Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2297
O Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pertence ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Doutorado em Ciências – Desenvolvimento Socioambiental iniciou em 1994, absorvendo o debate crítico de ponta na época nos temas sobre desenvolvimento, planejamento e questões ambientais.
Navegar
Navegando Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA por Orientadores "ARAGÓN VACA, Luis Eduardo"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Análise dos circuitos de produção, reprodução e subsistência do transporte hidroviário de passageiros nas ilhas da Região Metropolitana de Belém: uma contribuição para a revitalização do setor(Universidade Federal do Pará, 2011-03-25) FERREIRA, Regina Célia Brabo; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a funcionalidade do sistema de transporte hidroviário de passageiros nas ilhas da Região Metropolitana de Belém (RMB). Buscou-se uma construção teórica baseada, principalmente, nas abordagens de Milton Santos, Pierre Bourdieu, Associação Nacional de Transportes Públicos e Eduardo Vasconcellos. A partir desse referencial a tese explica que as condições de transporte hidroviário em geral estão relacionadas com teorias de divisão do espaço onde o poder de consumo e renda é o que determina a integração espacial do indivíduo. E que, portanto, o serviço de transporte nas ilhas da RMB, operado pela lógica do mercado, exclui espacialmente quem não tem esse poder. O conhecimento dessa realidade foi baseado em pesquisa de campo em 20 ilhas da RMB. Utilizaram-se as técnicas de observação e entrevista para explicar a dinâmica dos deslocamentos dos ribeirinhos, identificando circuitos de produção, reprodução e subsistência. Os primeiros assemelham-se com a teoria de Milton Santos de circuito superior, representado por Belém, e inferior, representado pelas ilhas. O circuito de subsistência nasce dentro do circuito inferior a partir da forte relação que existe entre as próprias ilhas, sendo uma estratégia de deslocamento dos ribeirinhos para receber auxílios básicos de saúde, educação e transportes. Utilizou-se a análise fatorial para obter um ranking das ilhas segundo as condições de transporte e a análise de regressão para explicar que a demanda por viagens nas ilhas aumenta, basicamente, quando a renda e a população aumentam. As propostas para revitalização do setor do transporte hidroviário resultou na identificação de novas rotas de transporte e melhorias na infraestrutura de trapiches e embarcações.Tese Acesso aberto (Open Access) Avaliação da sustentabilidade do desenvolvimento do município de Altamira (PA) sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) das Nações Unidas utilizando a ferramenta barômetro da sustentabilidade(Universidade Federal do Pará, 2024-02-26) QUINTELA, Patrick Diniz Alves; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963Nas últimas décadas, acentuam-se os debates relacionados aos danos ambientais que vêm provocando transformações em nível global conforme compreensão da finidade dos recursos naturais. A Amazônia figura como protagonista quando se pensa em proteção ao patrimônio ecológico global. Dada sua importância, a maior floresta tropical do mundo vem sendo contemplada com diversas projeções com o fito de preservá-la. Altamira é um município situado no centro da Amazônia Legal e figura como reflexo das principais problemáticas enfrentadas nesse território. Populações tradicionais coexistem com o agronegócio, sendo ambos inundados por grandes projetos, ainda que um lado se beneficie mais. O rural e o urbano também proporcionam ao município um contraste que o torna especialmente difícil para apontar ou mesmo definir o que seria sustentável. Apesar dos inúmeros conflitos que nem de longe permitem homogeneizar este território, esta tese buscou realizar uma análise socioambiental com base nos eixos do Bem-estar humano e Bemestar ambiental, de cunho multidisciplinar, para o município de Altamira, tomando por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pelo Programa das Nações Unidas sobre Desenvolvimento (PNUD), e assim avaliar os principais entraves para o pleno desenvolvimento sustentável do município. Para obtenção dos resultados, empregou-se a metodologia denominada Barômetro da Sustentabilidade (BS), fruto das grandes convenções globais que debatem os cursos que tomam as dimensões sociais, econômicas e ambientais. Os resultados obtidos revelam que Altamira apresenta nível intermediário para sustentabilidade e refletem a necessidade de um olhar do poder público aos indicadores relacionados ao grande eixo socioecômico, assim como a necessidade de elaborar estratégias para sanar e conter os problemas relacionados ao grande eixo ambiental. Concluiuse, então, que Altamira