Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6869
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2010 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH por Data do documento
Agora exibindo 1 - 20 de 74
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Percepção visual da cidade: iconografias da natureza urbana de Belém (1808 – 1908)(Universidade Federal do Pará, 2015-01-07) PEREIRA, Rosa Claudia Cerqueira; KOSSOY, Boris; http://lattes.cnpq.br/0725242773358250; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420Este estudo propõe uma análise das iconografias urbanas de Belém, produzidas no decorrer do século XIX e início do XX. A tese tem por objetivo, então, analisar a representação da natureza em Belém, especificamente nos anos de 1808 a 1908. O compromisso inicial desse estudo se concentrou em pesquisar os diversos tipos de iconografias sobre Belém no decorrer dos Oitocentos. As questões que se procurou evidenciar tratam sobre a forma como os viajantes apreenderam a cidade, em sua passagem por Belém, tanto sob o ponto de vista narrativo quanto o visual, até os anos de 1890. A partir de então, também identificar como os governantes promoveram a cidade para além da região Amazônica. Observa-se que a natureza brasileira passou a ser representada, a partir do século XIX, por meio de linguagem escrita e iconográfica, isto graças à influência do cientificismo e da sensibilidade artística romântica, que perpassaram pelo conhecimento do país. A sensibilidade romântica realizou a aproximação entre ciência e estética ao apreender e representar a natureza, numa visão totalizante, inaugurando uma nova concepção de paisagem e a tentativa de “inventar” e visualizar uma natureza urbana, a qual é tema principal desse estudo; representa o fenômeno da urbanização que foi registrado, especialmente, por meio da fotografia. Nesse tipo de fotografias, a natureza aparece domesticada, adaptada ao desenho urbano, sua forma artificiosa e geométrica é valorizada. A fotografia urbana do final do século XIX reintroduz o “belo ideal” nas imagens da natureza ordenada segundo o modelo dos jardins franceses, ingleses e italianos. Parto do pressuposto de que a contemplação da natureza é adaptada para a realidade da região Amazônica, embora estivessem presentes modelos provenientes da Europa, mas encontram as suas especificidades a partir de uma natureza exuberante da Amazônia A percepção de natureza na Amazônia da segunda metade do século XIX e a influência de novas formas de conceber a natureza foram projetadas para as cidades na reformulação dos espaços para constituir a área verde, especialmente de Belém. Pensar historicamente a representação da natureza é refletir sobre a sua apropriação pela ação humana ao mesmo tempo em que diferentes indivíduos e grupos sociais circularam e deixaram suas marcas específicas nos lugares construídos a partir de uma natureza domesticada na paisagem urbana.Tese Acesso aberto (Open Access) Um grego agora nu: índios marajoara e identidade nacional brasileira(Universidade Federal do Pará, 2015-06-19) LINHARES, Anna Maria Alves; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231O objetivo dessa tese é analisar a disseminação do simbolismo marajoara oriundo das peças arqueológicas encontradas na ilha do Marajó. A base documental dessa pesquisa é constituída por fontes do século XIX publicadas na revista do Museu Nacional do Rio de Janeiro, além de jornais do século XX. Da ciência, o simbolismo marajoara passou a ser utilizado na arte, na arquitetura, na indumentária, nos espaços públicos e privados. No artesanato, a ressignificação da cultura material é recorrente até os dias atuais. Concluiu-se que, de meros cacos encontrados em sítios arqueológicos, a cerâmica marajoara foi revestida de valores que a enobreceram, sendo espetacularizada como emblema da identidade nacional brasileira.Tese Acesso aberto (Open Access) Barão de Marajó: um intelectual e político entre a Amazônia e a Europa (1855-1906)(Universidade Federal do Pará, 2015-11-16) COELHO, Anna Carolina de Abreu; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420José Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó, formou-se em filosofia na Universidade de Coimbra, tornando-se respeitado no