Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Autor "ABREU, Josyane Barros"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação docente para a inovação didática: tensões e possibilidades de uma experiência formativa(Universidade Federal do Pará, 2016-03-14) ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640Motivada por inquietações despertadas ainda em minha formação inicial, debruço- me a investigar que tensões e possibilidades emergem de uma experiência formativa que se propõe inovadora, no contexto de formação inicial de professores? Objetivo compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Para tal, aposto na proposta dos Três Momentos Pedagógicos por acreditar que ela integra o pensamento complexo na construção de conhecimentos científicos, contribuindo para uma postura crítica do aluno, podendo, então, inserir-se em uma concepção inovadora de educação. Para aproximação de respostas, optei pela pesquisa qualitativa, na configuração de uma pesquisa-ação, no contexto da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Como “modelo” de formação, o Curso tem características inovadoras, o qual busca integrar os conhecimentos específicos e pedagógicos dos conteúdos, valorizando o pensamento complexo e a re-ligação de saberes. As vivencias no referido tema contribuíram para a compreensão das tensões e das possibilidades relacionadas à inovação didática. As etapas iniciais da pesquisa instituíram um universo bastante conflitivo, para mim e para os sujeitos participantes. Do contexto, emergiram tensões relacionadas à dificuldade de problematizar um tema – chegando até configurar-se um problema a tal problematização –, resistências em abandonar as aulas tradicionais que tanto criticavam e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística, limitando-se a exercícios fechados de memorização e fixação.Tais dificuldades são heranças de uma colonização de mentes da formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, esses eventos configuram-se em uma autêntica problematização da experiência formativa, inclusive com potencial para superar e romper entraves tão enraizados em nós, professores. Assim, o “problema” mobilizado por complexas tensões e resistências, possibilitou um processo de descolonização, no qual a (re) construção de significados relacionados ao “saber fazer” e “saber ser” professor dos sujeitos em formação foram se construindo.
