Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Orientadores "OLIVEIRA, Hamilton Vieira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso aberto à informação científica: uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-01-30) DANIN, Gisela Fernanda Monteiro; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058A presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produtos e serviços informacionais para estudantes de cursos de graduação no modalidade de educação a distância: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-05-31) NASCIMENTO, Hellen Cristina Macedo do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), ao longo dos anos, possibilitou um acúmulo de metodologias e estratégias de ensino que ampliaram as oportunidades de formação inicial e continuada para populações remotas que a educação presencial não conseguia atender, e dessa forma, passou a ser utilizada como alternativa para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. Assim, o objetivo geral do presente trabalho consistiu em analisar os produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aos estudantes matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância, enquanto que os objetivos específicos intentaram os seguintes pontos: levantar a literatura sobre teorias, conceitos e definições relacionados à educação na modalidade a distância e produtos e serviços informacionais oferecidos nesta modalidade; verificar de que maneira ocorre a participação da biblioteca e do profissional que exerce atividades auxiliares na Biblioteca do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Salinópolis; identificar as necessidades informacionais e expectativas dos estudantes de graduação na modalidade a distância; caracterizar e avaliar os produtos e serviços informacionais ofertados na Biblioteca do Polo UAB do Município de Salinópolis em relação às necessidades e expectativas dos estudantes da EaD por ela atendidos. Para subsidiar esse estudo, optou-se por uma metodologia alicerçada em pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Além disso, utilizou-se dos procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O universo desta pesquisa foi a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis, enquanto que a amostra constitui-se pelos seguintes sujeitos: a) assistente de biblioteca responsável pela unidade de informação analisada, b) estudantes respondentes, c) coordenadora do SIBI/UFPA. Foram utilizados o questionário e a entrevista como instrumentos para a coleta de dados, e para o tratamento e comparação dos dados primários e secundários com a literatura revisada, optou-se pela aplicação da triangulação metodológica. Verificou-se que o SIBI/UFPA oferta produtos e serviços de informação para a comunidade acadêmica no geral, no entanto, a ausência de diretrizes para o atendimento aos alunos da graduação na modalidade a distância acaba limitando os recursos informacionais para esse público. Constatou-se que a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis não está devidamente estruturada para os discentes da prática educativa a distância, e em decorrência disso, a referida unidade de informação não atinge as expectativas detectadas pelo mapeamento das necessidades informacionais dos usuários da EaD do Polo supracitado. O estudo contribui para o embasamento teórico e sugere diversas medidas e procedimentos por parte dos agentes institucionais envolvidos, dentre elas a implantação de uma política voltada para o suporte informacional específico e adequado aos discentes da EaD e a realização de novas pesquisas que possam contribuir para a adequação das bibliotecas às necessidades dos respectivos usuários, em conformidade com seus objetivos e funções sociais.