círculo intelectual português, inclusive com biografias publicadas na imprensa. Pertencia a uma família rica e com certa tradição no Pará, cujo poder aquisitivo e status foi aumentado com o seu casamento com Maria Pombo Brício. O Barão de Marajó foi um homem que soube se manter no poder ao longo de sua vida desempenhando diferentes cargos públicos durante os períodos imperial e republicano. Iniciou a carreira em 1855 como Diretor das Obras Públicas no Pará, foi presidente das Províncias do Pará e do Amazonas e Deputado; era amigo do Imperador D. Pedro II mas, isso não impediu que se tornasse o primeiro Intendente republicano da cidade de Belém, escolhido pessoalmente pelo governador Lauro Sodré. Terminou sua carreira como Senador estadual em 1906, o ano de sua morte. Divulgador dos interesses da Amazônia na Europa foi representante do Pará na Exposição Universal de Paris em 1889 e na Exposição Universal de Chicago em 1893. A despeito de meio século de vida pública, o Barão de Marajó tornou-se mais conhecido como um intelectual que escreveu obras de referência sobre a Amazônia, abordando questões de grande relevância para as definições da nacionalidade brasileira e dos interesses específicos de sua região nas obras: A Amazonia, As Regiões Amazonicas e Um Protesto. Suas viagens, publicadas na obra Do Amazonas ao Sena, Nilo, Bosphoro e Danúbio – Apontamentos de Viagem, fizeram parte de sua formação, sendo que suas reflexões a respeito de cidades europeias e orientais tornaram-se fundamentais no exercício de diferentes cargos públicos contribuindo para o remodelamento urbano da cidade de Belém na segunda metade do século XIX. Partindo dessas lembranças e esquecimentos, busca-se perceber a trajetória política e intelectual do Barão de Marajó, um sujeito emblemático para o entendimento da formação nacional na segunda metade do século XIX e início do XX.Tese Acesso aberto (Open Access) Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)(Universidade Federal do Pará, 2015-12-18) RODRIGUES, Silvio Ferreira; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231Esta tese parte da análise da grande reforma na decoração da Catedral da Sé de Belém do Pará, entre os anos de 1867 e 1892, sob o bispado de Dom Antônio de Macedo Costa, para discutir a forte relação com a política cultural ultramontana e romanizadora gestada pela Cúria Romana e destinada a se propagar pelo mundo em resposta à secularização da sociedade. Se o catolicismo observa o modelo centrado na cidade eterna, a decoração dos edifícios eclesiásticos se inspira nos seus mais famosos templos. Na segunda metade do século XIX, Roma desempenha o papel de capital universal da cristandade e das artes sacras. Inspirado no ambicioso programa iconográfico do pontífice Pio IX, o bispo adotará os temas sacros por ele definido. A mensagem era clara. Depurar o culto e as artes seria parte do amplo processo de reforma do clero e da cultura católica pelo mundo. Diante da perda de espaço na sociedade devido aos movimentos de secularização, a Cúria romana imprimiu um grande esforço para manter intacto o papel de única autoridade moral e religiosa. O efeito dessa política foi o posicionamento de Igreja e Estado em campos opostos. No Brasil, o clero ultramontano se defrontou com as autoridades civis e seculares. Em meio a isso, a Catedral de Belém apresentou um ciclo decorativo conectado com o projeto romanizador de Dom Macedo Costa. Em consequência, a Amazônia estreitou os laços com a cultura italiana, atualizando o ambiente artístico regional dentro de frutífero diálogo com os movimentos estéticos internacionais. Uma arte renovada se produziu, é verdade, mas a serviço da religião romanizada.Tese Acesso aberto (Open Access) Usos da fronteira: terras, contrabando e relações sociais no Turiaçu (Pará - Maranhão, 1790-1852)(Universidade Federal do Pará, 2016-01-18) SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299Esta tese discute a ocupação da fronteira entre o Pará e o Maranhão, de 1790 a 1852. Mais pontualmente, analisa os encontros e embates entre os colonizadores e os diversos moradores que ali estavam ou que chegaram à região nesse período. Destacam-se, primeiramente, as investidas do governo colonial português a fim de tornar a região colonizada por