Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações de educação ambiental na sensibilização da qualidade da água para consumo humano no assentamento Palmares, no município de Araguatins, Tocantins(Universidade Federal do Pará, 2018-05-22) LIMA, Lílian Natália Ferreira de; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618A importância da avaliação da qualidade da água para consumo humano está baseada no fato dela ser um dos principais veículos de enfermidades de natureza infecciosa. O objeto desta pesquisa foi avaliar a qualidade da água para consumo humano, por meio da caracterização física, química e microbiológica da água de poços aberto e fechado do assentamento Palmares, Araguatins (TO) e desenvolver uma campanha educativa a partir dos resultados obtidos no estudo, tendo como base educação ambiental. As coletas dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos foram realizadas durante o período de 16 a 20 de outubro em dois poços de consumo do assentamento, utilizando a sonda multiparamétrica, turbidimetro, Ph metro, termômetro. Os resultados obtidos foram comparados com a resolução do Ministério da Saúde nº.2.914 de 12/12/2011. Os dados analisados dos poços do assentamento Palmares, indicam que há alteração no comportamento de alguns parâmetros. Essas alterações foram observadas nos valores de salinidade (NaCl) que apresentaram concentrações acima das concentrações máximas permitidas pela Portaria do ministério da saúde nº.2.914 de 12/12/2011, a análise de variância não reconheceu a existência de diferenças significativas entre as coletas dos valores médios das campanhas amostradas de todos os parâmetros das aguas subterrâneas dos poços aberto e fechado estudados, indicando que não houve erros metodológicos, aceitando-se a hipótese nula. De acordo com a Portaria nº 2.914/11/MS, resultados obtidos neste estudo, apresentaram impróprios para consumo humano, visto que os valores de salinidade, pH e E coli não se enquadraram dentro dos padrões de potabilidade, indicando contaminação por matéria orgânica. Ainda, conclui-se que as famílias do assentamento palmares estão consumindo água fora dos padrões de potabilidade estipulados pela legislação brasileira e, que a melhoria da qualidade da água ofertada passa pela difusão de tecnologias de saneamento e pelo uso de metodologias eficientes para a educação ambiental dos moradores dos assentamentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cianobactérias e poluição da água: uma sequência didática para o ensino de ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2018-12-05) ATROCH, Rosa de Fátima Silva; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD) para explorar o tema “Cianobactérias e poluição da água” com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivos propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática do tema por professores de Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, testar a SD com os docentes e avaliar a utilização da SD no processo de aprendizagem sobre o tema. Este estudo foi realizado em três escolas estaduais que oferecem o 6º ano do Ensino Fundamental na área urbana do município de Soure, Ilha do Marajó (PA), são elas: Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Edda de Sousa Gonçalves e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva. As estratégias de ensino usadas para a formulação da SD e alcance dos objetivos de aprendizagem foram pensadas com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut, que está fundamentado nos conceitos de Engenharia Didática. As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram de acordo com a seguinte organização metodológica: 1) A análise prévia: para a definição dos objetivos e requisitos da SD foram realizadas observações in loco e aplicação de questionários aos professores. 2) Concepção: etapa de planejamento e revisão das atividades que constituirão a sequência didática. 3) Experimentação, implementação, validação e análise da SD: esta etapa foi dividida em validação e análise com professores, onde a SD foi apresentada aos professores em forma de oficina e avaliada a partir de uma matriz de requisitos pelos cinco professores de Ciências das três escolas estaduais presentes no município de Soure –Marajó – Pará. E experimentação, implementação e validação com alunos com aplicação de um pré-teste e um pós-teste a 43 alunos distribuídos em duas turmas do 6º ano da escola Stella Maris. Os dados foram analisados pelo método qualitativo, sendo possível concluir que a Sequência Didática elaborada foi validada como recurso aplicável às aulas de Ciências no contexto das três escolas estaduais situadas no município de Soure. Para o presente trabalho, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados mostraram-se satisfatórios. No entanto, não são definitivos, visto que a SD deve ser testada, revista, utilizada e validada futuramente para outros contextos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Resíduos sólidos urbanos, mapeamento e educação ambiental: proposta de instrumento para participação comunitária na questão ambiental no bairro da Marambaia, Belém-Pa(Universidade Federal do Pará, 2018-12-17) PEREIRA, Moacir José Moraes; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933; PETRACCO, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6834814201680920Nas culturas urbanas podemos observar estreita relação com o consumo de produtos de origem industrial, que geram resíduos que, quando não são dispostos e tratados de forma adequada, impactam consideravelmente o meio ambiente urbano. A população do bairro da Marambaia, situado em Belém do Pará, com mais de 65.000 habitantes, tem sofrido com problemas ambientais relacionados ao despejo irregular e da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos -RSU. Nesse sentido, esse estudo apresenta uma plataforma de mapeamento de pontos de despejo irregular de RSU no bairro da Marambaia, utilizando técnicas de geoprocessamento, ferramentas computacionais e estímulo à participação de escolas do bairro via mapeamento participativo e colaborativo, além de pesquisa de campo e aplicação de questionários junto às escolas. Alguns resultados alcançados mostram que a percepção ambiental é uma relevante forma de análise e deve ser considerada para processos de gestão e educação ambiental. Para o mapeamento, observou-se que os locais com maior presença de pontos de despejo irregular de RSU são espaços públicos. Foi possível identificar que há importante porcentagem de moradores que optam por contratar pessoas denominadas “carrinheiros” para se desfazerem de parte dos resíduos sólidos produzidos em suas residências, contribuindo para a problemática ambiental. Nos pontos de despejo irregular de RSU identificados, mais de 60% deles apresentam materiais economicamente aproveitável, o que possibilitaria a implantação de programas de coleta seletiva e reciclagem de materiais, através da criação de EcoPontos. As atividades de educação ambiental contribuiram para a formação de multiplicadores de informações sobre a problemática dos resíduos sólidos no bairro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação em educação ambiental: resultados didáticos pedagógicos de um curso de especialização(Universidade Federal do Pará, 2018-12-19) DANTAS, Ana Paula Teixeira da Silva; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537Este trabalho trata sobre a formação de professores no curso de especialização em Educação Ambiental, com ênfase em espaços educadores sustentáveis, ofertado pela UFPA/GEAM a partir das orientações e financiamento do MEC/SECADI, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Educação Ambiental/PNEA que foi criado para aprimorar os conhecimentos do educador, trazendo novas ideias de aprendizagem, podendo fazer a diferença na prática pedagógica em sala de aula, especificamente nas práticas ambientais. Analisar as possibilidades de como transformar as orientações teóricas oriundas do curso de formação em educação ambiental desenvolvidas pela PNEA em atividades práticas para escolas de educação básica. Foi adotada para análise deste estudo a abordagem qualitativa e conceitual, e para fortalecer as ideias da temática foi utilizada a revisão bibliográfica e documental, que permitiram buscar resultados da veracidade da prática do curso. Os sujeitos investigados foram alunos do primeiro curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis do Polo de Belém, foi feito um levantamento da origem de graduação, idade e localidade dos mesmos, coletadas através da ficha de inscrição. Os produtos didáticos elaborados em equipe como requisito avaliativo da disciplina de Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar, do V módulo do curso também foi objeto de pesquisa, ressaltando que tivemos o acesso aos mesmo através da plataforma moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que auxiliava no cumprimento das atividades realizadas nos encontros presenciais e que foram avaliadas de acordo com os critérios pré-estabelecidos postados na plataforma. O resultado identificou que a formação do educador em EA tornou-se importante para melhorar a prática pedagógica na questão dos processos ambientais. O curso proporcionou uma educação contextualizada com a realidade socioambiental, com o propósito de estimular a construção de equipes de pesquisa e de ação em EA e de incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. E mediante os produtos criados para melhor aprendizagem do aluno, e para continuar incentivando o ensino do professor de EA foi proposto e criado, um guia e um manual, que compõem um kit do educador ambiental. O educador, portanto, passou a desenvolver metodologias diversificadas que vieram sanar as dificuldades apresentadas pelo especialista, levando o mesmo a refletir sobre sua práxis para aprimorar seu trabalho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-01-08) FALCÃO, Wilma Helena da Rocha; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618O Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Quiz ambiental um aplicativo utilizado para o ensino das ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-31) ESTEVAM, Rogério Sousa; SANTOS, Davis Castro dos; http://lattes.cnpq.br/7784257182257171; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989Temáticas como as questões ambientais que tratam de assuntos relacionados à poluição atmosférica e da água, efeito estufa e chuva ácida, serviram de base para a elaboração de uma ferramenta pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O Quiz Ambiental é um software de celular que foi desenvolvido e testado com o objetivo de avaliar seu uso como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento de assuntos relacionados às ciências ambientais. O aplicativo apresenta um formato de perguntas e respostas, com questões de múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade, o qual foi aplicado com um grupo de professores e estudantes de cursos de qualificação profissional, em uma Instituição de Ensino Profissionalizante e em uma escola da rede pública estadual, ambas localizadas no Município de Barcarena - PA, entre os anos de 2018 e 2019. Dentre os resultados, observou-se o envolvimento e a participação tanto dos alunos, quanto dos professores, durante a execução das atividades relacionadas ao uso desta ferramenta. Todavia, foram observadas também, algumas dificuldades encontradas durante a aplicação do jogo, como a necessidade de acesso à internet para sua instalação e finalização, além do grau de complexidade de algumas questões, que ficou