está distante de alcançar as metas estabelecidas pela Agenda 2030, mas que apresenta fôlego e tem demonstrado sutis mudanças que caminham para alcançar tais objetivos. Por fim, ainda que possivelmente limitada, esta tese teve como pretensão datar um resultado e criar base para futuras pesquisas que tenham como objetivo analisar, acrescentar ou mesmo refutar resultados obtidos para o município de Altamira.Tese Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a migração de japoneses para a Amazônia peruana e sua continuação para a Amazônia brasileira(Universidade Federal do Pará, 2014-05-29) SILVA NETO, Francisco Rodrigues da; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963A chegada de imigrantes japoneses ao Peru, a bordo do navio Sakura Maru, em 1899, para trabalharem nas fazendas da costa peruana, coincide com os anos áureos da exploração da borracha na Amazônia, o que fez essa região atrativa aos migrantes que não permaneceram nessas fazendas. No mesmo ano da chegada do navio Sakura Maru, 91 desses imigrantes se deslocaram para o atual departamento de Madre de Dios ao sul da Amazônia peruana. Passado o ciclo da exploração da borracha, muitos imigrantes japoneses permaneceram na Amazônia e em Madre de Dios se estabeleceram ao redor de Puerto Maldonado, surgindo uma próspera comunidade japonesa que se mantêm até hoje. Na época da exploração da borracha alguns japoneses migraram para o atual estado do Acre (Brasil), chamados de Peru kudari (os descidos do Peru), mas poucos se fixaram, espalhando-se, após a queda da economia da borracha, por outros lugares do Brasil e outros países. Assim, esta tese pretende demonstrar que a migração de japoneses para o departamento de Madre de Dios, na Amazônia peruana, e o surgimento e consolidação de uma comunidade de japoneses em Puerto Maldonado (capital desse departamento), foram causados por três fatores principais: 1) Uma política contínua em prol da imigração japonesa para o Peru durante as primeiras décadas do século XX voltada para prover mão-de-obra nas fazendas de cana-de-açúcar e algodão da costa; 2) Envolvimento dos imigrantes japoneses em atividades econômicas demandadas durante a expansão da exploração da borracha na Amazônia peruana; e 3) Fortalecimento dessas atividades após a queda da economia da borracha para garantir o fornecimento de produtos necessários à população remanescente, inclusive, substituindo produtos não mais importados ou fornecidos por grandes empresas. Esses fatores não foram encontrados entre japoneses que avançaram até o Acre (Brasil), não conseguindo, portanto, a fixação de comunidades japonesas que permanecessem até a atualidade. As fontes utilizadas para a realização do estudo foram compostas de literatura sobre os movimentos migratórios internacionais, dados dos censos peruanos e brasileiros, jornais da época, documentos diplomáticos, e relatórios provinciais, entre outras. A tese é um estudo de demografia histórica utilizando dados quantitativos e qualitativos, na busca da compreensão do processo histórico do objeto pesquisado, com intuito de explicar os desdobramentos que ocorreram nas comunidades de imigrantes japoneses tanto em Madre de Dios (Peru) quanto no Acre (Brasil).Tese Acesso aberto (Open Access) “Eu voltei, agora pra ficar!”: um estudo sobre as estratégias empreendedoras adotadas por dekasseguis retornados no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-03-07) FERNANDES, José Augusto Lacerda; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963Consoante a importância da atividade empresarial para o desenrolar das migrações de retorno, sobretudo no que se refere a mitigação dos riscos e problemas tipicamente vivenciados pelos protagonistas de tais deslocamentos, esta tese objetivou compreender e explicar o processo de formação das estratégias empreendedoras adotadas por dekasseguis retornados no estado do Pará. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso eminentemente qualitativo, utilizando-se um conjunto amplo de dados, com destaque para as narrativas obtidas através de entrevistas semiestruturadas, procedidas não somente com indivíduos que criaram negócios após regressarem do Japão, mas também com gestores de organizações envolvidas com o movimento dekassegui em um sentido mais amplo. Os achados obtidos permitiram elaborar um modelo de análise bastante amplo e de caráter multiescalar, que promove um entendimento mais denso sobre as trajetórias migratórias e as iniciativas empresariais observadas, capaz de captar uma série de elementos que se confluem no processo de criação e desenvolvimento das estratégias em vista. Através dele, foi possível defender a tese que: as estratégias empresariais adotadas pelos dekasseguis retornados foram formadas por combinações entre oportunidades e restrições de caráter econômico, sociocultural