas e as duas ontologias, procurando destacar as diferenças e similaridades existentes entre elas. Ao fim, concluiu-se que a hipótese formulada é válida, porém com algumas ressalvas: as ontologias fundamentadas na Semiótica Discursiva, apesar de poderem ser construídas e utilizadas, possuem como característica marcante elementos de nomeação arbitrária e pouco comum, de modo que podem não obedecer completamente aos critérios a que uma ontologia deve atender (possuindo reúso dificultado, por exemplo). No entanto, ainda assim, a Semiótica certamente contribui para entender melhor esses sistemas de organização em sua estrutura e no que concerne aos conceitos que são neles inseridos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representação arquivística: o papel do CIA e do CONARQ para o desenvolvimento de políticas de descrição(Universidade Federal do Pará, 2019-05-09) MARTINS, Wanessa Rodrigues; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162A representação da informação, na Arquivologia, é compreendida como um processo de organização constituído de várias fases, dentre estas: avaliação, classificação e descrição. Centra-se na representação focando na atividade de descrição arquivística, pois reconhece que esta, sendo uma atividade de pesquisa e que busca, nas minúcias do conteúdo e contexto documental, representar as informações contidas em arquivos mediante instrumentos de pesquisa, precisa ser apropriada pela realidade dos arquivos nos âmbitos públicos e privados desses. Desse modo, o propósito dessa pesquisa é verificar a possibilidade de se obter parâmetros teóricos e metodológicos, através do CIA (Conselho Internacional de Arquivos) e o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) com vistas à proposição de diretrizes políticas de descrição. Possui como objetivos específicos analisar teórica e conceitualmente o conceito de descrição na Arquivologia; apresentar o CIA e o CONARQ, bem como suas respectivas publicações concernentes à descrição arquivística e identificar elementos teórico-conceituais e práticos capazes de subsidiar a criação de políticas de descrição em arquivos. Pesquisa qualitativa, de caráter documental e orientação descritiva, iniciada mediante exploração da literatura concernente aos temas por meio de livros e bases de dados, pelos descritores: “representação da informação”, “representação arquivística”, “descrição arquivística”, “políticas públicas”, “políticas publicas de informação, “políticas Arquivísticas” e os sites do CONARQ e CIA. Os resultados revelam uma gama de produtos e instruções normativas capazes de fornecer suporte e subsídios para a elaboração de políticas de descrição em arquivos. Conclui-se, de acordo com os resultados encontrados, que a descrição Arquivística, vista da perspectiva da representação da informação e sustentada por políticas de descrição Arquivística configura-se um meio facilitador para a organização e representação em arquivos, não representando um fim em si.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da indexação a partir dos elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação: sob a ótica dos usuários no sistema de bibliotecas da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) GARCIA, Valdenise César; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236A indexação é uma das atividades realizadas nas bibliotecas para a organização temática da informação. Por seu intermédio os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para representá-los tematicamente, a fim de que os usuários tenham acesso ao documento desejado através da recuperação da informação. Considerando que a avaliação da indexação é imprescindível para proporcionar mais qualidade ao seu processo e permitir uma recuperação da informação eficiente para os usuários, propõe-se realizar a avaliação da qualidade da indexação efetuada nos documentos das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias das bibliotecas da UFPA nos quesitos de exaustividade e especificidade, mediante a recuperação da informação no catálogo online pelos elementos de revocação e precisão, sob a ótica do usuário. Teve como objetivo geral: Contribuir com subsídios teóricos e práticos para a área de Tratamento Temático da Informação a partir de investigação sobre a avaliação da qualidade da indexação, mediante os elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. E como objetivos específicos: a) Refletir sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Obter o julgamento de relevância e opiniões sobre os documentos recuperados na busca por assunto no catálogo do sistema de bibliotecas da UFPA por meio da aplicação de entrevistas com usuários de três cursos de graduação, campus Belém; c) Verificar os níveis de exaustividade e de especificidade na indexação a partir das taxas de revocação e de precisão na recuperação da informação, tendo em vista a avaliação da qualidade da indexação realizada no total de 2.584 documentos. Como procedimento metodológico, aplicou-se a entrevista semiestruturada a 55 usuários do sistema de bibliotecas da UFPA