evidenciado após os testes realizados. As informações coletadas nesse processo demonstraram que a utilização de tecnologias, como aplicativos para smartphones, pode ser uma aliada no processo de construção de conhecimentos relacionados ao ensino das ciências ambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brinquedos sustentáveis como instrumentos de ensino de Ciências Ambientais(Universidade Federal do Pará, 2019-06-10) CORDOVIL, Franklen dos Santos; ROCHA, Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020O presente trabalho procura apontar os subsídios fornecidos pela reutilização de materiais descartáveis/baixo custo, em especial, papel, papelão, garrafas PET, dentre outros, para confecção de brinquedos sustentáveis que colaborarem no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, durante as aulas de ciências, dentro do ambiente escolar, atuando assim, como promotores do ensino de ciências ambientais. Desse jeito, sugere-se que atividades práticas educacionais aqui adotadas acerca da educação científica, da educação ambiental, e da sustentabilidade na forma de material instrucional contribua com sua relevância para mudança de atitudes dos usuários a partir destes brinquedos. Em relação à metodologia este trabalho foi desenvolvido em três etapas: inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica sobre o tema em questão por meio de pesquisa em bibliografias especializadas; na etapa seguinte foi elaborado um questionário prévio que leva o perguntado a refletir sobre questões provocativas usadas para a elaboração do produto técnico, o guia de confecção de brinquedos sustentáveis, por meio da metodologia painel de especialistas. Em seguida, os questionários depois de aplicados, foram devolvidos imediatamente após a obtenção das respostas. Com a aplicação destes questionários procurou-se unir as considerações pedagógicas apontadas pelos professores. Como instrumento de análise de dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo com o intuito de interpretar informações importantes acerca da percepção dos especialistas. Posteriormente, na terceira etapa, uma segunda leva de questionários foram reaplicados a fim se analisar a eficiência dos brinquedos sustentáveis no estudo. E ao final, os professores (o painel de especialistas) convidados para este estudo, após a reavaliação e validação desta proposta, aprovaram a versão final do produto técnico aqui apresentado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acidentes com animais aquáticos em pescadores artesanais em um município da costa Amazônica: do levantamento ao tratamento(Universidade Federal do Pará, 2019-06-18) SILVA, Patrícia Fernandes da; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Acidentes com animais aquáticos podem ocorrer sempre que o homem invade o ambiente do animal ou o manuseia sem os devidos cuidados. Diversos trabalhos têm relatado cnidários, arraias, bagres, peixes-sapo e outros, como perigosos ao homem, ainda assim, em comunicações esparsas e pouco conclusivas para a região Norte do Brasil. Devido a importância da pesca no estado do Pará, a frequência de acidentes é provavelmente alta, embora os casos não sejam devidamente registrados. A pesca artesanal desempenha importante papel econômico e social em muitos municípios do Pará e agrega um grande contingente de trabalhadores. Pescadores artesanais, portanto, estão associados a risco de acidentes com animais aquáticos. O presente estudo analisa a frequência e a variabilidade da ocorrência de acidentes envolvendo animais aquáticos em pescadores artesanais em relação a diferentes artes de pesca e explora o conhecimento tradicional desta comunidade sobre os animais causadores, métodos de tratamento e prevenção de tais acidentes. A coleta de dados se deu no município de São Caetano de Odivelas/PA, região onde as comunidades tradicionais têm como principal fonte de renda a pesca artesanal. Foram realizadas 154 entrevistas com pescadores artesanais, coletando informações socioeconômicas e sobre os acidentes sofridos com animais aquáticos durante o ofício da pesca. As ocorrências foram frequentes em 98,7% dos entrevistados e associados a atividades ordinárias do ofício da pesca. Arraias, piabas, bagres, niquins e uricecas foram os animais que mais causaram acidentes (81,6%) independente das artes de pesca: rede, anzol e curral. A procura por atendimento médico, em função desse tipo de ocorrência não é frequente (26,3%) e os procedimentos recomendados pela literatura científica para elas não são adotados. Quanto menor a escolaridade, maior a quantidade de acidentes sofridos pelos pescadores (p < 0,001). Para atingir os pescadores artesanais, foi desenvolvido, como produto didático, um material impresso de sete páginas, que traz de forma simples e clara, informações que buscam auxiliar na prevenção, tratamento e formas corretas de procedimentos pós-acidentes após um acidente com um animal aquático. Tais informações foram inseridas em um calendário anual, como forma de torna-lo mais atrativo ao público que se pretende alcançar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental como apoio ao manuseio e tratamento dos resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas: estudo de caso em Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-24) SANTOS, Albenita Ribeiro dos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933Uma das maiores preocupações ambientais da sociedade contemporânea, são as consequências que o consumo excessivo de produtos de origem industrial causa sobre a natureza, principalmente o destino dado após o seu uso, essa preocupação é observada tanto na área urbana quanto na rural. As comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA estão entre as que enfrentam sérios problemas na eliminação dos resíduos sólidos, dando-lhes o tratamento que é conveniente, porém inadequado. Nesse sentido, esse trabalho foi realizado em escolas públicas de três comunidades ribeirinhas do município, no período de Janeiro a Dezembro de 2018, cujo objetivo foi o de analisar a prática da Educação Ambiental como motivadora de ações sustentáveis quanto ao uso e manuseio adequado dos resíduos sólidos. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e participaram do trabalho alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Foram aplicados questionários e desenvolvidas práticas pedagógicas como: palestras, atividades extraclasse, oficinas e elaboração de uma cartilha de educação ambiental, os resultados foram positivos e são apresentados através de gráficos e tabelas. Foi verificado que, antes das atividades, mais da metade dos alunos das três escolas, cerca de 70%, desconhecia conceitos como sustentabilidade, educação ambiental, resíduos sólidos, entre outros, e achavam correto o destino que sua comunidade estava dando ao lixo doméstico, assim como consideravam certas algumas práticas antigas da população como a queima do lixo. Após as atividades pedagógicas podemos perceber a mudança de mentalidade nesses alunos. Com o conhecimento adquirido e através da introdução da educação ambiental, 90% dos alunos pensaram e agiram de maneira sustentável, condenando inclusive, qualquer prática que pudesse colocar em risco o meio ambiente e sua qualidade de vida. Dessa forma, passaram a buscar alternativas que pudessem amenizar as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Além disso, passaram a levar as informações seus familiares e a quem se interessasse pelo tema, que até então era de conhecimento de poucos. Com isso, tornam-se multiplicadores de ações sustentáveis, contribuindo para a manutenção de sua qualidade vida. Através da entrevista com representante da secretaria de meio ambiente soube-se da existência de projetos voltados a minimizar o problema do descarte dos resíduos sólidos nas ilhas de Abaetetuba e a cartilha ambiental contribuiu para promover a reflexão e motivar o aluno a novas práticas ecológicas. O resultado esperado é que novas cartilhas sejam produzidas e trabalhadas com alunos de todas as séries tanto da área urbana quanto na rural de outros municípios e assim expandir a prática da educação ambiental para a proteção e preservação do meio ambiente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O extrato de açaí como indicador ácido-base: um manual didático para experimentos com água de chuva no ensino de química(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) MACEDO, Adriana Costa; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989; 6059412003152989Extratos naturais podem ser obtidos a partir de diversas fontes como, por exemplo, do repolho roxo, da beterraba, da uva e do açaí. E servem como indicadores ácido-base por conterem uma substância chamada antocianina e podem ser usadas em aulas de Química. Uma forma de usá-los é na análise de água de chuva, para se verificar a presença de acidez e consequentemente a formação de chuva ácida, fenômeno que pode ser intensificado com a presença de indústrias e/ou presença de grande fluxo de automóveis. Para trabalhar essas questões, um manual didático abordando esses temas, foi construído. Ele é composto por: um breve resumo sobre o ensino ácido e base; indicadores naturais; atividade urbana industrial; o uso do tema chuva ácida em aulas de Química e; o pólo industrial de Barcarena. Possui ainda uma sequência didática com um roteiro de aulas teóricas e práticas. Para as aulas práticas é apresentado um kit experimental com um destaque para a mudança de coloração de corantes naturais, ricos em antocianinas, que podem ser usados como indicadores de pH. Contextualizando-se a região amazônica, usou-se o extrato alcoólico de açaí para montagem deste kit que foi aplicado na determinação de acidez de água de chuva e de materiais de uso doméstico. A acidez determinada nas amostras de água de chuva pode estar relacionada com a intensa atividade industrial na região de Barcarena. O manual foi aplicado em uma turma de 1º ano com quarenta alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Acy de Jesus Barros Pereira, onde estes responderam questões antes e depois da aplicação das aulas teóricas e experimentais e o resultado mostrou que houve uma melhora do entendimento e absorção dos conceitos ali apresentados. Esta metodologia foi apresentada para cinco professores de Química da rede estadual de educação, lotados em escolas de Barcarena. De maneira unânime os docentes avaliaram de maneira satisfatória a metodologia proposta afirmando que irão usar em suas aulas de química. A utilização do manual didático evidenciou a importância de se aplicar métodos experimentais para propiciar ao aluno um ensino-aprendizagem mais efetivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará –Brasil(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MAUÉS, Raimundo da Conceição da Silva; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389O presente trabalho teve por objetivo identificar os sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas em três igarapés, nas ilhas do município de Abaetetuba-Pará-Brasil, com a finalidade de relacioná-los aos modelos de manejo indicados na literatura científica e sugerir à comunidade local tomadas de medidas que potencializem suas práticas para tal manejo. A região possui uma topografia bastante diversa quanto à presença de ilhas, rios, igarapés, furos, baías, praias e costas que constituem a zona ribeirinha ou a região das ilhas de Abaetetuba. Nesta região o manejo da floresta para a extração do açaí é feito por ribeirinhos que historicamente vivem do extrativismo da floresta. Nos últimos anos, com a valorização comercial do açaí e o consequente aumento do número de produtores e extratores de açaí que manejam açaizais na região, as matas de várzeas vêm sofrendo esta pressão antrópica e que requerem especial atenção. Neste contexto, um conjunto de planejamentos e técnicas de colheita do açaí, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos são de extrema importância e necessidade, garantindo um manejo mais sustentável. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas com produtores de açaí da região de estudo reunindo informações que elucidaram o entendimento sobre suas relações com a floresta e suas práticas produtivas. Foram realizadas anotações sobre as características das áreas manejadas, aquisição de registros fotográficos e de localização com auxílio do GPS para a confecção de mapas. As incursões foram realizadas entre novembro de 2017 a dezembro de 2018. As práticas de manejo observadas possuem paralelo com as indicadas na literatura especializada, contudo, outras tantas, exercidas pelos ribeirinhos, merecem atenção e orientação, sob pena de causarem grande prejuízo econômico e ambiental àquela comunidade. Além da falta de orientação técnica, a comunidade é carente de informações sobre apoio financeiro para a produção do açaí fruto. Na busca de promover uma melhora das técnicas, conhecimentos e acesso às informações de financiamento e logística, foi elaborado um Manual Ecológico Para Manejo de Açaizal de Várzea com informações que auxiliarão os agricultores em suas práticas de manejo florestal a que venham beneficiar, não só a comunidade local que depende diretamente da floresta, como também prover conscientização sobre a sustentabilidade desse meio.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino por investigação para promoção da educação ambiental(Universidade Federal do Pará, 2019-09-27) NAZARÉ, Amanda Santos de; CUNHA , Marcia Valeria; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751A educação como ato de transformação está pautada na problematização, no qual os alunos tornam-se sujeitos críticos, reflexivos, em um constante ato de investigação e compreensão da realidade, construindo assim uma real consciência dos problemas que o rodeiam e permitindo a participação na busca de soluções, que está intrinsicamente relacionado ao campo da educação ambiental, pois este pode ser reconhecido como um campo de complexidade, de relações sociais, afetivas e subjetivas. Fundamentada nestas concepções e a partir da problemática “Como promover a educação ambiental para que esta seja significativa aos sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral a promoção da educação ambiental por meio do ensino por investigação. Apresentando uma metodologia de cunho exploratório, pois a execução das atividades foi pautada nas interações sociais e na produção individual e coletiva dos sujeitos ao decorrer da sequência de ensino investigativo (SEI) que trabalhou o tema Recursos Hídricos. Os dados foram analisados fazendo-se uso do estudo observacional e da estatística descritiva, qualificando esta pesquisa como quali-quantitativa. Como resultado apresenta-se uma análise da percepção de professores e alunos acerca do trato com a educação ambiental no espaço escolar e como isso reflete na formação dos sujeitos e na capacidade que estes tem de atuar em sua comunidade na proposição de soluções. Como produto desta dissertação foi elaborado a revista Meio Informacional que contém o jogo didático Aprendendo com a Inclusão, tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática, tornando-se um instrumento de conscientização ambiental para a comunidade em geral e instrumento de formação cidadã para os sujeitos envolvidos na sua produção, concluindo então que, de fato, o ensino por investigação pode ser desenvolvido para a promoção da educação ambiental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-11-14) AVELAR, Marcilene Calandrine de; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aspectos geoambientais dos recursos hídricos do Rio Cuinarana, Magalhães Barata - Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-11-29) SILVA, Silvano Costa da; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308O presente trabalho teve o objetivo de mapear a bacia hidrográfica do rio Cuinarana e descrever o estado de conservação das nascentes no município de Magalhães Barata, nordeste do Pará, por meio de um diagnóstico ambiental das cabeceiras desse rio e produção cartográfica de mapas temáticos, a fim de subsidiar ações de Educação Ambiental para promover a manutenção e uso sustentável dos recursos hídricos. Nessa perspectiva, é importante destacar que interações abióticas nas bacias hidrográficas, podem gerar entraves para as nascentes. Sendo assim, é considerável mapear e apresentar o estado de conservação delas, com o objetivo de identificar as querelas hidrográficas presentes nessa bacia. Os procedimentos adotados para a elaboração do diagnóstico ambiental das cabeceiras basearam-se em protocolos de avaliação que destacam a integridade física do habitat interno das cabeceiras e adjacências, observando os aspectos do uso e ocupação do solo, vegetação predominante, característica das nascentes, seus usos e o estado de conservação. Os mapas e delimitações da bacia hidrográfica do Rio Cuinarana se baseou em dados georreferenciados do relevo da área em questão, derivados de produtos matriciais da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), elaborados pela agência governamental estadunidense National Aeronautics and Space Admistration (NASA), e disponibilizados com cálculos de correção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil. Os resultados obtidos demostraram que das 11 nascentes avaliadas, três apresentam-se em condição ruim de integridade devido aos impactos antrópicos. As