Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Afiliação "Universidade Federal Rural da Amazônia"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de profissionais da área da saúde: um estudo com residentes do Hospital Ophir Loyola, Belém-Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) MATOS, Cristiana Guerra; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451Os estudos de comportamento informacional dedicam-se a identificar as necessidades informacionais, o modo de busca e o uso da informação pelos indivíduos do ponto de vista da informação como construção social, do indivíduo enquanto usuário e também fornecedor de informações na perspectiva cognitivista. Buscou-se conhecer o comportamento informacional dos residentes do Hospital Ophir Loyola por meio de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com a participação de 57 profissionais de saúde, residentes médicos e não médicos que responderam a questionário eletrônico a fim de conhecer suas necessidades de informação, comportamento de busca e uso da informação no cotidiano hospitalar a partir de modelo integrativo validado na Ciência da Informação e adaptado ao estudo. Os resultados foram tratados por meio da análise das categorias e mostraram que as necessidades de informação dos residentes referem-se aos cuidados com os pacientes, os principais sentimentos que lhes acompanham ao perceberem a necessidade informacional são: curiosidade, ansiedade e incerteza, a busca por informação se dá no momento em que os residentes sentem a necessidade. As bases de dados são as fontes de informação que buscam com mais frequência e as que os residentes mais confiam. O uso da informação recuperada pelos residentes é para a compreensão do problema clínico nas diferentes especialidades. O modelo integrativo utilizado permitiu o alcance dos objetivos propostos e a elaboração de diagrama do comportamento informacional dos residentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto organizacional da UFRA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-11) SOUSA, Letícia Lima de; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto da Biblioteca da UFRA campus Belém. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, fazer uma análise comparativa entre as bibliotecas da UFSC, UFRGS e UFRA e propor formas para a GC na biblioteca da UFRA. A metodologia usada foi a exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados sobre a temática. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas: comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes e entrevistas de saída. Podem ser usadas também as ferramentas: páginas amarelas, mapas conceituais e groupware. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas, ferramentas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A organização do conhecimento em repositórios institucionais da REDE NORTE (NORTE/RIAA): uma análise a partir da indexação(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) GOMES, Nilzete Ferreira; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960O tema desta pesquisa está centrado na Organização e Representação do Conhecimento, tendo como objeto de estudo a indexação nos repositórios institucionais da Rede Norte (NORTE/RIAA). Está situada no contexto contemporâneo da Ciência da Informação, da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, centrada no paradigma social (usuários/informação). Tem como objetivo geral colaborar com discussões para a área de Organização do Conhecimento a partir de reflexões sobre a Indexação em repositórios institucionais, e como objetivos específicos: estudar os conceitos de organização do conhecimento e de indexação em repositórios digitais institucionais; investigar o processo de indexação realizado nos repositórios da Norte/RIAA, por meio de questionário e diagnosticar os padrões de representação pela indexação, adotados nas Instituições da Norte/RIAA. Diante disto, a pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Tendo como método, o estudo de casos múltiplos, pois serão analisadas as instituições que compõem a Norte/RIAA. O universo da pesquisa são todas as treze 13 Instituições que fazem parte da Rede. Quanto ao instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário semiestruturado, aplicado por meio do formulário do google docs em novembro de 2019, baseando-se no questionário de Gomes (2015) e nas teorias principais de indexação de: Lancaster (2004), Rubi (2008, 2009), Fujita e Gil Leiva (2009), Dias e Naves (2013), Fujita (2016), Fujita et al. (2016) e de repositórios de: Leite (2009), Leite et al. (2012), Costa e Leite (2017), Sayão et al. (2009), Shintaku e Meireles (2010). Obteve-se como principais resultados: maioria dos repositórios da Rede Norte estão localizados no Estado do Amazonas; todos têm em sua equipe técnica pelo menos um bibliotecário; utilizam o software Dspace; não possuem diretrizes/políticas ou manual de indexação, fazem a indexação de forma específica; utilizam a linguagem natural; não realizam avaliação da indexação; na recuperação da informação utilizam os operadores booleanos e exibem os resultados de forma longa e por autor e título. Concluiu-se que os repositórios devem reconhecer a importância da política de indexação ou diretrizes para a padronização das informações nos repositórios; criar vocabulário próprio a partir da combinação da linguagem natural e controlada; proporcionar treinamentos mais efetivos à toda equipe dos RIs; avaliar a indexação nos repositórios. Com isso proporcionará uma recuperação da informação de forma efetiva e eficiente a todos os usuários da Rede Norte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Repositórios institucionais e curadoria digital: um estudo em universidades federais da Região Norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) BAÍA, Regiane Vanessa de Souza; Condurú, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre a curadoria digital inserida no contexto dos repositórios institucionais das universidades federais brasileiras, que promove o gerenciamento do objeto digital ao longo do seu ciclo de vida, com o objetivo geral de contribuir para a temática da curadoria digital em repositórios institucionais. Para isso, tem-se como objetivos específicos: a) investigar na literatura científica sobre repositórios institucionais e curadoria digital; b) identificar práticas de curadoria digital aplicadas nos repositórios institucionais; c) refletir sobre as práticas de curadoria digital desenvolvidas para a gestão dos objetos digitais nos repositórios institucionais de universidades federais da região Norte e, observando os repositórios da região Norte. A partir disso, como metodologia adotou-se a pesquisa de natureza bibliográfica, documental e descritiva, com abordagem quantitativa na coleta de dados e qualitativa na análise de dados; é caracterizada como um estudo de caso múltiplo, sendo enfocadas as práticas de curadoria digital utilizadas nos repositórios institucionais de universidades brasileiras, baseadas nas ações do ciclo de vida do Digital Curation Centre. Como técnica, foi utilizada a observação direta extensiva nos sites dos repositórios e como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado aos gestores dos repositórios investigados. Como resultado, observou-se que os repositórios institucionais das universidades brasileiras da região Norte estudados pouco utilizam a curadoria digital como forma de acompanhar o gerenciamento de seus objetos digitais, bem como das ações do ciclo de vida do objeto digital. Recomenda-se a utilização deste modelo como forma de aperfeiçoamento ou de outros que possam ampliar as pesquisas nessa temática. Por fim, concluiu-se que as práticas de curadoria digitais podem ser utilizadas nos repositórios institucionais de universidades, a fim de dar mais qualidade a informação científica produzida e que são disponibilizados por meio dos objetos digitais.