pessoas “úteis” aos interesses Régios. Nesse processo, abriram-se estradas, ergueram-se povoados e vilas, além de terem sido doadas terras por carta de data de sesmarias para a produção de gado e para a agricultura. Todavia, paralela à abundância e riquezas potenciais da terra, sempre havia a busca do pretendido “controle” sobre as populações locais. Este processo “colonizador” ganhou força a partir da administração de Francisco de Souza Coutinho no Pará, mas também recebeu, nesse momento, muitos sujeitos não “desejados”. Eram novos indígenas aldeados e transferidos, negros de origem africana e muitos homens brancos e mestiços pobres, sendo alguns degredados, outros servidores militares, além de fugitivos. Este local – centro de enorme diversidade étnica e cultural – tornou-se um barril de pólvora em dois grandes levantes: o primeiro em 1824, no contexto das lutas de independência; e outro em 1835, com a Cabanagem. A tese finaliza a análise no início dos anos de 1850, não porque os moradores não mais se rebelaram, mas devido à resolução da disputa quando finalmente a administração imperial decide passar a região para a tutela maranhense e os focos de conflitos ganharam novos contornos e dismensões que extrapolariam este trabalho.Tese Acesso aberto (Open Access) Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968)(Universidade Federal do Pará, 2016-03-03) BEZERRA, José Denis de Oliveira; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361Este trabalho objetiva analisar as práticas culturais teatrais em Belém do Pará (1941- 1968), a partir de ideologias e ações dos movimentos de teatro amadores e de estudantes, fundamentados no princípio de transformar a cena local. O suporte documental desta pesquisa constitui-se a partir do levantamento de fontes em instituições públicas, acervos pessoais, sites e produção bibliográfica de estudiosos brasileiros. Com base nesses documentos, procuramos refletir como os espetáculos (produtos poéticos) dialogaram com a conjuntura sociopolítica paraense e brasileira da época. Os princípios estéticos dos intelectuais e artistas desse referido movimento cultural revelam importantes percepções e ações “modernizantes” e de “vanguarda” sobre a cultura e a arte. Por isso, consideramos que a produção proposta pelo Teatro do Estudante do Pará (1941-1951), o Norte Teatro Escola do Pará (1957-1962) e o Serviço de Teatro da Universidade do Pará (1962-1967) entraram em confronto com outras formas cênicas, representantes do que definimos como tradição, principalmente as ligadas às práticas do teatro comercial e popular. Por fim, concluise que durante três décadas do século XX, a cena teatral paraense vivenciou atividades no setor da produção cultural, articuladas e fundamentadas nos princípios da erudição, propostos por esses grupos. Os subsídios do Estado, a qualificação dos artistas, a potencialidade renovadora da arte, entre outros motivaram os “vanguardistas” a pensar e fazer do teatro um campo importante de mobilização artística e intelectual na sociedade paraense.Tese Acesso aberto (Open Access) A natureza nos planos de desenvolvimento da Amazônia (1955 -1985)(Universidade Federal do Pará, 2016-03-11) BATISTA , Iane Maria da Silva; MOURÃO, Leila; http://lattes.cnpq.br/5665064793338456O objetivo dessa tese foi analisar como a natureza amazônica foi concebida e apropriada nos planos de desenvolvimento da Amazônia elaborados para execução entre 1955 e 1985. Delineou-se os processos históricos de suas implementações, enfatizando-se suas dimensões ambientais e sociais. A base documental da pesquisa foi constituída pelos planos, relatórios, atos e pronunciamentos governamentais, revistas e jornais, legislações, imagens cartográficas, além da literatura relacionada ao tema. A análise fundamentou-se nos princípios teóricos e metodológicos da História Ambiental. As evidências produzidas revelaram que águas, solos, florestas e subsolos foram ressignificados nos discursos e nas ações preconizadas no planejamento estatal. Esse processo refletiu uma concepção de natureza amazônica como fonte de recursos naturais para a manutenção e expansão do modelo de desenvolvimento adotado, que desconsiderou a dimensão histórica da região. Constatou-se durante a interpretação uma matriz