Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "BRITTO, Rosângela Marques de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre a docência e o fazer artístico em artes visuais: a atuação de professores-artistas na educação básica de Belém e Ananindeua (Pará)(Universidade Federal do Pará, 2021-01-29) RODRIGUES, Ailzon Gonçalves; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A partir do entendimento do professor-artista como um profissional híbrido que tem suas ações transitando entre ser professor e ser artista. E de como a relação dialógica dessas profissões traz benefícios que, muitas vezes, podem ser suprimidos diante das obrigações relacionadas ao ensino de Arte. Buscou-se na atuação deste profissional razões para evitar seu distanciamento na Arte e conciliar o fazer artístico com as práticas pedagógicas em escolas da educação básica nos municípios de Belém e Ananindeua. Sendo assim, a pesquisa objetivou compreender as maneiras que se desenvolvem a relação entre as práticas pedagógicas do professor-artista na educação básica e as produções artísticas. Além de analisar as contribuições proporcionadas pela interação dessas atividades e os métodos utilizados para realização dessa conciliação. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo, utilizou como ferramentas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com seis docentes da educação básica de Arte e a observação participante em sala de aula. Assim, determinou-se que os profissionais a serem investigados deveriam possuir algumas características, como a graduação em licenciatura em Artes Visuais ou Educação Artística, estar trabalhando na educação básica, independentemente dos níveis de experiências com ensino de Arte e desenvolver trabalhos e/ou experimentações artísticas, não importando as técnicas ou finalidade com o sistema da arte. Os professores, sob indicação, seriam previamente investigados por meio do Currículo Lattes, antes de contactá-los, o que permitiria saber mais a respeito da formação desses profissionais, seus históricos de atuação docente e artística. Deste modo, os resultados constataram o quanto as experiências estéticas e artísticas são importantes para esses profissionais, as quais buscam mantê-las ativas, seja em atividades paralelas ou na construção de ações pedagógicas de modo que possam integrar em conjunto, os processos de ensino-aprendizagem em Arte. Embora esta relação não tenha se mostrado tão evidente nas ações em sala de aula e não conte com o apoio da escola, nas observações realizadas não se apresentou continuamente presente. Assim, compreendeu-se que o fazer artístico e a docência são atividades inerentes ao professor-artista. Por essa razão, mesmo diante das dificuldades de diversas ordens presentes na educação básica, este profissional buscará maneiras para coexistência desses processos em harmonia, e se retroalimentando continuamenteDissertação Acesso aberto (Open Access) Este sim, veio para alegrar toda a gente : visualidades artísticas do cordão última hora do carnaval das águas, Cametá (PA)(Universidade Federal do Pará, 2019-09-12) D'OLIVEIRA, Renan Souza; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta dissertação é uma pesquisa que tem como objetivo analisar a visualidade e processo criativo das máscaras, do estandarte e das letras do barco do cordão Última Hora, e não menos importante, descrever o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual criado para esta dissertação com o material registrado em vídeo durante os anos de 2014 a 2019. No primeiro trajeto, conto uma breve história de Cametá e da Comunidade do TenTém, com a ajuda dos estudos de Raimundo Coelho (2012). Utilizo as pesquisas de Georg Simmel (2009) e João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre a paisagem e visualidade amazônica respectivamente para refletir a cerca da paisagem dos rios e afluentes do rio TenTém. No segundo trajeto, utilizo os estudos de Felipe Ferreira (2004) e Miguel Santa Brígida Junior (2006) para tratar sobre os conceitos e origens do carnaval, Eric Hobsbawm (2008) sobre tradição e Michel Maffesoli (1986) sobre o sentimento de coletividade da comunidade do TenTém. Seguindo no terceiro trajeto, utilizo os estudos de Richard Sennet (2013) sobre o papel de Vital 2 como Artífice, Martine Joly (2015) sobre análise da imagem artística, Fayga Ostrower (2016), e novamente João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre os barcos e suas letras decorativas. No quarto trajeto se inicia o memorial, no qual descrevo o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual Cordão de Mascarados Última Hora do rio TenTém (PA).