Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por Orientadores "CARMO, Eunápio Dutra do"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de desempenho funcional no âmbito do MPC/PA: um diagnóstico a partir da percepção dos servidores da instituição(Universidade Federal do Pará, 2023-10-25) COSTA, Bruna Aline Bentes da; CARMO, Eunápio Dutra do; http://lattes.cnpq.br/7347286742599751A presente dissertação aborda a avaliação de desempenho funcional no âmbito do Ministério Público de Contas do Pará (MPC/PA), órgão que implementou esse processo em 2018 e desde então não realizou nenhum diagnóstico a respeito. Além disso, a temática, embora seja mais difundida na iniciativa privada, tem obtido destaque no serviço público. Desse modo, diante da relevância do assunto, a pesquisa foi norteada pela seguinte questão: Na percepção dos servidores do MPC/PA, o que o diagnóstico da avaliação de desempenho funcional revela para o aprimoramento do processo? Tendo como objetivo geral avaliar a percepção dos servidores do MPC/PA em relação ao atual processo de avaliação de desempenho funcional no sentido do aprimoramento do instrumento de avaliação. Nessa direção, os objetivos específicos delineados para o estudo foram: a) Identificar os limites e desafios da sistemática de avaliação de desempenho funcional realizada pelo MPC/PA e b) Detectar ações que possam ser adotadas pelo MPC/PA a fim de aprimorar o processo de avaliação de desempenho dos servidores. A abordagem teórica utilizada perpassa pela concepção da avaliação de desempenho ao longo da evolução da gestão de pessoas, os limites, os desafios e a sua relação com a gestão pública, bem como pelas diversas reformas promovidas no âmbito da administração pública durante esse período. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, sendo realizada por meio de questionário, o qual, além do perfil do participante, também apresentava seis eixos relacionados ao processo de avaliação de desempenho: aspectos gerais, cultura, liderança, remuneração, equipe e justiça. O instrumento de pesquisa foi direcionado a todos os servidores do MPC/PA e obteve a participação de 68 respondentes de uma população de 77 pessoas. Dentre os principais resultados, a percepção dos servidores evidenciou o desejo de que o processo de avaliação de desempenho seja reformulado e aprimorado, a contribuição para o aprimoramento funcional, a liderança das chefias, os benefícios e dificuldades de se atrelar a remuneração aos resultados da avaliação de desempenho, a imaturidade organizacional em relação à avaliação de desempenho e o desejo dos servidores em avaliar as chefias imediatas. Com base nisso, foi possível mapear os limites e desafios da sistemática de avaliação de desempenho do MPC/PA e propor a adoção de ações para o aprimoramento do processo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Formação Humana Integral no contexto de vulnerabilidade social: contribuições da interface educação e psicologia no protagonismo do ensino profissional no IFAP- Laranjal do Jari(Universidade Federal do Pará, 2023-05-14) PEREIRA, Carmem Ângela Tavares; CARMO, Eunápio Dutra do; http://lattes.cnpq.br/7347286742599751A educação profissional, cientifica e tecnológica é hoje uma realidade em todos os estados brasileiros, devido à expansão evidenciada a partir da criação em 2008 dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, trazendo consigo um novo modelo de educação profissional para o país, com gestão pedagógica e curricular diferenciada, tendo dentre suas diretrizes educacionais, o desenvolvimento da formação humana integral capaz de impulsionar o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes na educação profissional, cientifica e tecnologia. O objeto deste estudo perpassa pela ação educacional e as contribuições da psicologia social para a formação profissional tecnológica de estudantes que vivem em contexto de vulnerabilidade social. O problema de pesquisa centra-se no seguinte questionamento: Como a interface educação e psicologia social pode contribuir na formação humana integral para o protagonismo no ensino profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- IFAP, considerando as vulnerabilidades sócio histórica na região do Vale do Jari? O objetivo geral busca: analisar a formação humana integral a partir da interface educação profissional, científica e tecnológica e psicologia social na perspectiva da promoção do protagonismo no ensino profissionalizante em contexto de vulnerabilidade social. A metodologia de trabalho contemplou pesquisa bibliográfica, documental, de abordagem qualitativa, método descritivo exploratório, o questionário utilizado foi do tipo escala Likert. Os resultados revelaram a percepção dos servidores acerca da formação humana integral na educação profissional no IFAP-Campus Laranjal do Jari, a partir do olhar na interface de uma psicologia social de visão decolonial. O estudo reafirma a necessidade de tornar a educação profissional, cientifica e tecnóloga ainda inclusiva, não apenas numericamente representativa, mas principalmente, protagonista num ensino que respeite a diversidade humana, levando em consideração a ideologização de dominação e exploração deixados na história. Portanto, o fortalecimento das instâncias populares que ocorrem nos grupos populares, principalmente dos grupos excluídos dos processos civilizatórios dominantes, é parte essencial na educação. Tornar a ação educativa o lugar privilegiado para o resgate de memória de lutas, num trabalho de valorização e potencialização das relações, capaz da verdadeira transformação das desigualdades e das violências sociais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A realidade do teletrabalho na UFPA: limites e desafios(Universidade Federal do Pará, 2022-06-02) SANTOS, Edilza Costa dos; CARMO, Eunápio Dutra do; http://lattes.cnpq.br/7347286742599751Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, o mundo passou por grandes transformações e uma delas se deu no contexto do mundo do trabalho e das relações trabalhistas, com a adoção do teletrabalho na maioria das organizações privadas e públicas. Assim, a Universidade Federal do Pará estabeleceu, em abril de 2020, a adoção de jornada laboral somente em regime de teletrabalho. Neste cenário, esta pesquisa objetivou analisar os impactos do teletrabalho na vida pessoal e profissional do servidor técnico-administrativo, do cargo de Assistente em Administração da UFPA, no contexto da pandemia. Para isso, buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: “em que condições os servidores técnico administrativos, do cargo de Assistente em Administração, desenvolveram suas atividades na modalidade de teletrabalho no contexto da pandemia?”. Esta dissertação aborda uma temática bastante atual e sua relevância justifica-se porque este modelo de trabalho foi adotado em um contexto totalmente peculiar: de pandemia e de precarização do trabalho. A pesquisa é de natureza quantitativa e caracteriza-secomo aplicada, exploratória e descritiva, sendo realizada mediante levantamento survey, por meio da aplicação de questionário. Os resultados demonstram que os servidores foram impactados pelo teletrabalho (conflito entre trabalho e vida familiar; realização de trabalho em horário não comercial; necessidade de montar estrutura organizacional; sobrecarga de trabalho e problemas de saúde mental, estes dois últimos principalmente para as mulheres, entre outros). No entanto, a percepção dos respondentes é que houve melhoria na qualidade de vida, o que nos permite inferir que os teletrabalhadores não conseguem perceber ainda os lados obscurecidos desta modalidade de trabalho (violação de direitos, não desconexão laboral, jornadas longas, privação de liberdade). Logo, é imperativo pensar e buscar mecanismos em prol da saúde e qualidade de vida no trabalho, como recomenda a Organização Internacional do Trabalho ao defender a importância do trabalho decente. Esses aspectos devem ser constantemente almejados, principalmente diante dos impactos psicossociais múltiplos, com efeitos sistêmicos causados pelo teletrabalho, tão presentes na sociedade contemporânea, uma “sociedade do cansaço”.