teórico-metodológica nos textos dos planos, que indica uma continuidade e contiguidade entre eles. As medidas de teor ambientalista, incorporadas na elaboração dos planos, a partir de meados dos anos 1970, resultaram das pressões das instituições financeiras multilaterais, para assegurar recursos financeiros aos projetos em curso. Paralelamente, constituíram-se algumas iniciativas em defesa da Amazônia: intelectuais, movimentos sociais, instituições religiosas, camponeses, seringueiros e indígenas, com distintos interesses, recolocaram a discussão sobre a natureza. A compreensão da dimensão histórica que orientou as concepções de natureza nos diversos processos analisados possibilita a emergência de uma história social da Amazônia mais rica e pluralTese Acesso aberto (Open Access) Entre batalhas e papéis: a cabanagem e a imprensa brasileira na menoridade (1835-1840)(Universidade Federal do Pará, 2016-03-28) LIMA, Luciano Demetrius Barbosa; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299Entre batalhas e papéis: a Cabanagem e a imprensa brasileira na Menoridade (1835-1840) propõe uma redefinição metodológica na construção histórica e historiográfica sobre a guerra cabana. Voltando a análise para parte de alguns órgãos de imprensa brasileiros, durante a primeira metade do século XIX, mais especificamente entre os anos de 1835 e 1840. Defendo que a narrativa da história da Cabanagem deve ser ampliada para além dos escritos e fontes retiradas de ofícios e proclamações cabanas e anti-cabanas. Neste estudo, a pesquisa foi feita em um rico e diversificado quadro de editoriais, artigos e notas jornalísticas, publicados ao longo da Menoridade. São jornais tanto de fora do antigo Grão-Pará quando de dentro, derrubando o mito de que – por não existirem jornais circulando em Belém regularmente durante o episódio cabano (1835-1839) – quase não haveria o que pesquisar nesses órgãos de divulgação. Almejo também demonstrar, pela análise de dois jornais do Rio de Janeiro: Correio Official e O Sete d’Abril, e do periódico paraense Treze de Maio (esse nascido imediatamente depois do episódio cabano em 1840), que a narrativa da guerra cabana circulou nacionalmente e que essa divulgação muito contribuiu para a criação de uma memória-histórica desse movimento amazônico nos séculos XIX e XX.Tese Acesso aberto (Open Access) O plano de urbanização de Belém: cidade e urbanismo na década de 1940(Universidade Federal do Pará, 2016-04-05) CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299Esta tese associa um significativo Plano de Urbanização de Belém – elaborado na década de 1940 pelo urbanista e prefeito de Belém Jeronimo Cavalcanti com os embates sociais, políticos e econômicos de uma época de muitas mudanças na Amazônia, no Brasil e no mundo Ocidental. O Plano foi elaborado durante a guerra mundial, no contexto dos Acordos de Washington e em pleno Estado Novo. A Amazônia passou repentinamente a ocupar um lugar central na política Varguista, trazendo de um lado a nostalgia da época áurea da borracha e, de outro, claros sinais de que esse novo momento era muito específico e diferente. Do francesismo ao americanismo, dos bonds elétricos, aos ônibus zepelins, dos trilhos, ao asfalto, dos palacetes, aos arranha céus. Tudo era modernização, mas tudo parecia tão diferente: os modelos haviam se transformado. Se o urbanista que aceitou esse desafio era conhecido nos círculos dos clubs de engenharia e de arquitetura carioca, era, porém, inepto politicamente. Seu Plano previa a completa reestruturação da cidade, indo da modernização no setor de abastecimento e nos mercados, até transformações profundas nos serviços públicos, meios de transporte e vias de circulação. Contudo Cavalcanti e suas ideias não resistiram à crise política mais simples. Apesar do pouco tempo e do precário tato político, o plano deixou raízes e vale ser lembrado especialmente, porque ocorria num momento histórico de construção e afirmação do Urbanismo enquanto campo científico de poder no Brasil e na Amazônia. Suas ideias foram muitas vezes referenciadas e, em momentos chaves, desenvolvidas, mesmo que a contrapelo. Contudo sua história inicial ainda estava quase sem voz. Essa tese, assentada em muitas fontes, mas especialmente em jornais e