Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Afiliação "Universidade Federal do Pará"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica na produção científica em saúde: um estudo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA)(Universidade Federal do Pará, 2020-02-27) ALBUQUERQUE, Anézia Eugênia dos Santos Oliveira de; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção científica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, a partir do levantamento de 172 dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas no período de 2010 a 2016. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: caracterizar os Programas de Pós Graduação em saúde da UFPA, mapear os documentos de dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação, extrair os metadados para padronização e aplicação da mensuração e apresentar as redes de coocorrência das palavras-chave e temas de pesquisa em saúde, bem como o quadro de orientações. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado nas literaturas e conceitos da produção científica e produtivismo, assim como as concepções de bibliometria, bem como a importância dos indicadores bibliométricos como, por exemplo, o uso de redes de coocorrência das palavras-chave, e as leis de Bradford, Zipf e Lotka. Quanto a sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, cuja abordagem se deu de forma quali-quantitativa, com ênfase na análise dos documentos e na mensuração da produção científica em saúde. Na análise documental utilizou-se um formulário bibliométrico com variáveis como o ano da publicação, autor, título, orientador e palavras-chave. Em seguida, os metadados foram organizados em uma planilha no editor de planilhas Excel, onde os dados foram tabulados e tratados no software VOSviewer, versão 1.6.11. A análise das dissertações sobre a Ciência da Saúde, em especial da Odontologia e Ciências Farmacêuticas, possibilitou evidenciar na pesquisa acadêmica as áreas temáticas interdisciplinares, constatadas pelas seguintes palavras-chave: “Ácido etidronico”, “Adesivos dentários”, “Dentina”, “Ortodontia”, “Plantas medicinais”, “Estresse oxidativo”, “Atividade antimicrobiana”. A pesquisa identificou que a bibliometria contribui no processo de avaliação da produção científica nos estudos da área de saúde, pois consegue organizar, mapear, sistematizar e mensurar as informações nesse campo de estudo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação e o alcance da Agenda 2030 no contexto das universidades federais do estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-08-31) MOTA, Kelren Cecília dos Santos Lima da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547A publicação da Lei Federal Nº 12.527/2011 estipulou novas formas de tratamento das informações públicas estabelecendo diretrizes e procedimentos a serem seguidos pelas entidades públicas pertencentes à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, implementando a transparência ativa e passiva. Já a Agenda 2030 é um documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que dispõe de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável em âmbito global. Dentre estes, o ODS 16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, objetiva “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” (ORGANIZACÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2015, não paginado) e dispõe das metas 16.6 “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis” e a 16.10 “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”, as quais apresentam como tema central “acesso e transparência das informações nos setores públicos”, ligados à regulamentação do acesso à informação na esfera pública. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral: demonstrar se os canais de acesso à informação das universidades federais do estado do Pará apresentam os requisitos previstos pela Lei de Acesso à Informação, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030, 16.6 e 16.10. Para tanto, estipulou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos de acesso à informação utilizados nas Universidades públicas federais do estado do Pará; avaliar os instrumentos de acesso à informação no âmbito das Universidades Federais do Estado do Pará de acordo com as diretrizes e procedimentos da LAI e os indicadores das metas 16.6 e 16.10 e apresentar potencialidades e fragilidades das universidades observadas a partir da análise dos resultados. A pesquisa é de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizou-se metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados foi realizada por meio de um roteiro de observação preenchido pelas universidades e pela autora. Os resultados apontaram que as universidades se encontram em processo avançado de implementação da LAI, adequando seus canais de acesso à informação de acordo com as diretrizes e orientações da Lei. Com relação às metas 16.6 e 16.10, os resultados revelaram que as quatro universidades contribuem para o alcance das metas, divulgando relatórios e dispondo de SIC, e-SIC, Ouvidoria e e-OUV (Plataforma Fala.BR), para responder às solicitações de informação, seguindo as orientações da Lei. Quanto à padronização estrutural e dos conteúdos (informações) sinalizados, todas as quatro dispõem de linguagem de fácil compreensão (cidadã). O estudo também apresentou as potencialidades e fragilidades das universidades na perspectiva da LAI e para o alcance da Agenda 2030 observadas a partir da análise dos resultados. Conclui-se que o processo de implementação da LAI e das metas 16.6 e 16.10 nas universidades federais do estado do Pará contribui para a democratização da informação, a partir dos seus canais de comunicação, colaborando para a melhoria da prestação do serviço público na Região Norte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inserção e visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na literatura internacional : uma análise na base Scopus (2014-2018)(Universidade Federal do Pará, 2020-01-20) GOMES, Layane Rayssa Gaia; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487Esta pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo analisar a inserção e a visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na ciência mainstream, como aporte à compreensão dos mecanismos implícitos à geração e à construção do conhecimento em uma região periférica do sistema científico internacional e nacional. A pesquisa fez uma análise bibliométrica e cientométrica diacrônica, para medir a inserção da produção da UFPA na ciência mainstream, a partir da base de dados bibliográfica Scopus, como representante da literatura internacional. Foram identificados os veículos de comunicação dominantes e seus indicadores de impacto; os idiomas de publicação; as áreas de pesquisa mais abordadas; os índices de citação por área de pesquisa e as redes de colaboração científica, em nível meso (institucional) e macro (nacional). O período analisado foi o quinquênio 2014–2018. Observou-se um alto grau de produtividade de pesquisadores das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Naturais e Ciências da Saúde, que também apresentaram os maiores índices de impacto científico. Entretanto, as Ciências Sociais e Humanas tiveram os maiores índices de crescimento, o que denota a dinâmica de inserção e evolução da UFPA na ciência mainstream, que é caracterizada pela publicação em periódicos científicos internacionais, com destaque para os canais de disseminação estadunidenses e ingleses. A colaboração se deu em maior grau com Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que apresentam os maiores índices de produtividade nacional; e com países centrais do sistema científico internacional, com destaque, também, para os Estados Unidos e o Reino Unido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “LITTLE SCIENCE” vs “BIG SCIENCE” no Norte do Brasil: um estudo sobre a evolução acadêmica dos Institutos Federais Amazônicos(Universidade Federal do Pará, 2021-01-25) CARDOSO, Suzana; Berrío-Zapata, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487Este estudo tem por objetivo investigar as principais características da produção científica dos Institutos Federais (IFs) da Região Norte na sua evolução para a “Grande Ciência”, ou ciência “Mainstream”, com a finalidade de visualizar seu desempenho em produção de conhecimento e em capital humano, no contexto das dificuldades de uma região academica e economicamente periférica. Objetiva examinar, especificamente, a partir dos conceitos de Big Science, Centro-Periferia e os tipos de Capital, a evolução científica dos IFs do Norte do Brasil; contextualizar os fatos históricos dos IFs e socioeconômicos da Região, que sustentam sua condição de periferia acadêmica no sistema global e nacional brasileiro; identificar e analisar indicadores de produção científica para avaliação de desempenho científico e seu potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com uso de indicadores bibliométricos, cientométricos e dados econômicos. Em capital científico, recuperaram-se 890 artigos e 2.758 citações, do período de 2009 a 2019. Os resultados indicaram um crescimento acumulado linear de 46% ao longo do período analisado. O idioma de maior prevalência foi o inglês, com 70,1% nas publicações. Constatou-se uma tendência equilibrada de publicações em revistas nacionais e internacionais (51,5% contra 48,5%, respectivamente). O impacto das revistas obteve classificação de alto impacto (Q1=21%), médio impacto (Q2=21%), baixo impacto (Q3=21% e Q4=17%) e sem classificação 20%. Em capital social, a colaboração regional obteve maior ocorrência com instituições da própria Região Norte e Região Sudeste e internacionalmente com os Estados Unidos. Em capital intelectual, os IFs do Norte apresentaram o menor índice de qualificação em relação aos IFs do Sudeste (5,2% contra 36,3%). Em capital econômico, os dados indicaram que os IFs do Norte e sua região receberam os menores investimentos para educação, para pesquisa e para C&T. Concluiu-se que os baixos investimentos (capital dominante) impedem os IFs de chegarem a um nível de maturidade científica capaz de impulsionar a passagem de uma ciência local para uma ciência global.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Potencial informacional de divulgação científica das pinturas rupestres em Monte Alegre, Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-03-31) FERREIRA, Markene Mirella Costa; PEREIRA, Edithe da Silva; http://lattes.cnpq.br/7300782839552849; https://orcid.org/0000-0002-4498-7033; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547O processo de produção e comunicação da informação é de interesse da Ciência da Informação. A divulgação ou popularização da ciência é um conceito relacionado ao processo de produção científica, no qual a comunidade científica tem o interesse de divulgar suas pesquisas por meio de uma linguagem simples e inteligível ao público leigo. Tendo em vista que a ação de divulgar ciência tem seu papel social, no que diz respeito à construção do senso crítico das pessoas por meio da informação, a pesquisa propôs-se a demonstrar o potencial informacional de divulgação científica do patrimônio arqueológico do Parque Estadual Monte Alegre (Pará) representado por pinturas rupestres, na perspectiva da valorização e preservação desses vestígios, considerando-as, de forma preliminar, como fontes de informação relevantes de registros da memória da região Amazônica. Além de identificar o potencial documental e informacional das pinturas rupestres, com base em definições de documento (expandindo-o para além dos registros escritos), a partir das teorias de Documentação de Bradford (1961), Otlet ([1934], 2018) e Briet (2016). Teve como objetivo geral: Investigar a divulgação científica sobre as pinturas rupestres situadas no Parque Estadual Monte Alegre (Pará), na perspectiva da preservação desses vestígios. E como objetivos específicos: a) Verificar as principais iniciativas utilizadas na divulgação dos resultados de pesquisas arqueológicas sobre as pinturas rupestres do Parque Estadual Monte Alegre, bem como os respectivos tipos de iniciativas, características e sujeitos engajados nesse trabalho; b) Identificar a produção científica sobre a pintura rupestre dos sítios arqueológicos de Monte Alegre, Pará; c) Apontar os aspectos informacional e documental das pinturas rupestres. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, de caráter exploratório e bibliográfico, recorrendo a fontes de informação para embasamento teórico e coleta de materiais e instrumentos empregados na difusão das pinturas rupestres para o público leigo. Os resultados mostraram que a divulgação científica das pinturas rupestres em Monte Alegre, Pará, possui um potencial informacional significativo, sendo promovida por meio de um número expressivo de iniciativas, cujas características principais são: institucionais, educacionais e artístico-culturais. Verificou-se que a pintura rupestre é um documento com aspectos específicos a seu suporte distinto dos documentos tradicionais de textos escritos. Constatou-se também que a produção científica dá base para a criação de produtos e práticas de divulgação desses testemunhos. Concluiu-se que é essencial o papel da divulgação científica no processo de transferência da informação junto à população para preservação das representações rupestres em Monte Alegre, visto que a informação é um recurso de potencial significativo para transformação social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produção científica de periódicos eletrônicos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará inter-relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030(Universidade Federal do Pará, 2021-08-30) ASSUNÇÃO, Suelene Santana; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960A comunicação científica utiliza os canais formais e informais para a divulgação da Ciência realizada nas Instituições de Ensino e Pesquisa, sendo o periódico científico um dos canais da comunicação formal. Assim, tem-se como objeto de estudo desta dissertação os periódicos eletrônicos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Para isso tem- -se como objetivo geral analisar a produção científica publicada em periódicos eletrônicos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e como objetivos específicos: a) Elaborar aportes teóricos sobre: comunicação e produção científica; bases indexadoras de periódicos para o acesso aberto; Qualis Periódico; sustentabilidade informacional na Amazônia; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030; b) Identificar e caracterizar os critérios de indexação das bases indexadoras Google Scholar, Scopus e Web of Science, no que tange aos periódicos eletrônicos; c) Verificar os critérios para o estabelecimento dos estratos Qualis Periódicos, no que se refere aos periódicos eletrônicos no quadriênio (2013- 2016); e d) Mapear a inter-relação da produção científica dos periódicos eletrônicos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O universo da pesquisa é de 16 periódicos eletrônicos que possuem vínculo com Programas de Pós-Graduação e estão armazenadas no Portal de Revistas Científicas da Universidade Federal do Pará. A pesquisa é do tipo exploratória, com análise de dados qualitativos e quantitativos, caracterizando-se como um estudo de caso. A partir dos objetivos específicos elaboraram-se as categorias de análise, que foram divididas em dois blocos: no primeiro bloco temos as credenciais da revista, o estrato Qualis e a área temática; o segundo bloco corresponde aos critérios das bases indexadoras Google Scholar, Scopus e Web of Science, a métrica de impacto de cada base e os conteúdos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Constatou-se que os periódicos eletrônicos da Universidade Federal do Pará contribuem com a Agenda 2030 através da publicação de trabalhos que abordam as três áreas do desenvolvimento sustentável- econômica, social e ambiental- no contexto da região Amazônica. Conclui-se que a Universidade Federal do Pará possui revistas eletrônicas de qualidade, que atende na grande maioria, aos critérios de indexação das bases Google Scholar, Scopus e Web of Science, sendo necessária a construção de uma política de indexação das revistas no Portal da Universidade Federal do Pará com base nos critérios de indexação das bases internacionais visando à padronização e à qualidade da informação científica. Desse modo, a internacionalização do conhecimento produzido na Universidade Federal do Pará terá alcance global.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representação da informação do acervo fotográfico do figurino clássico do teatro paraense nas décadas de 1950 e 1960(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) MIRANDA, Ana Mary Campos de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Aborda a recuperação de parte da memória do figurino clássico do teatro paraense, com o objetivo de contribuir para os estudos da representação descritiva de acervos fotográficos de figurinos de peças de teatro. E, para tanto, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre o contexto da organização e representação da informação; b) abordar a representação descritiva de imagens fotográficas; c) retratar a história do teatro paraense e seus figurinos; d) analisar a representação descritiva do acervo do figurino clássico do teatro paraense entre 1950 e 1960. Para alcançar a consecução exitosa desses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo os dados obtidos em recursos bibliográficos diversos, além de pesquisa documental, nas quais foram analisadas fotografias de figurinos do teatro paraense. Os resultados demonstraram que, a constituição da catalogação do acervo de figurino de peças teatrais realizadas por grupos de teatro de Belém do Pará, consubstanciará uma relevante função como registro documental de espetáculos outrora realizados, não obstante, o papel de memória, pois que, ao transformar as peças teatrais em produtos visuais, permitirá a pesquisa, a reconstituição das peças e do figurino, da maneira mais fiel possível. Concluiu-se que, a partir desta pesquisa foi gerada uma possibilidade concreta de recuperação e catalogação de parte das informações de acervos fotográficos do figurino de peças encenadas no teatro paraense dos anos 50 e 60.