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma experiência política na Casa-museu: as trajetórias da política cultural empreendida no espaço cultural Casa das Onze Janelas em Belém-Pará (1998-2018)(Universidade Federal do Pará, 2018-08-31) SAMPAIO, Lívia Morbach Condurú Gurjão; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Criado em 1998 pelo Governo do Estado do Pará, O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é inaugurado ao grande público em dezembro de 2002, tornando-se importante museu público de arte contemporânea brasileira, sediado no norte do país, mais especificamente em Belém, Pará. Por meio do Decreto no. 1.568 de 17 de junho de 2016, assinado pelo então governador Simão Jatene (PSDB), o mesmo grupo político que o criou, defenestra museu de sua edificação histórica original, Casa das Onze Janelas, iniciando uma longa batalha entre a sociedade civil e o Governo do Estado. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, constituiu cartografia capaz de demonstrar uma experiência política da Casa-corpo enquanto Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, desde quando ainda ideia, em 1998, possibilitando o detalhamento do jogo de forças que compôs sua trajetória de resistência. Disputa de poder entre o Governo do Estado do Pará e o sistema das artes visuais paraense, pela permanência da Casa como museu de arte contemporânea brasileira, não apenas no que tange a desestabilização do objetivo estatal de transformá-la em uma das sedes do Polo Gastronômico da Amazônia; mas também naquilo que permitiu sua diversificada programação e ampliação de acervo, ao longo de grande parte da trajetória da Casa-museu, em muito alijada pela ausência de política cultural estadual que alimentasse suas múltiplas necessidades. Para tanto utilizou-se da metodologia esquizoanalítica, possibilitada pelo agenciamento de diversos intercessores, amparado em entrevistas semi-estruturadas realizada com nove atores do sistema das artes visuais, diretamente ligados a trajetória do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; a minha trajetória como produtora cultural; no exame de documentos oficiais; no levantamento de entrevistas efetuadas, pela mídia, com Paulo Chaves Fernandes e revisão bibliográfica. Ao experenciarmos esta cartografia restou evidente que a política cultural empreendida pelo PSDB desde 1995, para grande parte das linguagens artísticas que dão corpo ao capital cultural paraense, ao invés de contribuir para o equilíbrio socioeconômico das comunidades que compõe o Estado, acentuam desigualdades. Aparelho de Estado interessado apenas em manter fixo seus pactos e alianças com o poder mercantil; e os interesses unilaterais daqueles que nos governam.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Manoel Pastana (1888-1984): biografia de uma coleção(Universidade Federal do Pará, 2019-06-17) MAUÉS, Renata de Fátima da Costa; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A dissertação aborda o artista Manoel Pastana, sua produção no contexto histórico e artístico da cidade de Belém, fazendo um trajeto de seu nascimento, sua vivência nos primeiros decênios do século XX, com incursões ao período vivido no Rio de Janeiro, construída por meio da pesquisa nos acervos museológicos, documentais e arquivísticos dos museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SIM/SECULT-Pa), além de fontes primárias arrecadadas em arquivos e bibliotecas. É uma pesquisa sobre Arte que tem como proposição o estudo das obras da Coleção Manoel Pastana e sua construção biográfica (das Pessoas e das Coisas), estabelecendo interlocuções com a Arte Aplicada, Decorativa e o Design; seu processo de criação e expressão artística e estética, as ideias e pensamentos revelados em entrevistas e matérias jornalísticas e graficamente nas peças decorativas inspiradas no estudo da cerâmica arqueológica, na percepção da fauna e flora brasileira e na proposição de uma Arte Nacional baseada no estilo conhecido como neo-marajoara.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mídias digitais na formação docente em Artes Visuais: Experiências no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizadas em Alenquer/PA - 2020(Universidade Federal do Pará, 2022-06-27) ALMEIDA, Sandro Pereira de; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A pesquisa versa sobre a minha reflexão crítica sobre experiências em ensino-aprendizagem em Artes Visuais, através das novas mídias, em minha formação docente como professor formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo como metodologia, eixos que se expandem no campo da arte educação entre o ler, o contextualizar e o fazer, com a disciplina de Laboratório de Animação, através da construção de cenários, confecções de personagens e elaboração de pequenos vídeos em stop motion. Apresentando, em seus temas, questões sociais e culturais, enfatizando uma visão contemporânea dos conteúdos disciplinares realizados no município de Alenquer, situado na região do Baixo Amazonas no estado do Pará, no ano de 2020. Nessa região, considerou-se a realidade local, além de analisar a problemática entre a democratização tecnológica, precariedade quanto ao acesso de internet, conflito de gerações, e práticas acessíveis de ensino. Considera-se que as experiências, a serem apresentadas na presente pesquisa, proporcionaram um entendimento mútuo entre o ensino de Artes Visuais e