relatórios de época -discute os debates antigos e novos entre a Belém da Bela Época e a nova Belém do urbanista Cavalcanti.Tese Acesso aberto (Open Access) Relações conjugais e amorosas em Vigia, Pará: códigos, crime e poder (1890-1945)(Universidade Federal do Pará, 2016-04-12) NASCIMENTO, José Renato Carneiro do; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730Os processos crimes de ferimentos e defloramentos são nossas fontes principais para compreendermos como homens e mulheres manejavam códigos e representações conjugais e amorosas em suas práticas cotidianas entre os anos de 1890 a 1945 na cidade de Vigia/PA. Buscamos compreender como se atualizavam os discursos dessas práticas relacionadas aos afetos nos termos das negociações e violências. Falamos das apropriações e usos de representações e códigos de lavradores, lavradoras, domésticas, pescadores, juristas, delegados, “artistas” e articulistas de jornais que viveram no município. Neste sentido, defendemos a tese de que, para além das dicotomias, compreendemos as narrativas em torno dos relacionamentos situando imagens das práticas masculinas e femininas socialmente consideradas legítimas e ilícitas ativadas no ambiente policial e judicial ao tratarem de suas experiências no cotidiano. Entre as casas, roças, igarapés, quintais e ruas da cidade, os protagonistas dessas narrativas apresentavam múltiplos discursos, tramas e manobras em torno de questões como masculinidade, feminilidade, amor, casamento, namoro, honra, intimidade e moradia. As diversas vozes e situações não viriam à tona sem que fizéssemos análises e comparações de dentro e de fora de cada processo criminal no sentido de atingirmos percursos entre a micro e a macro análise. Os jornais nos possibilitaram a ouvir os discursos oficiais e da Igreja a respeito do feminino e masculino; as mensagens de governo nos deram rastros de aspectos jurídicos e econômicos da cidade; os dados sobre a população retirados dos recenseamentos e dos registros civis e paroquiais de casamento permitiram uma visualização de tendências nos relacionamentos como idade e filiação. Vigia não teve uma modernização ou transformação urbana acentuada que influenciasse decisivamente as mudanças de comportamento, bem como os relacionamentos, os modos de sobrevivência e as moradias, mas nem por isso as mulheres e os homens dessa cidade deixaram de viver e expressar sentimentos experimentados pelos moradores das grandes cidades consideradas lugares de propagação de “bons e maus” costumes.Tese Acesso aberto (Open Access) "Football suburbano e festivais esportivos": lazer e sociabilidade nos clubes de subúrbio em Belém do Pará (1920-1952)(Universidade Federal do Pará, 2016-04-29) GAUDÊNCIO, Itamar Rogério Pereira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361O presente estudo trata da análise sobre a prática e a popularização do futebol a partir dos clubes de subúrbio, na cidade de Belém do Pará, durante os anos de 1920 à 1952. Dessa forma, mapeamos a urbe a partir desses clubes de futebol nos seus variados bairros com objetivo de analisar a dinâmica da prática esportiva que construiu um processo de popularização do futebol. Um fato que se alicerçou através da quantidade de clubes de futebol e a experiência dos sujeitos que participavam ativamente da construção do lazer e da prática esportiva nesse espaço urbano. O aumento do número de festivais juntamente com o trabalho da imprensa esportiva, a circulação de diversos grupos sociais, proporcionou ao longo dos anos a construção de um processo de popularização do football na cidade que fortaleceu o esporte em torno do Clube do Remo e do Paysandú. No entanto, ao levantar fontes jornalísticas, consegui perceber que apesar dos discursos serem inerentes a prática de quem escreve nos jornais, existia um ponto em comum, que era a prática de futebol nos variados locais da cidade. Havia indícios de que sujeitos de bairros populares como o Jurunas, Sacramenta, Pedreira e Telégrafo participavam mesmo que indiretamente das partidas realizadas no largo de São Braz ou na Praça Batista Campos. A ideia da tese passa pelo estudo do futebol que se popularizou a partir de um conjunto de fatores que também estava aliado a experiência dos sujeitos nos clubes dos bairros