Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10923
Navegar
Navegando Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG por Autor "LEAL, Marcos Vinícius Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) A utilização de jogos digitais para a promoção do ensino de ciências ambientais e formação crítica dos alunos da educação básica.(Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) LEAL, Marcos Vinícius Sousa; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751A educação, na ótica da transformação, pauta-se na dinâmica dos sujeitos, tornando-os críticos, reflexivos e investigadores das suas realidades, permitindo uma aproximação maior daquilo que o rodeiam, nos quais tornam-se atuantes e participativos na busca por soluções de problemáticas de cunho ambiental. A busca por soluções faz parte do escopo da educação ambiental, uma vez que a mesma se dá por vias complexas quando se relaciona nas esferas social, econômica, etc. Mediante o exposto e da problemática: “como impulsionar a educação ambiental, tornando-se importante para os sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral impulsionar a educação ambiental através da investigação a ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental II (educação básica) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Marcelino de Oliveira, em Ananindeua-PA. A metodologia adotada é de perfil exploratória, onde o sujeito foi o centro analisado a partir das interações sociais e de seu desenvolvimento individual e coletivo durante a Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para a análise dos dados foi utilizado o estudo de observação e da estatística descritiva, sendo esta dissertação como quali-quantitativa.
