Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC
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Navegando Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC por Afiliação "CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Publicidade digital : apropriações e implicações na atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará no contexto da midiatização profunda(Universidade Federal do Pará, 2025-02-19) SOUSA, Thatianne Silva; VIEIRA, Manuela do Corral; http://lattes.cnpq.br/1758973354834768; https://orcid.org/0000-0003-2034-5359Este trabalho tem como temática a publicidade digital no contexto da midiatização profunda e como objeto empírico a opinião de publicitários de Belém do Pará. Sendo assim, as questões direcionadoras da pesquisa são: como os modos de produção e circulação da publicidade digital no contexto da midiatização profunda, que se dão de modo global, são apropriados em contextos locais e quais as implicações sobre a atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com metodologia de inspiração cartográfica e utilizamos como métodos, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e o trabalho de campo, com a aplicação da técnica de entrevistas pessoais semiestruturadas. O campo desenvolveu-se em três etapas, a saber: campo I, entrevistas com pesquisadores de publicidade, para compreensão da temática das transformações da publicidade no ambiente digital; campo II e campo III, entrevistas com profissionais publicitários, para identificar percepções sobre publicidade digital e implicações nas suas práticas. Os acionamentos teóricos realizados, para diálogo com as entrevistas de campo, foram de midiatização profunda e dataficação; midiatização na Amazônia; fluxo publicitário digital; transformações do campo e do trabalho publicitário; e formação e ética publicitária. Como resultados, a partir das entrevistas com os profissionais publicitários, identificamos que: eles têm compreensão sobre as transformações do fazer e circular da publicidade no digital, mas limitações nas questões relacionadas à regulação e regras das plataformas e, por vezes, de como atuar diante de dilemas éticos impostos pelo mercado; a publicidade em Belém do Pará enfrenta desafios que são próprios da região, exigindo equilíbrio entre relevância local e transformações globais; e, como principal achado, as relações entre formação acadêmica, ética publicitária e particularidades do contexto local, sendo pilares essenciais para compreensão e atuação publicitária no ambiente digital. Por fim, compreendemos que avançar na direção de uma publicidade relevante, formação e atuação ética, requer um (re)pensar constante das práticas publicitárias, sempre considerando as perspectivas das identidades locais e valorização regionais.