apresentados pela imprensa, durante o contexto histórico da época, como populares ou suburbanos, e não somente pela dupla Re x Pa.Tese Acesso aberto (Open Access) De chegadas e partidas: migrações portuguesas no Pará (1800-1850)(Universidade Federal do Pará, 2016-05-04) GUIMARÃES, Luiz Antonio Valente; VIEIRA JÚNIOR, Antonio Otaviano; http://lattes.cnpq.br/6764908679902300A presente tese discute as migrações portuguesas para a capitania e depois província do Pará, entre 1800 e 1850. Nesse período marcado por rupturas políticas – com Independência do Brasil de Portugal e a Adesão do Pará ao novo país –, de eclosão de um movimento marcadamente antilusitano e que ganhou nuances de rivalidade extremada com a Cabanagem, ocupamo-nos em perceber as dinâmicas migratórias lusitanas no Pará. A partir de uma documentação privilegiada, que são os registros de passaportes emitidos em Portugal com destino à cidade de Belém do Pará, propomo-nos a quantificar inicialmente o fluxo migratório ocorrido entre esses dois espaços no período investigado. Em um segundo instante da investigação, desdobramo-nos em estabelecer um diálogo entre história serial e microanálise: dos 1339 indivíduos que imigraram para o Pará, seguimos as trajetórias de vida de alguns desses imigrantes de Portugal ao Pará. Negócios comerciais, arranjos familiares e estratégias de inserção econômica e social são entre outros temas discutidos ao longo dessa tese.Tese Acesso aberto (Open Access) Lugar de joias, memórias e histórias: o Polo Joalheiro de Belém e personagens no tempo presente(Universidade Federal do Pará, 2016-08-02) QUINTELA, Rosangela da Silva; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730Trata-se de um trilhar pela história da Amazônia, em que apresento um registro da história e memória do Polo Joalheiro/São José Liberto, situado em Belém do Pará, de maneira entrelaçada com as trajetórias de alguns de seus protagonistas, a fim de esmiuçar um caleidoscópio de experiências do mundo do trabalho, num contexto de criação e produção de joias artesanais. Neste sentido, sigo pelas veredas metodológicas e teóricas, principalmente, de Edward Thompson, Walter Benjamin, Paul Ricoeur, Jacques Le Goff, e Michel de Certeau, com a pretensão de configurar um voo acadêmico em que a teoria não se impusesse ao objeto, mas que dialogasse hermeneuticamente com os “rastros”, as “pegadas” que reuni para a pesquisa de meu doutoramento, em que a atenção dada foi para a relação entre história, memória, lembrança e esquecimento, tendo como cenário os desafios da micro-história,, história oral e história do presente. Usei, para tanto, fontes orais e escritas. O objetivo principal foi analisar os discursos e as práticas, em sua multiplicidade no cenário do Polo Joalheiro e dos seus segmentos sociais, ou seja, a trajetória, o saber fazer, a sociabilidade, tensões conflitos entre os atores, mestres, homens e mulheres, mestres e alunos (as), artesãos, administração, e a memória de implementação do programa. Desse modo, pude compreender o Polo Joalheiro como um lugar de memórias e histórias repletas de significados existenciais, manifestos nas múltiplas experiências de sucesso de realizações pessoais, profissionais e comerciais, no âmbito do criar e fazer joias artesanais.Tese Acesso aberto (Open Access) “Confuso e intrincado labirinto”: fronteira, território e poder na Ilha Grande de Joanes (séculos XVII e XVIII)(Universidade Federal do Pará, 2016-08-15) DIAS, Joel Santos; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952A ilha do Marajó ou ilha Grande de Joanes teve papel importante no processo de colonização da Amazônia portuguesa. Sua posição geográfica foi considerada estratégica para garantir a segurança e o abastecimento das terras localizadas na fronteira norte, além de contribuir direta e indiretamente na expansão da fronteira com os limites espanhóis. Da mesma forma, teve papel destacado no fornecimento de gêneros e de gado para abastecer as áreas vizinhas, sobretudo, a capital do Estado. O contingente de mão de obra disponível era significativo e supriu por um bom tempo as necessidades dos moradores de da própria Coroa, devido a intensa atividade missionária desenvolvida com os índios daquele arquipélago. No período pombalino, os