informações dos mapas atestam que bacia do rio Cuinarana tem passado por um processo de transformação, por conta das interferências humanas, resultando em diferentes problemas socioambientais desacompanhado de políticas eficazes de planejamento ambiental. Diante da problemática, o produto da pesquisa é um atlas didático da Bacia Hidrografica do Rio Cuinarana, composto por 10 mapas temáticos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Monitoramento por sensoriamento remoto da concentração de clorofila-a e das florações de cianobactérias no Baixo Tapajós : audiovisual praias do Tapajós para gerações presentes e futuras(Universidade Federal do Pará, 2020-02-10) ARAÚJO, James Leão de; MALCHER, Maria Ataíde; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155O rio Tapajós é o quinto maior rio da Bacia Amazônica. De Aveiro até Santarém, assemelha-se a um lago e favorece o processo de eutrofização. Sofre pressões como: desmatamentos, garimpagem de ouro, uso como hidrovia e turismo. As praias entre Santarém e Belterra, ganharam evidência quando em 2009 o jornal The Guardian, escolheu Alter do Chão como a melhor praia do Brasil. O crescimento das atividades turísticas e infraestrutura foi notório. Em 2015 após análises da balneabilidade, Alter do Chão foi interditada. O aumento das florações planctônicas, vem sendo observado por populares pesquisadores desde a década de 1990. Ampliando os estudos monitorou-se por sensoriamento remoto 2450 km2 de Aveiro a Santarém, obtendo-se as áreas de florações de cianobactérias, concentrações de clorofila-a, poluição de nutrientes e os níveis de risco para atividades de contato. A ocorrência das cianobactérias está ligada a variações de pluviosidade e nível do rio. Os maiores riscos a saúde, ocorrem nos pontos máximos de seca em novembro e cheia em maio. As áreas de maior ocorrência das florações e maiores concentrações de clorofila-a estão a montante das praias de uso intenso. O aumento das atividades antrópicas e a ocupação do solo, podem ser os responsáveis pelo aumento das florações. Estas informação devem ser disseminadas através de um produto didático-informativo para Educação Básica. Foi produzido um audiovisual, para aplicação em Educação Básica denominado “Praias do Tapajós Para Gerações Presentes e Futuras”, como o tempo de 23’16” divididos em 07 blocos relativos ao conteúdo pesquisado. O audiovisual foi aplicado em seis turmas de duas escolas de educação básica, no Ensino Médio, sendo uma em Belém o Instituto Federal do Pará e outra em Santarém a Escola Estadual São Raimundo Nonato, totalizando onze horas de aplicação. O produto audiovisual foi validado através de um questionário tipo ‘likert’ observando pontos conceituais relativos ao conhecimentos adquiridos, relação com conteúdos estudados, envolvimento em questões ambientais e qualidade do material apresentado. Os índices médios de rejeição estiveram sempre abaixo dos 25% enquanto a aprovação sempre acima dos 75%.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) MENDES, Milene Pereira; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e a através dela construir um recurso pedagógico, no intuito de promover a aprendizagem, gerar reflexões e estimular o senso crítico dos alunos acerca das questões ambientais. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa foi desenvolvido em um colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores da educação básica e 150 alunos divididos em turmas experimentais e controles. A técnica para o levantamento de dados aplicada aos professores e alunos utilizou como instrumento de pesquisa o questionário. Além dos questionários, foram utilizados dois quadros de observação. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que embora na concepção de todos os professores a abordagem da temática água seja relevante, nem todos se sentem preparados para fazer. Verificou-se ainda que apesar da maioria considerar relevante o uso de jogos como recurso pedagógico, nem todos fazem uso em suas aulas; sendo observado o uso de jogos durante o período da pesquisa por somente 20% professores. Acerca dos alunos, o estudo evidenciou que propostas educacionais com base no tema gerador “água” são capazes de facilitar e contribuir na aprendizagem. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas em que houve a aplicação do jogo. Mostra-se assim, que os jogos educativos se configuram como pertinentes na educação básica, pois são capazes de potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. A partir da aplicação produto educacional, demonstrar-se ainda que o jogo foi capaz de estimular, fundamentalmente, a participação e despertar o interesse dos grupos de alunos envolvidos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A responsabilidade socioambiental e a formação inicial de novos gestores: experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) MELO, Breno Anderson Pereira; RAVENA CAÑETE, Voyner; http://lattes.cnpq.br/9961199993740323; https://orcid.org/0000-0001-8528-3086O atual cenário corporativo busca integrar elementos socioambientais no processo de gestão, onde a efetividade organizacional seria muito mais que alocar recursos e maximizar resultados, passaria pela capacidade dos gestores em harmonizar a gestão empresarial e a Responsabilidade Socioambiental na busca pela sustentabilidade. Esse desafio empresarial necessita de novos gestores capazes de compreender a complexidade das questões ambientais e seus cenários de riscos de forma crítica e integradora. Partindo desta temática, este trabalho de dissertação busca responder: Como a formação dos futuros gestores é capaz de promover a compreensão da complexidade das questões ambientais? E como uma ferramenta metodológica de caráter pedagógico permite promover processos de reflexão e conscientização