Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Orientadores "OLIVEIRA, Hamilton Vieira de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estado da arte sobre bibliotecas escolares na Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil (2011-2020)(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apesar de a biblioteca escolar (BE) desempenhar um importante papel social, educativo, informativo e cultural, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada, principalmente, pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema, gerando inúmeros estudos sobre a produção dessa temática, que serviram de referencial deste trabalho, compilado por meio de revisão narrativa (ABREU; GONÇALVES, 1998; CAMPELLO, 2003; CAMPELLO et al., 2007; CAMPELLO et al., 2013; LEMOS, 2015; SILVA, 2015; SILVA; VENTORIM, 2016; PASQUIM, 2016; GASQUE; CASARIN, 2016; OLIVEIRA; CAMPELLO, 2016; SILVA; OLIVEIRA, 2017; RITA; BLATTMANN, 2018; OLIVEIRA, 2019; OLIVEIRA, 2019; ROCHA; SANTO, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre a BE na pós-graduação em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo é analisar os trabalhos cujo eixo central de investigação seja a BE em Programas de Pós-graduação em CI (PPGCIs), defendidos entre 2011 e 2020. Com os objetivos específicos de: discutir o contexto da pesquisa sobre BE na Biblioteconomia e CI e as revisões da produção científica sobre a temática na área; descrever os trabalhos acadêmicos sobre BE dos PPGCIs na última década e; identificar, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010), as categorias temáticas dos trabalhos selecionados. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com busca sistemática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para apresentar o relatório das características dos trabalhos coletados, seguida da identificação de 14 temáticas da pesquisa sobre BE nos estudos selecionados, comparando com as categorias temáticas da revisão de literatura (CAMPELLO et al., 2013; SILVA, 2015 e LEMOS, 2015). Os resultados apontam baixa representatividade da BE nas pesquisas dos PPGCIs na última década (2,94%) e revelam novas temáticas de investigação na pós-graduação sobre as BEs: mediação da informação, acessibilidade, gestão, organização da informação e estudos de aspectos históricos da biblioteca escolar, além das já conhecidas em estudos anteriores. No geral, as categorias mais abordadas dentre os estudos selecionados (Competência em Informação, Leitura e Função educativa da BE) reforçam a função primordial da BE de contribuir na formação dos estudantes, por meio dos processos de desenvolvimento da leitura e de habilidades de busca, acesso e uso da informação para a competência em informação do cidadão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva na da Ciência da Informação: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-14) SILVA, Ester Ferreira da; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Esta pesquisa teve o seu desenvolvimento baseado no tema da exclusão de gênero em ciência e tecnologia na perspectiva da Ciência da Informação, o qual envolve o contexto histórico e atual das mulheres juntamente com a compreensão da Ciência da Informação sobre a correlação da exclusão e do desenvolvimento feminino em ciência e tecnologia. O objetivo foi investigar o fenômeno da desigualdade de gênero no acesso de mulheres ao ensino superior incluindo as posições de docentes pesquisadoras na área STEM, tomando como estudo de caso a situação da Universidade Federal do Pará, recorrendo-se aos dados estatísticos para compreender, à luz do gênero como categoria teórica de análise, as diferenças entre gêneros quanto ao ingresso, desenvolvimento de cursos STEM e configuração do corpo docente que exerce a pesquisa na área, como evidências do fenômeno de exclusão de mulheres na ciência e tecnologia no Brasil. Poucas são as mulheres que seguem carreira em STEM, profissões em que são necessárias competências fortes de TIC. Este estudo de caso verificou pela análise estatística dos dados, entre os anos de 2011 e 2019, referentes aos vestibulares e registros dos dados acadêmicos, a distribuição por gênero de aspirantes às carreiras STEM, de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e de docentes das pós-graduações nos dois institutos que centralizam a atividade STEM: o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e do Instituto de Tecnologia (ITEC). Os dados analisados demonstraram que de um total de 11.066 estudantes, apenas 30% são mulheres que escolheram a área STEM para seguir carreira na UFPA. No corpo docente dos institutos também existe uma baixa concentração de mulheres, 68 mulheres entre 321 homens. A representatividade feminina estudantil é pior nos cursos de computação, cujos percentuais variam de 