antigos aldeamentos se converteram em vilas e as populações indígenas que ali viviam passaram a ser inserida numa nova relação de trabalho direcionada a garantir a continuidade de seu papel. A resistência dos índios do Marajó e sua constante movimentação na fronteira com o território francês foram sistematicamente contidas pelas autoridades portuguesas em diferentes momentos de tensão com os franceses da Guiana.Tese Acesso aberto (Open Access) A cozinha mestiça: uma história da alimentação em Belém (fins do século XIX a meados do século XX)(Universidade Federal do Pará, 2016-08-29) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957A tese parte da percepção de que se faz necessário refletir sobre a ideia da chamada comida regional como mais original, por vincular-se a uma tradição culinária dos grupos indígenas. A pesquisa revelou que, ao contrário do que se pensa, a comida regional que hoje se entende por típica é fruto de mestiçagens ocorridas ao longo do tempo. Aliás, as formas de consumo dos grupos indígenas sofreram inúmeras trocas e misturas nos ingredientes e formas de preparo. Desse modo, a presente tese demonstra como tais hibridismos ocorreram também para além dos pratos regionais. Assim, o trabalho investiga a cozinha paraense de fins do século XIX e meados do século XX, demonstrando como era resultado de inúmeras trocas alimentares. Visando a constituição de nossos argumentos fizemos um contexto dos espaços de venda de produtos e de alimentação na cidade de Belém, através dos estabelecimentos e diversos sujeitos que circulavam pela capital paraense. Seguimos com uma discussão sobre como os livros de receitas e receituários publicados na cidade eram influências das cozinhas e livros europeus, identificando tal realidade a partir das receitas e ingredientes. Por fim, a discussão sobre como a comida paraense é mestiçada e como os cardápios e menus encontrados na cidade neste momento nos mostram hábitos alimentares repletos de mestiçagem em uma cidade que ainda não fazia uso de seus pratos como identificador de sua cultura.Tese Acesso aberto (Open Access) Os espectadores: história, sociabilidade e cinema em Belém do Pará na década de 1950(Universidade Federal do Pará, 2016-09-15) CARNEIRO, Eva Dayna Felix; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231As sociabilidades constituídas por meio das reuniões promovidas pelo cineclube, às longas conversas versando sobre a crítica de cinema ou a respeito de livros de referência, a convivência nas redações de jornais e revistas favoreceram a vivência de momentos marcantes comuns, com potencial para produzir significados, impressos de forma indelével em suas condutas e em suas percepções sobre a arte e a vida. A convivência implicava no contato com uma série de referências e modelos próprios da análise cinematográfica, e que surtirão efeitos na produção escrita daqueles que compartilhavam desse ritual cinéfilo. Os Espectadores dialogavam com aquilo que estava sendo lido e discutido em agremiações com características similares em diferentes regiões do país. Uma geração cinematográfica oriunda em sua maioria dos meios universitários, e que também estava localizada historicamente. Em um momento em que se vivia a plena profusão da cinefilia brasileira, temas caros como o da qualidade do cinema nacional, bem como as preocupações quanto a uma educação do olhar, montagem e neorrealismo italiano, também despertavam o interesse dos cineclubistas do Norte. Que da Belém dos anos de 1950, sofriam as mazelas de não dispor de uma estrutura que permitisse maior autonomia tanto da Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, quanto do circuito exibidor comercial. Os membros do primeiro cineclube de Belém estavam ligados também pelo partilhamento de uma rede de significados, que antes da visualização das imagens já estava posto, lançando assim um olhar que sofria interferências de uma série de símbolos e significados, bem como de uma noção particular de arte e estética. Maneira de ver que por seu turno, também será influenciada por elementos integrantes do universo de significações característicos ao cinema, seguindo para isso um fluxo dinâmico em que tanto o cinema influencia na escrita, quanto o olhar sobre o filme é influenciado pela