distribuídos nos cursos de graduação de Biologia, Psicologia e Engenharia Civil, campus Belém, representando respectivamente as áreas do conhecimento de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias. E para a análise da qualidade da indexação, foram utilizadas as categorias de exaustividade e de especificidade, referentes ao processo de indexação, e de revocação e de precisão, concernentes à recuperação da informação por assunto. Os resultados mostraram que a indexação realizada nos documentos analisados dos três cursos foi considerada satisfatória, principalmente para o curso de Biologia, em que se verificou maior qualidade na indexação, pois foram recuperados documentos relevantes com poucos irrelevantes. Contudo, para uma maior qualidade nos cursos de Psicologia e Engenharia civil, torna-se necessário elaborar diretrizes para a indexação e fixá-las em uma política de indexação. Conclui-se que avaliar a indexação por meio da recuperação da informação, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, torna-se essencial quando se quer buscar melhorias para o processo, pois estes podem aperfeiçoar a representação e recuperação da informação pelo seu feedback, mostrando o que é desejado para cada área específica dos documentos tratados, bem como permitindo a adequação da indexação conforme o contexto de cada biblioteca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A representação da informação no domínio da matemática: análise em linguagens documentárias(Universidade Federal do Pará, 2019-05-30) MARTINS, Kátia Luciane Macêdo; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Analisa a linguagem natural de teses e dissertações do Programa de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo geral de contribuir para a reflexão do uso de terminologias e linguagens documentárias para representação da informação no domínio das Ciências Matemáticas e como específicos: investigar na literatura da Ciência da Informação sobre linguagens documentárias e terminologia para a representação da informação do domínio das Ciências Matemática; analisar a ocorrência dos assuntos das Ciências Matemáticas representados em linguagem natural de dissertações e teses do PPGECM/UFPA, comparando com o catálogo SIBI-UFPA e com o Library of Congress Subject Headings, instrumento adotado para representar a informação nesse sistema; identificar a ocorrência dos termos no TESAMAT, instrumento especializado em Matemática, averiguando a adequação e compatibilização com a linguagem documentária adotada pelo SIBI-UFPA. Para isso, foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico e documental, sendo um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foi dividida em quatro etapas: a) análise da bibliografia; b) identificação das teses e dissertações do PPGECM, no período de 2013-2017; c) elaboração de formulário eletrônico para coleta dos dados; d) análise da linguagem natural encontrada e sua relação com o catálogo do SIBI/UFPA e com as linguagens documentárias: Library of Congress Subject Headings (LCSH) e o Tesauro Ciências Matemáticas (TESAMAT). Como resultado, na análise terminológica das teses e dissertações, constatou-se que os termos atribuídos nas palavras-chave na linguagem natural (306) foram em maior quantidade quando comparados aos termos indexados, retirados das linguagens documentárias (210), os quais foram inseridos no SIBI-UFPA. Isso sugere uma possível diretriz no processo de indexação quanto ao grau de especificidade, com baixa exaustividade na identificação dos assuntos nas linguagens documentárias. Contudo, na pesquisa não foi identificado nenhum documento com a política de indexação definida no SIBI-UFPA. Por outro lado, notou-se que as escolhas dos termos em linguagem natural foram, na sua maioria, identificadas no LCSH, o que demonstra que os autores das teses e dissertações analisadas representam de forma significativa seus temas, evidenciando o conhecimento de conceitos sobre a terminologia indicada na sua área. Ainda foi possível identificar que o cabeçalho “Matemática – Estudo e ensino” foi o que teve maior representatividade nos documentos analisados, o que sugere uma captura terminológica mais genérica sobre o tema desta pesquisa, tendo sido encontrados na LCSH e no TESAMAT. Finalmente, conclui-se pela importância dos estudos sobre as linguagens documentárias para garantir a representação do escopo do documento, contando nas práxis da indexação e, com instrumentos específicos para a determinação do assunto, particularizando as pesquisas científicas, a fim de evitar mais de uma interpretação nas práticas documentárias.