Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6869
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2010 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH por Orientadores "CANCELA, Cristina Donza"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Filhos da princesa do sertão: representações da masculinidade na imprensa em Caxias/MA durante a primeira república(Universidade Federal do Pará, 2018-05-18) RIBEIRO, Jakson dos Santos; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730O presente trabalho buscou problematizar as representações acerca da masculinidade na cidade de Caxias/MA, a luz da imprensa no contexto da Primeira República. Nesse ínterim, os jornais, divulgavam através de notícias sobre violência, moda, propagandas de remédios e alcoolismo as diversas performances masculinas que circulavam em Caxias. As representações masculinas eram assim construídas, compreendidas e classificadas entre o ideal e a desordem em vista das suas práticas. Para discutir essas questões trabalhei com categorias como gênero e masculinidades abastadas e masculinidades dos segmentos populares, como uma maneira encontrada para compreender através da imprensa, a composição das representações dos comportamentos dos homens que eram exaltados e, os que deveriam ser coibidos no bojo das relações sociais marcadas pela classe social e pela cor.Tese Acesso aberto (Open Access) Lugar de joias, memórias e histórias: o Polo Joalheiro de Belém e personagens no tempo presente(Universidade Federal do Pará, 2016-08-02) QUINTELA, Rosangela da Silva; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730Trata-se de um trilhar pela história da Amazônia, em que apresento um registro da história e memória do Polo Joalheiro/São José Liberto, situado em Belém do Pará, de maneira entrelaçada com as trajetórias de alguns de seus protagonistas, a fim de esmiuçar um caleidoscópio de experiências do mundo do trabalho, num contexto de criação e produção de joias artesanais. Neste sentido, sigo pelas veredas metodológicas e teóricas, principalmente, de Edward Thompson, Walter Benjamin, Paul Ricoeur, Jacques Le Goff, e Michel de Certeau, com a pretensão de configurar um voo acadêmico em que a teoria não se impusesse ao objeto, mas que dialogasse hermeneuticamente com os “rastros”, as “pegadas” que reuni para a pesquisa de meu doutoramento, em que a atenção dada foi para a relação entre história, memória, lembrança e esquecimento, tendo como cenário os desafios da micro-história,, história oral e história do presente. Usei, para tanto, fontes orais e escritas. O objetivo principal foi analisar os discursos e as práticas, em sua multiplicidade no cenário do Polo Joalheiro e dos seus segmentos sociais, ou seja, a trajetória, o saber fazer, a sociabilidade, tensões conflitos entre os atores, mestres, homens e mulheres, mestres e alunos (as), artesãos, administração, e a memória de implementação do programa. Desse modo, pude compreender o Polo Joalheiro como um lugar de memórias e histórias repletas de significados existenciais, manifestos nas múltiplas experiências de sucesso de realizações pessoais, profissionais e comerciais, no âmbito do criar e fazer joias artesanais.Tese Acesso aberto (Open Access) “Partindo mais ou menos pobre, voltando mais ou menos rico”: a emigração de aveirenses ao Pará (1882-1918)(Universidade Federal do Pará, 2021-03-10) TAVARES, Anndrea Caroliny da Costa; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730O presente trabalho analisa a emigração de portugueses, naturais do Distrito de Aveiro, ao Pará entre os anos de 1882 e 1918, com o qual o Pará manteve longos períodos de afinidades. A temporalidade sobre a qual desenvolvemos as análises é marcada por diversos e significativos movimentos de desterritorialização das populações mundiais, especialmente a europeia, conjugados ao desenvolvimento socio econômico do continente americano – e notadamente o regional, no Pará –, reestruturações permissivas à emigração e igualmente alinhadas aos interesses particulares dos emigrantes. Partindo do uso de fontes privilegiadas e ainda pouco utilizadas na historiografia regional – os registros de passaportes –, pudemos não apenas quantificar essa emigração, analisando-a sobre o prisma de outros contextos nacionais como São Paulo e Rio de Janeiro, como também qualificar os emigrados, dentro de suas naturalidades, formação profissional, condição matrimonial, faixa etária e instrução. Tendo o nome como fio condutor, rastreamos diversas trajetórias que materializaram os infortúnios e os sucessos no processo migratório. Condições aprofundadas no estudo da trajetória dos irmãos Amador Leite no Pará que, em uma série de solidariedades e animosidades, abalizaram a história da imigração portuguesa na região, retrataram a pluralidade em torno desse grupo e reforçaram a diversidade como marca das sociedades amazônicas.Tese Acesso aberto (Open Access) Relações conjugais e amorosas em Vigia, Pará: códigos, crime e poder (1890-1945)(Universidade Federal do Pará, 2016-04-12) NASCIMENTO, José Renato Carneiro do; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730Os processos crimes de ferimentos e defloramentos são nossas fontes principais para compreendermos como homens e mulheres manejavam códigos e representações conjugais e amorosas em suas práticas cotidianas entre os anos de 1890 a 1945 na cidade de Vigia/PA. Buscamos compreender como se atualizavam os discursos dessas práticas relacionadas aos afetos nos termos das negociações e violências. Falamos das apropriações e usos de representações e códigos de lavradores, lavradoras, domésticas, pescadores, juristas, delegados, “artistas” e articulistas de jornais que viveram no município. Neste sentido, defendemos a tese de que, para além das dicotomias, compreendemos as narrativas em torno dos relacionamentos situando imagens das práticas masculinas e femininas socialmente consideradas legítimas e ilícitas ativadas no ambiente policial e judicial ao tratarem de suas experiências no cotidiano. Entre as casas, roças, igarapés, quintais e ruas da cidade, os protagonistas dessas narrativas apresentavam múltiplos discursos, tramas e manobras em torno de questões como masculinidade, feminilidade, amor, casamento, namoro, honra, intimidade e moradia. As diversas vozes e situações não viriam à tona sem que fizéssemos análises e comparações de dentro e de fora de cada processo criminal no sentido de atingirmos percursos entre a micro e a macro análise. Os jornais nos possibilitaram a ouvir os discursos oficiais e da Igreja a respeito do feminino e masculino; as mensagens de governo nos deram rastros de aspectos jurídicos e econômicos da cidade; os dados sobre a população retirados dos recenseamentos e dos registros civis e paroquiais de casamento permitiram uma visualização de tendências nos relacionamentos como idade e filiação. Vigia não teve uma modernização ou transformação urbana acentuada que influenciasse decisivamente as mudanças de comportamento, bem como os relacionamentos, os modos de sobrevivência e as moradias, mas nem por isso as mulheres e os homens dessa cidade deixaram de viver e expressar sentimentos experimentados pelos moradores das grandes cidades consideradas lugares de propagação de “bons e maus” costumes.