formação intelectual. As aproximações com a literatura, presente no primeiro cineclube de Belém, conduzem a reflexões sobre a forma como seus membros mediavam relações entre cinema e a construção literária.Tese Acesso aberto (Open Access) José Sidrim (1881-1969): um capítulo da biografia de Belém(Universidade Federal do Pará, 2017-03-20) MATOS, Ana Léa Nassar; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420Percorrendo o itinerário do engenheiro arquiteto José Sidrim, auto exilado de Fortaleza, Ceará, para se estabelecer em Belém do Pará, no início do século XX, procurou-se através da narrativa histórica reconstituir a sua própria fábula, tendo como pano de fundo a história da cidade e, ao mesmo tempo, a participação deste personagem na sua construção. Tomou-se como ponto essencial a sua relação com o intendente Antonio Lemos, na sua condição de funcionário municipal e de amigo próximo, além das outras amizades que daí decorreram, enfatizando-se o seu desenvolvimento profissional, o repertório de sua produção arquitetônica como um representante do ecletismo do Pará.Tese Acesso aberto (Open Access) Rumo ao Boulevard da Republica: entre a cidade imperial e a metrópole republicana(Universidade Federal do Pará, 2017-04-05) NUNES, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420A tese tem por objeto investigar a urbanização às margens da Baía do Guajará, do Boulevard da República. O objeto da pesquisa será entender qual é o sentido dessa transformação e mostrar como esse espaço tomará nova forma. Como essa rua que fica ao lado de um porto vai adquirindo sentidos diferentes em momentos diversos na vida da cidade. Demonstrar a importância na reorganização do espaço, onde a nova ordem econômica formada por comerciantes, seringalistas, financistas e profissionais liberais direcionou a remodelação da cidade, sendo o poder público responsável em atribuir a tarefa de disciplinar e embelezar a cidade criando mecanismos que interferiram na vida cotidiana das pessoas. Um boulevard que está inserido na modernidade de sua época sendo equipado com materiais e edificações carregado de significados, se sobrepondo à cidade imperial e se pondo à uma cidade civilizada como o próprio período republicano.Tese Acesso aberto (Open Access) A paisagem como espólio: Arthur Frazão e o Grupo do Utinga (1940-1960)(Universidade Federal do Pará, 2018-04-19) MEIRA, Maria Angélica Almeida de; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231O presente trabalho se propõe a examinar o processo de constituição / atuação dos pintores do Grupo do Utinga e o papel por eles desempenhado no cenário cultural de Belém, nos anos 40 e 50 do século passado. Determinante na condução deste processo, o pintor Arthur Frazão assume posição central nesta discussão. Além de documentos oficiais do Governo do Estado do Pará, jornais e revistas de circulação nacional publicados no século XX, os arquivos privados dos artistas Arthur Frazão e Ruy Meira constituem-se como fontes primárias para esta pesquisa. A arte, a identidade e narrativa visual na Amazônia também serão observadas a partir das obras deste grupo de artistas.Tese Acesso aberto (Open Access) Filhos da princesa do sertão: representações da masculinidade na imprensa em Caxias/MA durante a primeira república(Universidade Federal do Pará, 2018-05-18) RIBEIRO, Jakson dos Santos; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730O presente trabalho buscou problematizar as representações acerca da masculinidade na cidade de Caxias/MA, a luz da imprensa no contexto da Primeira República. Nesse ínterim, os jornais, divulgavam através de notícias sobre violência, moda, propagandas de remédios e alcoolismo as diversas performances masculinas que circulavam em Caxias. As representações masculinas eram assim construídas, compreendidas e classificadas entre o ideal e a desordem em vista das suas práticas. Para discutir essas questões trabalhei com categorias como gênero e masculinidades abastadas e masculinidades dos segmentos populares, como uma maneira encontrada para compreender através da imprensa, a composição das representações dos comportamentos dos homens que eram exaltados e, os que deveriam ser coibidos no bojo das relações sociais marcadas pela classe social e pela cor.