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As práticas informacionais relacionadas ao saber e ao fazer das erveiras do Ver-o-Peso: uma análise interdisciplinar(Universidade Federal do Pará, 2019-05-31) DANTAS, Cleide Furtado Nascimento; BENCHIMOL, Alegria Celia Benchimol; http://lattes.cnpq.br/9550647395377220Aborda as práticas informacionais relacionadas aos conhecimentos tradicionais das erveiras da Feira do Ver-o-Peso em Belém do Pará. De modo geral, objetiva analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, os processos que envolvem a informação no saber e no fazer dessas trabalhadoras. Para cumprir tal objetivo, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, fundamentando-se em uma abordagem qualitativa e fazendo uso de instrumentos como entrevistas semiestruturadas e a câmera fotográfica. Dos dados levantados em campo, somados ao referencial teórico adotado, resultaram o estabelecimento de 11 categorias de análise e a apresentação de um fluxo da informação no contexto das atividades das erveiras. Mostra que a oralidade é o meio pelo qual elas têm se utilizado para transmitir seus conhecimentos às possíveis sucessoras. As filhas ou as ajudantes absorvem as informações auxiliando em casa e/ou no cotidiano do trabalho no setor de ervas, as armazenam na memória e diante de uma necessidade desencadeiam um processo mental de recuperação de informações para o uso efetivo. Conclui que entender as práticas informacionais imbricadas no dia a dia de pessoas que detêm conhecimentos tradicionais, pode subsidiar condições que favoreçam a continuidade desses conhecimentos estruturados por um legado de informações transmitidas no movimento das gerações e, neste caso, numa das feiras populares mais famosa do Brasil: a do Ver-o-Peso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MENDONÇA, Doris Campos; BERRIO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487O Portal de Periódicos da CAPES foi criado para solucionar o problema de custeio e democratização do acesso aos periódicos no Brasil. No entanto, conforme dados coletados no Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES, observou-se um baixo uso do portal na Região Norte do país e, em particular, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é medir a apropriação tecnológica do Portal de Periódicos da CAPES a partir da percepção dos docentes-usuários do Instituto a respeito da ferramenta, conforme os determinantes de Utilidade Percebida e Facilidade de Uso, propostos pelo Modelo de Aceitação Tecnológica (Technology Acceptance Model). O modelo foi escolhido pela sua madureza, tradição e simplicidade. Utiliza a metodologia de Estudo de Caso, sendo o Instituto a unidade alvo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários online desenvolvidos com base nas variáveis propostas pelo TAM e enviados por e-mail aos docentes. A partir dos dados coletados foi possível notar que os docentes consideram o Portal uma ferramenta útil e que atende suas necessidades de pesquisa. No entanto, existe uma porcentagem significativa de professores que pouco usam ou não usam a ferramenta. E, entre aqueles que a utilizam, existe a percepção de dificuldades em dominar o sistema. A média de respostas positivas sobre a percepção de Utilidade Percebida da ferramenta é maior que a média de respostas sobre Facilidade de Uso, ainda que os docentes-usuários se percebam como capazes na utilização deste tipo de tecnologias (autoeficácia). Considerando que a percepção registrada foi aquela dos usuários melhor preparados na instituição, concluiu-se que é possível que o Portal seja percebido como uma ferramenta complexa e isso desestimule novos usuários ou maior frequência no seu uso, comprometendo assim a apropriação dessa tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inserção e visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na literatura internacional : uma análise na base Scopus (2014-2018)(Universidade Federal do Pará, 2020-01-20) GOMES, Layane Rayssa Gaia; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487Esta pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo analisar a inserção e a visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na ciência mainstream, como aporte à compreensão dos mecanismos implícitos à geração e à construção do conhecimento em uma região periférica do sistema científico internacional e nacional. A pesquisa fez uma análise bibliométrica e cientométrica diacrônica, para medir a inserção da produção da UFPA na ciência mainstream, a partir da base de dados bibliográfica Scopus, como representante da literatura internacional. Foram identificados os veículos de comunicação dominantes e seus indicadores de impacto; os idiomas de publicação; as áreas de pesquisa mais abordadas; os índices de citação por área de pesquisa e as redes de colaboração científica, em nível meso (institucional) e macro (nacional). O período analisado foi o quinquênio 2014–2018. Observou-se um alto grau de produtividade de pesquisadores das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Naturais e Ciências da Saúde, que também apresentaram os maiores índices de impacto científico. Entretanto, as Ciências Sociais e Humanas tiveram os maiores índices de crescimento, o que denota a dinâmica de inserção e evolução da UFPA na ciência mainstream, que é caracterizada pela publicação em periódicos científicos internacionais, com destaque para os canais de disseminação estadunidenses e ingleses. A colaboração se deu em maior grau com Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que apresentam os maiores índices de produtividade nacional; e com países centrais do sistema científico internacional, com destaque, também, para os Estados Unidos e o Reino Unido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto organizacional da UFRA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-11) SOUSA, Letícia Lima de; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto da Biblioteca da UFRA campus Belém. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, fazer uma análise comparativa entre as bibliotecas da UFSC, UFRGS e UFRA e propor formas para a GC na biblioteca da UFRA. A metodologia usada foi a exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados sobre a temática. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas: comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes e entrevistas de saída. Podem ser usadas também as ferramentas: páginas amarelas, mapas conceituais e groupware. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas, ferramentas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva na da Ciência da Informação: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) SILVA, Ester Ferreira da; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Esta pesquisa teve o seu desenvolvimento baseado no tema da exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva da Ciência da Informação, o qual envolve o contexto histórico e atual das mulheres juntamente com a compreensão da Ciência da Informação sobre a correlação da exclusão e do desenvolvimento feminino em ciência e tecnologia. O objetivo foi investigar o fenômeno da desigualdade de gênero no acesso de mulheres ao ensino superior incluindo as posições de docentes pesquisadoras na área STEM, tomando como estudo de caso a situação da Universidade Federal do Pará, recorrendo-se aos dados estatísticos para compreender, à luz do gênero como categoria teórica de análise, as diferenças entre gêneros quanto ao ingresso, desenvolvimento de cursos STEM e configuração do corpo docente que exerce a pesquisa na área, como evidências do fenômeno de exclusão de mulheres na ciência e tecnologia no Brasil. Poucas são as mulheres que seguem carreira em STEM, profissões em que são necessárias competências fortes de TIC. Este estudo de caso verificou pela análise estatística dos dados, entre os anos de 2011 e 2019, referentes aos vestibulares e registros dos dados acadêmicos, a distribuição por gênero de aspirantes às carreiras STEM, de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e de docentes das pós-graduações nos dois institutos que centralizam a atividade STEM: o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e do Instituto de Tecnologia (ITEC). Os dados analisados demonstraram que de um total de 11.066 estudantes, apenas 30% são mulheres que escolheram a área STEM para seguir carreira na UFPA. No corpo docente dos institutos também existe uma baixa concentração de mulheres, 68 mulheres entre 321 homens. A representatividade feminina estudantil é pior nos cursos de computação, cujos percentuais variam de 11% a 15%. No entanto, os cursos relacionados com o bem-estar e saúde das pessoas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental, são aqueles em que o número de mulheres se torna superior aos dos homens, questão que é antecipada pelos estudos de gênero nesta área. Os demais cursos da área STEM são de domínio masculino. Os dados apontam a existência de desigualdade de gêneros no ingresso de pretendentes, no número de discentes de graduação e pós-graduação e no corpo docente da área STEM na UFPA que está altamente associada à formação em Ciência e Tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Encontrabilidade da informação em um repositório bilíngue (português - libras): o caso do Repositório Huet(Universidade Federal do Pará, 2020-02-18) PAIVA, Rodrigo Oliveira de; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; BENCHIMOL, Alegria Celia; http://lattes.cnpq.br/9550647395377220; https://orcid.org/0000-0003-0920-992XNa conjuntura da Era da informação e do acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Dentre os inúmeros repositórios existentes na internet, destaca-se o Repositório Digital Huet do Instituto Nacional de Educacao de Surdos - INES. Ele é o primeiro no Brasil dedicado para a educação de surdos. Dessa forma, esta pesquisa pretende analisar a problemática que surge a partir da questão: como está o cenário da encontrabilidade de informações do Repositório Huet? Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet. De forma especifica, pretende: a) Relacionar os conceitos de repositórios digitais, encontrabilidade da informação e surdos; b) Identificar as características de encontrabilidade da informação do Repositório Huet a partir do uso de Checklist; c) Descrever como a comunidade surda do INES observa a encontrabilidade de objetos digitais para educação de surdos no Repositório Huet. Para cumprir tais objetivos a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizou cheklist, questionário eletrônico, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra, na qual foi aplicado o questionário, é constituída de 11 professores da comunidade surda do INES. A entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco (5) alunos da comunidade surda do INES. Ambos instrumentos são adaptados a partir de uma cheklist para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. Os resultados evidenciam que nem todos os atributos de encontrabilidade da informação estão presentes no Repositório Huet, são eles: affordances e wayfinding, descoberta de informações, intencionalidade, mobilidade, convergência e ubiquidade. Esses atributos têm problemas que podem ser solucionados, além disso, a comunidade surda do INES aponta questões importantes que podem aprimorar o ambiente digital aqui analisado, quebrando assim, barreiras para a inclusão digital de minorias, nesse particular de uma minoria linguística. Conclui-se que esse estudo, não é conclusivo em si, espera-se que ele abra espaço para que novas discussões sobre a encontrabilidade possam surgir, mas sempre levando em consideração a opinião dos usuários, e, sobretudo de usuários que fazem parte de minorias com características diversas, minorias que assim como os surdos precisam ser ouvidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Apropriação digital no ensino superior: um estudo sobre a exclusão digital na Universidade do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) TAVARES, Eduardo José Caldeira; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202As Tecnologias de Informação e Comunicação, como recursos didáticos, estão sendo cada vez mais inseridas na Educação. O computador e a Internet têm proporcionado ao estudante variadas possibilidades de aprendizagem. No entanto, essas tecnologias não são utilizadas de forma efetiva. De modo geral, o estudante as usa para um conjunto limitado de tarefas como leitura e visualização de notícias na Internet; compartilhamento de texto, imagem ou vídeo; envio de mensagens por meio de aplicativos e Serviços de Redes Sociais Online. Esse uso simples poderá contribuir para que o estudante seja inserido em ambientes de Exclusão Digital. A Exclusão Digital consiste na falta de acesso físico às tecnologias, bem como a falta de habilidades para usá-las e a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. Suas causas são diversas e foram distinguidas em três níveis, onde o 1º nível refere-se a falta de acesso físico às Tecnologias de Informação e Comunicação que pode ser causada pela condição econômica de um indivíduo; o 2º nível tem relação com a experiência do indivíduo com essas tecnologias; o 3º nível corresponde a não obtenção de benefícios a partir dos tipos de uso da Internet. O objetivo desta pesquisa foi investigar a ação da Exclusão Digital no Ensino Superior a partir das habilidades do estudante no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta investigação correspondeu a um Estudo de Caso, sendo realizada na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foram aplicados 1 (um) questionário sociodemográfico para a identificação do perfil do estudante incluindo sua idade, sexo, etnia, moradia e renda familiar e sobre o seu uso de Tecnologias de Informação e Comunicação como experiência em anos, frequência de uso, posse de dispositivos computacionais e Internet e 1 (um) teste prático realizado no computador conectado à Internet, chamado de teste de habilidades digitais. Sua finalidade foi avaliar a capacidade do estudante em operar computadores, bem como sua capacidade de buscar, localizar, selecionar e avaliar informação na Internet. A população pesquisada foi de 84 (oitenta e quatro) estudantes de 4 (quatro) cursos de Graduação de Ciências Naturais e Tecnológicas e Ciências Sociais e Educação. Assim, a partir dos resultados, é fato que o estudante universitário tem problemas de habilidades em determinados tipos de tarefas realizadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Esse estudante não explora todos os recursos que o computador e suas tecnologias podem oferecer. Tarefas operacionais foram resolvidas de maneira eficiente. Por outro lado, em tarefas informacionais, o estudante demonstrou não conhecer recursos avançados para a localização de informação. Considerando que a forma como essas tarefas foram executadas seja uma reprodução da maneira como ele usa as tecnologias no seu dia a dia, é possível afirmar que o estudante universitário, em geral, não é habilidoso com elas. O uso efetivo de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior pode ser prejudicado por problemas de habilidades para explorar os variados recursos que essas tecnologias podem oferecer. Essa realidade indica que este estudante possa estar vivendo um ambiente de Exclusão Digital.