11% a 15%. No entanto, os cursos relacionados com o bem-estar e saúde das pessoas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental, são aqueles em que o número de mulheres se torna superior aos dos homens, questão que é antecipada pelos estudos de gênero nesta área. Os demais cursos da área STEM são de domínio masculino. Os dados apontam a existência de desigualdade de gêneros no ingresso de pretendentes, no número de discentes de graduação e pós-graduação e no corpo docente da área STEM na UFPA que está altamente associada à formação em Ciência e Tecnologia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O fluxo e a representação da informação no Inventário Nacional de Referências Culturais: o caso do Auto do Círio e o registro do Círio como Patrimônio Cultural Imaterial em Belém/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Elaborada e utilizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa para o registro do Patrimônio Imaterial no Brasil existente desde 2000 e tem como base a lei de registro e reconhecimento deste tipo de patrimônio: o Decreto-Lei 3.551/2000. Em 2004, o Círio de Nazaré, realizado em Belém, capital do Estado do Pará, oficialmente desde 1793 foi o estreante do uso desta metodologia para a categoria do livro de registro de Celebrações. Esta celebração envolve não só a capital e sua região metropolitana, mas se expande para várias outras cidades do estado e outras regiões do Brasil. Sendo realizado em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, o Círio tem forte participação popular, se tornando um dos grandes símbolos de manifestação vinda do povo e sua interação com o sagrado. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade desta metodologia no Círio de Nazaré e a base documental do processo que resulta na produção de uma representação do Patrimônio Cultural identificado, especificamente se analisa o conteúdo dos documentos referentes ao espetáculo Auto do Círio, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1993 e a sua representação dentro do registro. Buscando identificar o fluxo de informação e mediações que ocorrem no patrimônio e sua gama social de significados e símbolos, o estudo explora o contexto social do termo “Patrimônio Cultural”, sua construção e o seu lado informacional em face ao usuário. Tendo como base de informações os documentos presentes no Arquivo da Superintendência do IPHAN no Pará (Fichas, Questionários Preenchidos, Fotografias e Jornais) e o produto do INRC: o Dossiê Círio (2006). Os resultados apresentam a base documental do processo do INRC Círio e o levantamento das informações sobre o Auto do Círio dentro do processo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os sentidos de leitura para a comunidade escolar no ensino fundamental na cidade de Alenquer-Pará: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato.(Universidade Federal do Pará, 2020-02-29) SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Investigar a prática da Ieitura no universo escolar é algo fundamental pois dialoga com todas as disciplinas, além de apontar para a perspectiva interdisciplinar e para a formação integral do discente enquanto sujeito da sua própria leitura de mundo e do texto. O tema em questão, “OS SENTIDOS DE LElTURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ALENQUER-PARÁ: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato”, buscou verificar a compreensão sobre a leitura pelas comunidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monteiro Lobato e Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Sadala, a fim de refletir sobre as práticas e as perspectiva para formação de leitores no espaço escolar. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, com estudo de caso, de caráter qualitativa e quantitativa. Para tanto, apresentou os sentidos construídos pela comunidade escolar em relação a leitura no processo de ensino—aprendizagem e um mapeamento das ações voltadas para o incentivo à leitura na cidade de Alenquer. Tal estudo teve como aporte teórico central as teses de Paulo Freire (2015) e VYGOTSKY (1995) que subsidiam uma leitura crítica sobre o mundo e sua relação com o ato de ler. A pesquisa indicou desarticulação das políticas de leitura nas escolas, a falta de projetos de incentivo à leitura de caráter contínuo que envolva os discentes e a ausência de conexão entre os projetos da cidade e os que acontecem nas escolas, além da falta de diretrizes de formação continuada para os professores que atuam nas salas de aula. A percepção da comunidade escolar sobre a leitura reconheceu a importância da prática da leitura para a formação dos alunos, dos professores e da comunidade, mas ainda é uma atividade pouco cultivada nas escolas, uma vez que os projetos de incentivo à leitura não se articulam.