sobre cenários de risco ambiental? A relevância social desta pesquisa busca contribuir com o processo de formação dos bacharéis em Administração da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), na cidade de Abaetetuba/PA, responsáveis por seu papel na sociedade, formando futuros gestores para além dos conhecimentos técnicos e disciplinares. Os principais autores que embasaram a fundamentação teórica foram: Beck (1992), Giddens, Beck e Lash (1997), Becker (2001; 2004), Cavalcante (2015), Loureiro e Pomier (2013), Zhouri (2008) e Acselrad (2015) abordando os cenários de riscos ambientais; Lui e Molina (2016), Da Costa Tavares (2011), Becker (2001), Araújo e De Sales Belo (2009), Kohlhepp (2002), Teisserenc (2010) e Loureiro (2002) fundamentam as discussões sobre os cenários de riscos ambientais na Amazônia; Reigota (2017), Freire (1996; 1987), Loureiro; Tozoni-Reis (2016), Guimarães (2000), Loureiro e Layrargues (2013), Leff (2006; 2010; 2012), Lisboa et al (2012), Borges e Alencar (2014), Moran (2014), Aires (2015) e Jacobi et al (2011) para fundamentar questões sobre a educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento sustentável; Berté (2013), Demajorovic e Silva (2012), Dias (2017), Springett (2005), Quintas (2004), Layrargues e Lima (2014), Leff (2012), Tachizawa (2017) e Barbieri (2004) referenciando os desafios da Responsabilidade Socioambiental no ensino da Administração. A metodologia do estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a pesquisa documental para analisar a abordagem ambiental no Projeto Pedagógico do Curso de Administração; na pesquisa de campo foi aplicado um questionário semiestruturado com 52 alunos do sétimo semestre do curso de Administração e com base nas respostas, foi construída e testada uma proposta didática para o ensino da disciplina Responsabilidade Socioambiental. Os resultados validam a pesquisa, pois contribuíram na sensibilização e conscientização dos discentes sobre os cenários de riscos e a complexidade ambiental, além de possibilitar a formação de futuros gestores incorporados aos desafios da sustentabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de sombreamento de cacauais: um estudo de caso em Uruará-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-04-29) ARAÚJO, Ailton; SILVA, Maristela Marques da; http://lattes.cnpq.br/1620976380900108; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389; https://orcid.org/0000-0002-0038-6666O Theobroma cacao é uma espécie vegetal arbórea amazônica. É considerada de sub- bosque por ser encontrada sob o dossel de outras árvores, sendo, portanto, tolerante a sombra quando introduzido ao sistema de cultivo agroflorestal. A cacauicultura foi implantada no Território da Transamazônica e Xingu na década de 1970 e desde então tem apresentado crescimento, tornando o Estado do Pará o maior produtor de cacau do Brasil. A pesquisa teve como objetivo: averiguar a percepção dos alunos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará e ampliar seus conhecimentos através de um curso de capacitação sobre a importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de produção de cacau no município de Uruará-PA. Durante o curso de capacitação utilizamos rodadas de conversas e questionários para levantamento das informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a importância das espécies arbóreas florestais existentes nas lavouras de cacau. Também foi utilizado o levantamento de dados ambientais, socioeconômicos e florísticos nas propriedades das famílias dos alunos da CFRU. Percebeu-se que os alunos conhecem grande parte dos problemas ambientais que estão comprometendo o meio ambiente em suas propriedades. Os alunos estão cientes que precisam de medidas para controlar os avanços desses problemas, mas que pouco está sendo feito para que esses problemas sejam amenizados. Nas lavouras de cacau foram identificadas 56 espécies de árvores nativas que foram plantadas ou regeneradas pela brotação de tocos ou germinação de sementes. Das espécies encontradas, todas possuem alguma importância ambiental ou socioeconômica para as famílias donas das propriedades. Foi constatada a presença de diversas espécies da fauna que utilizam dos sistemas agroflorestais em busca de abrigo ou alimento. Dentre as espécies que os agricultores introduzem nas lavouras, a presença de espécies florestais nativas da Amazônia é dominante, havendo algumas endêmicas do Brasil e outras exóticas. Algumas espécies encontradas constam como em risco de extinção, e estão preservadas dentro do sistema de produção de cacau. Existem nascentes e igarapés sendo protegidos por essas árvores que minimizam o assoreamento causado pelas enxurradas. No final do curso de capacitação, 20 espécies que promovem o sombreamento dos cacauais foram selecionadas para comporem o livro o qual é produto dessa dissertação. O sistema de produção de cacau na agricultura familiar, no Território da Transamazônica e Xingu, não somente é uma fonte de renda para o agricultor, mas possui importância ambiental e socioeconômica com características agroflorestais. Esse ecossistema formado pela união da produção de cacau e árvores amazônicas que promovem seu sombreamento contribuem para a preservação e conservação de diversas espécies, tanto animais quanto vegetais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Horto de plantas medicinais e sua aplicabilidade no ensino para graduação em farmácia e áreas afins(Universidade Federal do Pará, 2020-05-29) XAVIER JÚNIOR, Sebastião Ribeiro; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os homens buscam na natureza recursos para melhorar suas próprias condições de vida, nos tornando completamente dependentes das plantas, que por sua vez estão presentes na vida humana das mais variadas formas. No entanto, o