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uso de linguagens documentárias no contexto de repositórios Institucionais de Universidades Federais da Região Norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) AMARAL, Jaciara Cristina Almeida do; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Estudo sobre o uso das linguagens documentárias no contexto de repositórios institucionais universitários da Região Norte do Brasil. Objetiva, especificamente, conceituar Organização do Conhecimento e os caminhos que conduzem à elaboração de linguagens documentárias, assim como as características e principais tipos destas. Traçar um panorama sobre o movimento Acesso Livre, a crise dos periódicos tradicionais e a busca por mais liberdade no acesso a textos científicos, contexto sob o qual desenvolveram-se os repositórios. Demonstrar a adesão ao movimento acesso livre e as primeiras ações em seu favor ao redor do mundo e no Brasil, como as ações de incentivo de pesquisadores e órgãos governamentais. Tem abordagem qualitativa, de caráter explicativo, caracterizando estudo de caso sobre a utilização de linguagens documentárias na padronização de termos representativos de documentos disponibilizados em repositórios institucionais universitários. O instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto online, contendo 23 questões, aplicado aos sujeitos da pesquisa (bibliotecários), sendo um respondente de cada repositório. As 23 questões estão divididas em três macros sessões de análise, cada uma tendo por objetivo observar um aspecto norteador da investigação: a) ambientação do repositório e das atividades do bibliotecário, b) verificar a existência de política de indexação e o uso de linguagens documentárias; c) observar os aspectos do método de tradução conceitual adotada pelos indexadores. Foram enviados 8 questionários, sendo um por repositório, e obteve-se 100% (cem por cento) de respostas. A análise dos dados foi feita a partir destas resposta, de acordo com as categorias que compõem as macros sessões de análise, sendo uma proporção de 8/1, ou seja, para cada pergunta foram analisadas 8 respostas, o que possibilitou traçar um perfil da atividade de indexação de documentos nos repositórios digitais universitários federais da Região Norte. Neste sentido, observou-se que o uso das linguagens documentárias nos repositórios pesquisados ainda não é uma unanimidade, pois a ausência de uma política de indexação nas bibliotecas possibilita a livre escolha pela utilização ou não de uma linguagem controlada, prevalecendo ainda o uso da linguagem natural ou o uso desta juntamente com as LDs. Outro fator que reflete na adoção de uma linguagem documentária é o caráter particular da região Amazônica, onde variam os termos, conceitos e grafias, os quais, comumente, não são contemplados pelas linguagens normalmente adotadas, pois estas são mais gerais e não específicas para atender a demanda dos profissionais que trabalham com a indexação de documentos gerados por pesquisas na região. Concluiu-se assim que, apesar da prevalência da linguagem natural, os indexadores têm compreensão sobre a importância do controle terminológico e dos processos que o envolvem, como a leitura técnica e a adequação de remissivas. Falta, porém, as bibliotecas adotem uma política norteadora sobre a indexação, que ajude os profissionais a manterem um catálogo padronizado, recuperável de maneira exaustiva, seja ele de acervo físico ou digital.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica na produção científica em saúde: um estudo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA)(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) ALBUQUERQUE, Anézia Eugênia dos Santos Oliveira de; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção científica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, a partir do levantamento de 172 dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas no período de 2010 a 2016. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: caracterizar os Programas de Pós Graduação em saúde da UFPA, mapear os documentos de dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação, extrair os metadados para padronização e aplicação da mensuração e apresentar as redes de coocorrência das palavras-chave e temas de pesquisa em saúde, bem como o quadro de orientações. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado nas literaturas e conceitos da produção científica e produtivismo, assim como as concepções de bibliometria, bem como a importância dos indicadores bibliométricos como, por exemplo, o uso de redes de coocorrência das palavras-chave, e as leis de Bradford, Zipf e Lotka. Quanto a sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, cuja abordagem se deu de forma quali-quantitativa, com ênfase na análise dos documentos e na mensuração da produção científica em saúde. Na análise documental utilizou-se um formulário bibliométrico com variáveis como o ano da publicação, autor, título, orientador e palavras-chave. Em seguida, os metadados foram organizados em uma planilha no editor de planilhas Excel, onde os dados foram tabulados e tratados no software VOSviewer, versão 1.6.11. A análise das dissertações sobre a Ciência da Saúde, em especial da Odontologia e Ciências Farmacêuticas, possibilitou evidenciar na pesquisa acadêmica as áreas temáticas interdisciplinares, constatadas pelas seguintes