e político/institucional existentes em cada etapa de seus trajetos migratórios, bem como, pelo contexto espacial e temporal em que suas escolhas e ações ocorreram. O que reforça, por sua vez, a necessidade de se utilizar abordagens sociológicas e métodos complementares no estudo desses fenômenos. Além, é claro, de proporcionar um conjunto de considerações e recomendações interessantes aos estudiosos do tema e os praticantes do campo: aspirantes a dekasseguis, dekasseguis retornados que já tenham iniciado seus próprios negócios, líderes de associações nikkeys, gestores de órgãos federais e estaduais, entre outros.Tese Acesso aberto (Open Access) Guyanese migration and remittances to Guyana: a case study if their potentials and challenges for Guyana's economy(Universidade Federal do Pará, 2012) CORBIN, Hisakhana Pahoona; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963Este estudo de caso de método misto foi realizado com foco nas potencialidades e desafios da migração e remessas para a economia da Guiana. O estudo examinou, descreveu e analisou os principais fluxos migratórios da Guiana, que continuam a levar a fluxos de remessas monetárias e não monetárias para o país. Questionários, entrevistas, discussões em grupo, registos de arquivo, e observações (direta e participante) foram utilizados para obter uma compreensão aprofundada da questão em estudo. O estudo confirmou que 56% da população da Guiana foi perdida para a migração. Como os guianeses continuam a migrar, existem maiores fluxos para os EUA, o Canadá e o Reino Unido. O estudo confirma que as remessas não monetárias correspondem a aproximadamente 13% das remessas monetárias para a Guiana. O estudo confirma também uma dependência significativa das remessas pelas famílias para satisfazer suas necessidades básicas, o que confirma ainda mais a vulnerabilidade da economia da Guiana em resposta aos choques nas economias dos EUA, do Canadá e do Reino Unido. Apesar de esses fluxos de migrantes e remessas, nenhuma política sobre a migração e as remessas foram incorporadas às políticas de desenvolvimento para desbloquear os benefícios potenciais para a economia da Guiana. Embora as dimensões das migrações, como fuga de cérebros eram e ainda são, por vezes percebidas como um obstáculo ao desenvolvimento, este estudo confirma que a migração e as remessas podem ter um impacto positivo sobre a economia da Guiana se instrumentos de política adequados forem elaborados e integrados ao quadro global de desenvolvimento para a Guiana.Tese Acesso aberto (Open Access) Os Koutakusseis e os ideais do expansionismo japonês na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2018-11-30) MUTO, Reiko; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963Esta tese tem por objetivo geral analisar o processo migratório dos koutakusseis e sua relação com a política expansionista japonesa, assim como o perfil demográfico e socioeconômico do grupo koutaku que permaneceu na Amazônia brasileira e a contribuição socioeconômica e cultural desses imigrantes e de seus descendentes. Trata-se da história demográfica de um grupo de imigrantes japoneses, de mais de 500 pessoas, que se estabeleceu no município de Parintins, estado do Amazonas, na década de 1930. O estudo de caso visa dar uma explicação das motivações que engendraram a vinda desse grupo para a Amazônia e a ligação causal da intervenção política na vida desses imigrantes, que viveram um período cambiante e turbulento da geopolítica nacional e global marcado pela xenofobia e racismo institucional, bem como as razões pelas quais eles não conseguiram se estabelecer como colônia agrícola no estado do Amazonas, a exemplo do que aconteceu com a colônia de Tomé-Açu, no Pará. Adotou-se o método indutivo nas interpretações teóricas e empíricas do fato investigado, tendo como instrumental teórico-metodológico a abordagem interdisciplinar. Conclui-se que o idealismo de colonização conduzido pelo político Tsukasa Uyetsuka, o sonho da cultura da juta de Kotaro Tuji e a saga das famílias koutaku estão relacionados ao momento histórico de transição do Japão feudal para o expansionismo territorial e econômico. No entanto, a mobilidade desses imigrantes para a Amazônia nada tem a ver com o expansionismo militar japonês que aconteceu na Manchúria, China. Pode ser considerado um expansionismo comercial, pois se tratava de um empreendimento de colonização agrícola, em vista da concessão de terras devolutas oferecidas espontaneamente pelo governo amazonense, que procurava alternativas para superar o marasmo econômico após a crise da borracha.Tese Acesso aberto (Open Access) O papel das redes sociais na migração contemporânea de gaúchos em Roraima(Universidade Federal do Pará, 2012) STAEVIE, Pedro Marcelo; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963O