Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Autor "ARAÚJO, Alice Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação profissional de professores de ciências: desafios, aprendizagens e construções do ser e fazer docente(Universidade Federal do Pará, 2021-10-20) ARAÚJO, Alice Oliveira; GOMES, Luan Sidônio; http://lattes.cnpq.br/2122794612677723; https://orcid.org/ 0000-0002-8034-7965; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este trabalho é de caráter qualitativo na modalidade narrativa que se aventura pelas experiências contadas por duas professoras de ciências em fase inicial do exercício profissional. Para obtenção dos relatos propus encontros virtuais com o seguinte direcionamento: peço que você me conte suas experiências/situações/atividades marcantes vividas em sua formação inicial e no início do exercício docente para sua formação profissional. Para as minhas análises utilizo a Análise Textual Discursiva - ATD – que é uma metodologia que auxilia na obtenção de novos sentidos e significados do fenômeno em estudo. Possibilitaram-me novos olhares, tonalidade e cores a ponto de emergirem duas seções de análises, a primeira - O viver docente: descobrindo novos sentidos no exercício profissional, segunda seção - Formação profissional das professoras de Ciências: sentimentos e emoções que emergem nos primeiros anos no exercício profissional. Portanto, as experiências contadas foram e são significativas para a formação profissional, são os momentos de atravessamentos que possibilitaram novos olhares para a profissão docente, a ponto de configurações e reconstruções serem feitas, levando em consideração as singularidades e histórias que se entrelaçam durante a vida profissional. Como possibilidade de considerações finais, é possível pensar que existem elementos internos e externos que influenciam o ser e fazer das professoras, os mundos, as aventuras que já viveram e as relações que trazem, bem como as expectativas e necessidades associadas ao processo de ensino-aprendizagem. Assumo, assim, a docência como profissão cheia de impasses, subjetividades, desejos e construções de conhecimentos específicos que caracterizam e valorizam o sujeito professor, pois, sem dúvidas, são estes profissionais que conhecem, de fato, o que acontece nas salas de aula.