palavras-chave: “Ácido etidronico”, “Adesivos dentários”, “Dentina”, “Ortodontia”, “Plantas medicinais”, “Estresse oxidativo”, “Atividade antimicrobiana”. A pesquisa identificou que a bibliometria contribui no processo de avaliação da produção científica nos estudos da área de saúde, pois consegue organizar, mapear, sistematizar e mensurar as informações nesse campo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A organização do conhecimento em repositórios institucionais da REDE NORTE (NORTE/RIAA): uma análise a partir da indexação(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) GOMES, Nilzete Ferreira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960O tema desta pesquisa está centrado na Organização e Representação do Conhecimento, tendo como objeto de estudo a indexação nos repositórios institucionais da Rede Norte (NORTE/RIAA). Está situada no contexto contemporâneo da Ciência da Informação, da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, centrada no paradigma social (usuários/informação). Tem como objetivo geral colaborar com discussões para a área de Organização do Conhecimento a partir de reflexões sobre a Indexação em repositórios institucionais, e como objetivos específicos: estudar os conceitos de organização do conhecimento e de indexação em repositórios digitais institucionais; investigar o processo de indexação realizado nos repositórios da Norte/RIAA, por meio de questionário e diagnosticar os padrões de representação pela indexação, adotados nas Instituições da Norte/RIAA. Diante disto, a pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Tendo como método, o estudo de casos múltiplos, pois serão analisadas as instituições que compõem a Norte/RIAA. O universo da pesquisa são todas as treze 13 Instituições que fazem parte da Rede. Quanto ao instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário semiestruturado, aplicado por meio do formulário do google docs em novembro de 2019, baseando-se no questionário de Gomes (2015) e nas teorias principais de indexação de: Lancaster (2004), Rubi (2008, 2009), Fujita e Gil Leiva (2009), Dias e Naves (2013), Fujita (2016), Fujita et al. (2016) e de repositórios de: Leite (2009), Leite et al. (2012), Costa e Leite (2017), Sayão et al. (2009), Shintaku e Meireles (2010). Obteve-se como principais resultados: maioria dos repositórios da Rede Norte estão localizados no Estado do Amazonas; todos têm em sua equipe técnica pelo menos um bibliotecário; utilizam o software Dspace; não possuem diretrizes/políticas ou manual de indexação, fazem a indexação de forma específica; utilizam a linguagem natural; não realizam avaliação da indexação; na recuperação da informação utilizam os operadores booleanos e exibem os resultados de forma longa e por autor e título. Concluiu-se que os repositórios devem reconhecer a importância da política de indexação ou diretrizes para a padronização das informações nos repositórios; criar vocabulário próprio a partir da combinação da linguagem natural e controlada; proporcionar treinamentos mais efetivos à toda equipe dos RIs; avaliar a indexação nos repositórios. Com isso proporcionará uma recuperação da informação de forma efetiva e eficiente a todos os usuários da Rede Norte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representação da informação do acervo fotográfico do figurino clássico do teatro paraense nas décadas de 1950 e 1960(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) MIRANDA, Ana Mary Campos de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Aborda a recuperação de parte da memória do figurino clássico do teatro paraense, com o objetivo de contribuir para os estudos da representação descritiva de acervos fotográficos de figurinos de peças de teatro. E, para tanto, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre o contexto da organização e representação da informação; b) abordar a representação descritiva de imagens fotográficas; c) retratar a história do teatro paraense e seus figurinos; d) analisar a representação descritiva do acervo do figurino clássico do teatro paraense entre 1950 e 1960. Para alcançar a consecução exitosa desses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo os dados obtidos em recursos bibliográficos diversos, além de pesquisa documental, nas quais foram analisadas fotografias de figurinos do teatro paraense. Os resultados demonstraram que, a constituição da catalogação do acervo de figurino de peças teatrais realizadas por grupos de teatro de Belém do Pará, consubstanciará uma relevante função como registro documental de espetáculos outrora realizados, não obstante, o papel de memória, pois que, ao transformar as peças teatrais em produtos visuais, permitirá a pesquisa, a reconstituição das peças e do figurino, da maneira mais fiel possível. Concluiu-se que, a partir desta pesquisa foi gerada uma possibilidade concreta de recuperação e catalogação de parte das informações de acervos fotográficos do figurino de peças encenadas no teatro paraense dos anos 50 e 60.
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