Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6869
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2010 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH por Orientadores "COSTA, Antonio Maurício Dias da"
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Tese Acesso aberto (Open Access) "Football suburbano e festivais esportivos": lazer e sociabilidade nos clubes de subúrbio em Belém do Pará (1920-1952)(Universidade Federal do Pará, 2016-04-29) GAUDÊNCIO, Itamar Rogério Pereira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361O presente estudo trata da análise sobre a prática e a popularização do futebol a partir dos clubes de subúrbio, na cidade de Belém do Pará, durante os anos de 1920 à 1952. Dessa forma, mapeamos a urbe a partir desses clubes de futebol nos seus variados bairros com objetivo de analisar a dinâmica da prática esportiva que construiu um processo de popularização do futebol. Um fato que se alicerçou através da quantidade de clubes de futebol e a experiência dos sujeitos que participavam ativamente da construção do lazer e da prática esportiva nesse espaço urbano. O aumento do número de festivais juntamente com o trabalho da imprensa esportiva, a circulação de diversos grupos sociais, proporcionou ao longo dos anos a construção de um processo de popularização do football na cidade que fortaleceu o esporte em torno do Clube do Remo e do Paysandú. No entanto, ao levantar fontes jornalísticas, consegui perceber que apesar dos discursos serem inerentes a prática de quem escreve nos jornais, existia um ponto em comum, que era a prática de futebol nos variados locais da cidade. Havia indícios de que sujeitos de bairros populares como o Jurunas, Sacramenta, Pedreira e Telégrafo participavam mesmo que indiretamente das partidas realizadas no largo de São Braz ou na Praça Batista Campos. A ideia da tese passa pelo estudo do futebol que se popularizou a partir de um conjunto de fatores que também estava aliado a experiência dos sujeitos nos clubes dos bairros apresentados pela imprensa, durante o contexto histórico da época, como populares ou suburbanos, e não somente pela dupla Re x Pa.Tese Acesso aberto (Open Access) Jazzes e Banguês: um estudo sobre a música e a sociedade do Baixo Tocantins (1940 – 1970)(Universidade Federal do Pará, 2025-01-17) SINIMBÚ, Renato Pinheiro; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264A pesquisa tem como objetivo explorar a interação entre música, cultura e sociedade na região do Baixo Tocantins, Pará, entre 1940 e 1970. Para isso, focaliza duas formações musicais locais: os Jazzes, com influência cosmopolita e ligada à modernidade, e os Banguês, marcados pela tradição rural e comunitária. O estudo busca demonstrar como essas práticas musicais coexistiam e dialogavam em um contexto de transformações sociais e econômicas, incluindo o advento do rádio. Os Jazzes, originados em influências norte-americanas, representavam o entretenimento moderno e eram associados às elites locais. Já os Banguês incorporavam instrumentos e ritmos artesanais, relacionados às festividades religiosas e à tradição afrodescendente. Contudo, apesar de possuírem características contrastantes, ambos contribuíram para a construção de uma identidade musical única, refletindo tensões entre modernidade e tradição. Utilizando a história oral, análise documental e comparativa, esta tese também busca discutir o papel da música na formação de hierarquias sociais, nos espaços de lazer e na inclusão de músicos negros na sociedade local. Por último, enfatiza que a música foi um elo entre o rural e urbano capaz de promover negociações culturais e transformações identitárias que caracterizaram a história social da região.Tese Acesso aberto (Open Access) Pela margem da cidade: lazer, sociabilidades e controle social no subúrbio belenense em meados do século XX(Universidade Federal do Pará, 2024-02-23) GOMES, Elielton Benedito Castro; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264Esta é uma pesquisa situada no campo da história social da Amazônia. Seu foco são as experiências de lazer e sociabilidade dos moradores de bairros suburbanos de Belém do Pará, em meados do século XX, especificamente nos bairros do Guamá, da Condor e do Jurunas, os três contíguos e localizados à margem do rio Guamá. Além das práticas e percepções dos moradores no campo do lazer e da sociabilidade, destacam-se também as ações de agentes de segurança pública dedicados ao controle e à repressão aos modos pelos quais os habitantes fruíam e participavam dos eventos de lazer e entretenimento por eles promovidos. As fontes históricas consultadas foram recortes jornalísticos – disponíveis para pesquisa em bibliotecas e arquivos públicos de Belém –, crônicas e romances de caráter memorialístico que produzem versões sobre a cidade do passado, bem como relatos orais de homens e mulheres que viveram na capital paraense em meados do século XX e experimentaram nesse período, aos seus modos, no quadro urbanístico e no contexto sociocultural, a efervescência da vida urbana em festas de santo, cabarés, terreiros juninos, agremiações carnavalescas, casas de festas dançantes, dentre outros.Tese Acesso aberto (Open Access) Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968)(Universidade Federal do Pará, 2016-03-03) BEZERRA, José Denis de Oliveira; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361Este trabalho objetiva analisar as práticas culturais teatrais em Belém do Pará (1941- 1968), a partir de ideologias e ações dos movimentos de teatro amadores e de estudantes, fundamentados no princípio de transformar a cena local. O suporte documental desta pesquisa constitui-se a partir do levantamento de fontes em instituições públicas, acervos pessoais, sites e produção bibliográfica de estudiosos brasileiros. Com base nesses documentos, procuramos refletir como os espetáculos (produtos poéticos) dialogaram com a conjuntura sociopolítica paraense e brasileira da época. Os princípios estéticos dos intelectuais e artistas desse referido movimento cultural revelam importantes percepções e ações “modernizantes” e de “vanguarda” sobre a cultura e a arte. Por isso, consideramos que a produção proposta pelo Teatro do Estudante do Pará (1941-1951), o Norte Teatro Escola do Pará (1957-1962) e o Serviço de Teatro da Universidade do Pará (1962-1967) entraram em confronto com outras formas cênicas, representantes do que definimos como tradição, principalmente as ligadas às práticas do teatro comercial e popular. Por fim, concluise que durante três décadas do século XX, a cena teatral paraense vivenciou atividades no setor da produção cultural, articuladas e fundamentadas nos princípios da erudição, propostos por esses grupos. Os subsídios do Estado, a qualificação dos artistas, a potencialidade renovadora da arte, entre outros motivaram os “vanguardistas” a pensar e fazer do teatro um campo importante de mobilização artística e intelectual na sociedade paraense.
