Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10923
Navegar
Navegando Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG por Autor "CORRÊA, Valdete Costa Nascimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogo de tabuleiro Caranãzinho como meio de ensino do uso sustentável de recursos hídricos na escola Padre Dubois em Salinópolis-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-05-31) CORRÊA, Valdete Costa Nascimento; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389; https://orcid.org/0000-0002-0038-6666Este estudo investigou a importância do uso sustentável da água, na cidade de Salinópolis, Pará, com alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Dubois, propondo uma sequência didática inovadora, incorporando um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para alunos do Ensino fundamental. A sequência didática foi composta por quatro etapas: análise diagnóstica, aula expositiva e visita guiada, aplicação do jogo "Caranãzinho", e uma roda de conversa seguida de reaplicação do questionário de avaliação diagnóstica. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa com foco em atividades práticas, como visitas a unidades de abastecimento de água no bairro do Atalaia, e a aplicação de um jogo de tabuleiro para reforçar o aprendizado. Os resultados indicaram que a sequência didática e o jogo de tabuleiro foram eficazes em aumentar a compreensão dos alunos sobre o processo de captação, tratamento, distribuição e uso sustentável dos recursos hídricos. A análise dos dados revelou uma melhoria significativa no conhecimento dos alunos, após a implementação das atividades propostas. A integração de jogos de tabuleiro em sequências didáticas pode ser uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências Ambientais, promovendo um aprendizado mais interativo e significativo. Recomenda-se a adoção de metodologias semelhantes em outras disciplinas e escolas, visando a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação dos recursos hídricos.