dinâmicas tecnológicas acessíveis e coletivas no ensino superior com resultados voltados para a educação básica, principalmente na esfera pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) No Trajeto das Águas, Memórias do sagrado feminino na gravura Afro-Amazônida(Universidade Federal do Pará, 2021-02-22) SANTOS, Glauce Patrícia da Silva; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515A pesquisa investiga os processos de arte que deram origem as séries de gravuras “No trajeto das águas sobre o sulco dos rios”, “As águas”, “A mulher cujos filhos são peixes”, e “Sagrado feminino”. A investigação dessas séries mostra-se importante por apresentar as simbologias do sagrado feminino, assim como identifica o uso das técnicas de gravura. A relação com o tema das imagens gravadas, a prática artística em ateliê, os processos gráficos durante a produção das gravuras, as recordações de lugares, de objetos, de pessoas, às travessias de barco realizadas na infância e na fase adulta, os trajetos percorridos entre o rio e o mar, são vestígios de um lugar guardado na memória. Concerne, também, às vivências advindas da religiosidade afro-brasileira, nas quais estão presentes as simbologias, representações do sagrado feminino. A essência do meu processo artístico enquanto mulher, artista, de terreiro e afrodescendente, que evidencia as vivências pessoais, as memórias familiares, as memórias ancestrais, a percepção de mundo na diáspora brasileira, manifestando-se naturalmente nas gravuras. Roberto Conduru nos diz que, para entender arte afro-brasileira é necessário prevê essencialidades. No que diz respeito à memória se tem como base a teoria de Maurice Halbwachs e Aleida Assmann, assim como Jan Assmann e seus estudos relacionados à pertencimento. Pierre Verger afirma que a religião dos orixás está ligada à noção de família, e que Iemanjá e Oxum abrem um mundo encantado, o das águas. Lydia Cabrera e Reginaldo Prandi esclarecem a maneira como as divindades femininas das águas se apresentam. As simbologias das conchas, pérolas, ostras, caracóis, búzios, e a analogia com as mulheres, são forças sagradas concentradas nas águas. O universo das águas está associado ao sagradofeminino, através das gravuras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perspectivas outras para Belém: Análises autocríticas sobre arte educação no contexto não formal e informal(Universidade Federal do Pará, 2022-06-30) FREIRE, Camila Ferreira Araujo; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta dissertação apresenta reflexões sobre como os processos educativos em Artes Visuais podem ocorrer por meio de processos curatoriais, práticas educativas informais e mediações culturais digitais, sendo estas ocorridas no contexto de pandemia. Para isto, analiso três exposições ocorridas nos anos de 2019 e 2021, nas quais participei ativamente dos processos curatoriais e pude analisá-los de dentro para fora. Para tal análise, fiz uso do método de estudo de caso com viés interpretativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes diversas e a coleta de dados via observação participante, o que possibilitou a interpretação das experiências por meio das entrelinhas dos fatos vivenciados. Para o diálogo, compartilhei dos ensinamentos teóricos de Paulo Freire (2019), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Timothy Ingold (2010) e Jorge Larrosa Bondía (2002), para compreender os diferentes tipos de educação e seus modos diversos de aprendizagem; Éder Chiodetto (2013), Felipe Scovino (2016), Carolina Ruoso (2019), Maria Amélia Bulhões (2014), Rosangela Britto e Marisa Morkazel (2020) foram os responsáveis por dialogarem comigo sobre processos curatoriais e sistema da arte em seu contexto nacional e local; Djamila Ribeiro (2019a, 2019b), bell hooks (2017, 2019), Homi K. Bhabha (2001), John Fletcher (2020a, 2020b) e Rafael Bqueer (2020), para discutir sobre revisões identitárias no sistema da arte brasileiro; Ana Mae Barbosa (1991), Inês Ferreira (2014), Tereza Scheiner (2003), Teixeira Coelho (2004), para analisar a mediação cultural através da própria obra de arte; Edward Taylor (1871), Franz Boas (2010), Clifford Geertz (2011, 1973), John Fletcher (2019) foram os autores que ajudaram a traçar uma breve introdução conceitual sobre Cultura; Evelyne Patlagean (2005), Gilbert Durand (2001), Michel Maffesoli (2001) e Lucia Santaella (1999) compuseram os conceitos sobre a formação do Imaginário; e, por fim, Oswaldo Francisco de Almeida Junior (2008) e Pierre Levy (1999) para vislumbrar o universo comunicacional e digital durante a pandemia 2020/2021. Compreendo esta dissertação como uma análise autocrítica de experiências profissionais que possibilitaram discutir Outras perspectivas, locais e conhecimentos para arte educação, assim desejo ter contribuído para ampliar os processos educativos em Artes Visuais e com isto ter ajudado a promover a diversificação do pensamento local sobre o papel das Artes Visuais e de sua importância como formadora de perspectivas socioculturais
