Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA
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Navegando Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-13) MENEZES, Joaquim Augusto Souza de; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778A tese analisa por meio da subjetividade e de forma narrativa, a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes, visando elaboração de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica. Para tanto foi necessário estudar e refletir, respectivamente, acerca das vinte e cinco produções textuais e produtos dissertativos; além de identificar um conjunto mínimo de diretrizes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na análise das vinte e cinco produções geradas pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Os referenciais teóricos estão embasados na Sistematização da Educação Brasileira. Os resultados dos estudos enfatizam que o Estado paraense, por meio das Universidades Públicas, pode e deve fortalecer os Programas de Pós-Graduações centrados na Educação Básica. E recomenda a necessidade de estudos futuros, tais como: identificar quais os cursos de formação profissionais necessários para a promoção do desenvolvimento dos municípios e das mesorregiões estudadas, tanto em nível de graduação e pós-graduação; analisar os impactos provenientes pela participação dos docentes no Curso de Mestrado Profissional em Artes; como também, avaliar a capacidade das Universidades Públicas do Estado do Pará em instalar o Curso de Mestrado Profissional em Artes, e outros Cursos de Mestrados Profissionais nas diversas mesorregiões do Estado do Pará.Tese Acesso aberto (Open Access) O olhar na periferia: A trajetória de Luiz Braga através de Retumbante Natureza Humanizada(Universidade Federal do Pará, 2022-03-10) AZEVEDO, Thiago Guimarães; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A vasta obra do fotógrafo paraense Luiz Braga representa a construção do olhar de um artista que desenvolve uma identidade a partir de uma estética visual que dialoga com diversas frentes de atuação, como fotografia, cinema, artes plásticas, publicidade e propaganda, entre outras. Nesse sentido, Luiz Braga ao longo de 40 anos buscou e desenvolveu uma produção visual sobre a Amazônia que representa uma percepção desse espaço para além dos estereótipos já construídos em outras imagens. Todavia, tornando a periferia paraense-amazônica um lugar de potência visual, principalmente por conta da intervenção feita por esses personagens retratados pelo fotógrafo com o uso da cor e da sua relação com a paisagem. Dessa forma, essas manifestações visuais captadas por Luiz Braga criam um amplo diálogo que vai da antropologia como método para criar relações com seus entes a serem fotografados, como das próprias artes visuais na relação com a montagem das cenas, a captura de luz e cor e a subversão da imagem através do Nightvision. Tem-se na exposição Retumbante Natureza Humanizada, o ponto de ancoragem para compreender essa trajetória desenvolvida pelo fotógrafo e buscar nela esses pontos de singularidade que o fazem referência no campo da fotografia autoral. Como aspecto metodológico recorreu-se a entrevistas com o fotógrafo, amigos, parceiros de trabalho, curadores. Pessoas que de certa forma tem relação com o artista ou com a exposição em si. Foi realizada também pesquisa nos arquivos do fotógrafo e de pessoas que possuíram algum vínculo com o artista que possam contribuir na construção narrativa em torno da exposição e das imagens. Por conta da pandemia de COVID-19, Luiz Braga passou a participar de Lives em canais do Instagram, conversando sobre sua trajetória com curadores e críticos. Como ponto teórico buscou-se em Walter Benjamin, João de Jesus Paes Loureiro, Roland Barthes, François Soulage, Roberto Signorini e outros como forma de compreender o processo de narrativa dessa trajetória do fotógrafo, bem como no entendimento para leitura de suas imagens. Essa pesquisa foi financiada pela Universidade do Estado do Pará através da bolsa de incentivo à capacitação.