acelerado desmatamento na região, onde há ocorrência natural de várias espécies medicinais, exige uma rápida ação para resgatar, conservar e estudar esses vegetais. Neste caminho, a instalação de um horto de plantas associado ao uso de uma cartilha, pode contribuir de forma significativa para estudos em diversas áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo a criação de um horto composto por plantas medicinais e a confecção de uma cartilha sobre as mesmas no curso de Farmácia da UFPA, com o intuito de subsidiar pesquisas, ensino e extensão para este e outros cursos de graduação. Foram selecionadas 42 espécies de plantas consideradas medicinais para a criação do horto. As plantas foram coletadas e levadas para identificação no Herbário IAN (escrever por extenso o nome), localizado na Embrapa Amazônia Oriental, e posteriormente as amostras foram fotografadas e inseridas no horto. Os dados gerados foram utilizados para a produção da cartilha de plantas medicinais. Para a validação do horto, foi organizado um curso a respeito de plantas medicinais com alunos de graduação e nível técnico, neste foi aplicado dois questionários (I e II) que tinha por finalidade fornecer informações sobre os conhecimentos referente a temática antes e após o curso. Para a validação da cartilha, o produto foi enviado para pesquisadores e professores para avaliação e sugestões. Assim, o horto de plantas medicinais foi criado com um total de 42 espécies, na UFPA, em uma área de 40m x 20m. Para a validação desta ferramenta, foram entrevistados 46 alunos que participaram do curso com a presença de seis instituições: UFPA, UFRA, IFPA, UNAMA, COSMOPOLITA e ESAMAZ. Os cursos representados foram: Farmácia (38 alunos), Engenharia Florestal (3), Enfermagem (3) e o curso Técnico em Meio Ambiente (2). A pesquisa confirmou o interesse dos alunos por um espaço não formal de ensino como o horto, demonstrando algum conhecimento sobre as plantas medicinais e enfatizando a importância do espaço para sua formação profissional. A cartilha foi analisada por 22 profissionais da área (professores e pesquisadores) que confirmaram que poderiam utilizá-la como material didático como recurso em conjunto com o horto em suas aulas, enfatizando a importância de se utilizar materiais que fujam do convencional e converse com a realidade dos estudantes. De forma geral, todos os pesquisados valorizam a importância de produtos como estes (horto e cartilha) para subsidiar e incrementar o ensino de botânica, destacando a importância de espaços não formais para desenvolvimento do tema plantas medicinais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Consumo racional da água: uso de sequência didática no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2020-06-03) FURTADO, Simone Carvalho de Souza; ROCHA , Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A água mostra-se cada vez mais como um recurso natural finito e vital à existência humana, pois é substância que participa da maioria dos processos naturais e industriais. As atuais estimativas de uso e consumo inadequado desse recurso, considerando o desperdício e a contaminação, revelam que em poucos anos o mundo enfrentará um déficit significativo no abastecimento de água. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Informação e Saneamento, o desperdício no país está em torno de 38% de água tratada, em algumas regiões como Norte e Nordeste, índice esse que pode ultrapassar os 50%, além da contaminação dos rios e lagos que concorrem para aumentar esse estresse hídrico. Neste sentido, a pesquisa se propõe a contribuir de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais no que se refere a temática da água tendo como objetivo geral propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do tema “Consumo Racional da Água Potável” para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem com professores e alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental realizado na E.E.E.F.M. Izabel dos Santos Dias em Icoaraci, distrito do município de Belém - PA. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados a entrevista semiestruturada para gestores e coordenadores da escola e questionários estruturados para professores e alunos. A presente pesquisa foi baseada na concepção de aprendizagem que se orienta numa abordagem Histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir do Socio- interacionismo de Lev Vygotsky e na proposta metodológica de ensino por meio de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Os resultados finais apontaram para a necessidade de estimular os alunos a pensarem sobre o meio ambiente como extensão de sua vida e que suas ações individuais e coletivas interferem diretamente nesse processo de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Deve-se tratar a água como elemento natural, finito e fundamental para a sobrevivência, tendo o cuidado para não desperdiçar este recurso na prática diária, favorecendo seu consumo racional. Conclui-se que a Sequência Didática de fato é um produto educacional eficiente para abordar o tema do consumo racional da água, assim como outros temas no espaço escolar do Ensino Fundamental; além de se constituir uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o que auxilia também os professores no trabalho com o currículo escolar, visando este diálogo Escola X Comunidade, pois contribui no sentido de fazer uma correlação e associar as problemáticas vivenciadas cotidianamente, quer do saneamento básico, da violência, do uso indevido da água ou de sua cultura, dentro de um contexto maior de mundo que envolve vários fatores socioambientais e socioculturais no processo de ensino-aprendizagem dos discentes e docentes que atuam na Educação Básica no País.
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