presente trabalho teve como objetivo central entender e explicar o papel das redes sociais na migração contemporânea de gaúchos em Roraima. Desde os anos 1960 há um incremento de pessoas nascidas no Rio Grande do Sul residindo neste estado. Durante os anos 1970, 1980 e 1990 alguns incentivos e chamarizes foram fundamentais para a ida de gaúchos para Roraima, a saber: Projeto Rondon, Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Maria, a Polícia Militar de Roraima, as Forças Armadas e os projetos de colonização agrícola. Atualmente, a priori não se verificam elementos que possam chamar gaúchos para irem residir em Roraima. Ainda assim o fluxo de gaúchos se deslocando para aquele estado tem crescido constantemente. Buscamos entender por que isso tem acontecido. Acabados os incentivos e chamarizes a migração de gaúchos a este estado tão diferente e com tão poucos atrativos continua aumentando. É isso que buscamos compreender e explicar na presente pesquisa. A pesquisa foi focada nos gaúchos que chegaram a Roraima entre 2000 e 2011. Foram levantadas as histórias de 28 chefes de famílias de gaúchos residindo em Boa Vista, mais outras 10 histórias de chefes de famílias de gaúchos residindo nessa cidade que haviam chegado nos anos 1970, 1980 e 1990, para fins comparativos. A caminhada metodológica teve como principal base de análise os relatos orais concedidos pelos entrevistados, além das pesquisas documentais e bibliográficas e dados populacionais oficiais. Entretanto, para entendermos a migração como um fato social total primeiro foi feita uma análise histórica das transformações socioeconômica e demográficas das sociedades de origem e destino (RS e RR). Num segundo momento foi feito um levantamento histórico sobre a ida de gaúchos em direção a Amazônia e para Roraima em particular nas décadas de 1970 e 1980. Por fim a análise da migração contemporânea de gaúchos para aquele estado a partir dos relatos orais dados pelos entrevistados. Os resultados da pesquisa indicam o papel central que as redes sociais de parentesco, amizade e conterraneidade têm neste movimento migratório, além de cruciais para a adaptação e permanência destes migrantes em solo roraimense. Dadas as condições e estrutura econômica de Roraima, a pesquisa aponta que os gaúchos que tem chegado a Roraima atualmente vão através das relações sociais que tem com outros gaúchos já residentes no estado. Não fossem esses laços os gaúchos não estariam indo morar em RoraimaTese Acesso aberto (Open Access) Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos; ARAGÓN VACA, Luis Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2713210031909963O objetivo desta pesquisa é analisar, numa ótica interdisciplinar, as desigualdades no sistema de transporte geradas pela implantação do Distrito Industrial de Barcarena (DIB), entre o sistema disponível para o transporte necessário aos grandes empreendimentos instalados e o sistema oferecido para o transporte necessário das comunidades tradicionais e demais pessoas marginalizadas pela implantação do DIB, equipamentos que impactam na melhoria do nível de renda municipal (crescimento econômico), sem gerar desenvolvimento, melhoria dos serviços públicos em geral, e no do transporte de pessoas e cargas em Barcarena, em particular. A tese relaciona os planos de desenvolvimento para Amazônia, seus objetivos, agestão dos governos e o tratamento dado ao sistema de transporte na forma desigual, com favorecimento às empresas. Essa realidade foi compreendida e analisada a partir da pesquisa de campo nos cinco distritos municipais, quando foram realizados procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. Dessa maneira, mesmo diante da preferência pela logística empresarial, foi percebido o reduzido investimento em infraestrutura, o principal fator de reivindicação por parte das empresas, para atingirem maior rentabilidade a cada ano. De outro modo, mesmo que existam planos de desenvolvimento e mobilidade urbana inovadores e atualizados, não são aplicados e a população é deslocada para espaços periféricos, ficando isolada e desprovida do atendimento de políticas públicas em serviços de transporte. Isso é resultado da ausência de ações coletivas que reduzam as desigualdades por transporte, sinal da baixa convergência de objetivos da gestão municipal, empresas e sociedade civil, que beneficiem o sistema de transporte. O sistema de transporte que atende apopulação permaneceu na mesma operacionalidade, indiferente às mudanças espaciais a partir dos anos de 1980, em especial o transporte fluvial, que por suas características estimula e preserva a solidariedade, identidade cultural, cidadania e rede comunitária; elementos que fortalecem as memórias coletivas e redefinem fronteiras que identificam a sua importância para a vida em Barcarena e na Amazônia.
