Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por CNPq "CNPQ::OUTROS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade cultural no nordeste paraense: um olhar para Nova Timboteua-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-05) SILVA, Marcia Souto da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142O processo de povoamento do município de Nova Timboteua, no estado do Pará remonta a quatro origens ancestrais, que são: os povos originários, os europeus, os afrodescendentes e os nordestinos, representando respectivamente, as antigas ocupações territoriais da região bragantina; o contato com os estrangeiros; a utilização de mão de obra escravizada, e por último, o grupo que viria a trabalhar na abertura da Estrada de Ferro Belém-Bragança. A carência de documentação escrita e de fontes bibliográficas que tratem da temática da origem de Nova Timboteua ocasiona um apagamento das relações sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais referentes a essas diversidades de ocupação. Dessa maneira, essa pesquisa instaura sua relevância acadêmica, que busca dar visibilidade aos diferentes grupos sociais e, ao mesmo tempo, estimula a elaboração de diretrizes para o inventário cultural de Nova Timboteua, referentes aos diversos bens patrimoniais de cunho material, imaterial e natural que ainda não foram devidamente apropriados pelas comunidades locais. Neste sentido, objetiva-se contribuir com a disseminação das heranças deixadas pela miscigenação na Região Bragantina do Pará, interpretando os aspectos culturais, históricos, sociais e econômicos que contribuíram para a expansão urbana da cidade. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os resultados sugerem que, embora não haja registro escrito de populações originárias ocupantes das terras de Timboteua (Nova e Velha), vestígios arqueológicos, tais como, terra preta arqueológica (TPA), lâminas de machados de rocha e artefatos cerâmicos, comprovam essa presença. O mapa de Curt Nimuendaju (1944) também é uma fonte iconográfica (linguística) a respeito dos grupos indígenas que povoavam a região. Outras referências das diversidades do patrimônio cultural são os instrumentos de pesca, a dança (carimbó), bem como os hábitos alimentares e os usos de plantas medicinais e de palmeiras de frutos comestíveis, que também reforçam isso. Existe ainda um elemento identitário importante para a cidade, que popularmente está relacionado à Festa do Mingau, realizada desde 1985, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará a partir de 2013.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Antropização e terreiro: a interdisciplinaridade dos saberes da umbanda e seus impactos no meio socioambiental(Universidade Federal do Pará, 2021-03-17) OLIVEIRA, Audineia Rodrigues de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Segundo Xavier (2006), o conhecimento da presença civilizatória africana nos horizontes culturais das sociedades globais, pode ser feito através do estudo de seus complexos religiosos, dentre as demais formas de reconstrução das territorialidades afrodescendentes. No cenário de intolerância religiosa que vivemos hoje em nossa sociedade, é de suma importância trazer para a academia e a sociedade conhecimentos que possam combater tais práticas. Assim a afro-religiosidade Umbanda tornou-se objeto de estudo da nossa pesquisa, que foi realizada dentro de uma abordagem qualitativa interpretativa, fazendo uso de alguns instrumentos etnográficos como observação, coleta de narrativas orais e aplicação de questionários semiestruturados. Nos propomos a pesquisar o histórico genealógico do Terreiro de Umbanda Nanã Buruquê e o “Terreiro do Século XIX”, e suas interfaces com a antropização, pautados em uma ótica interdisciplinar, por acreditarmos ser este um elemento sociocultural de fundamental importância para a manutenção e visibilidade positiva para as práticas de Umbanda no município de Castanhal, Pará, Brasil. Partimos da seguinte problemática: Como acontece a antropização dentro dos terreiros de umbanda e quais os impactos dessa relação no meio sócio ambiental sob uma ótica interdisciplinar? O que gerou as seguintes hipóteses: se a antropização é considerada uma intervenção do homem sobre o meio, tanto ambiental, quanto social, existe algum tipo de antropização dentro dos terreiros de Umbanda, que já carrega dentro de sua gênese um cunho interdisciplinar por ser fruto do “sincretismo” com outras matrizes religiosas. O trabalho tem como objetivo geral identificar as relações de antropização dentro de dois terreiros de umbanda e seus possíveis impactos no meio socioambiental, sob uma perspectiva interdisciplinar. Fizemos aportes com Coelho (2001), Leff (2004), Bertrand (1971; 2007), Elissalde (2009), Bastide (1971), Durkheim (2006), Campelo (2003), Amaral (2014), dentre outros. A pesquisa revelou os seguintes dados: a relação de antropização dentro dos terreiros é pautada na oralidade, transmitindo valores afro- religiosos ambientais, de forma interdisciplinar baseado no modus operandi da rotina diária do terreiro, em que cada sujeito é responsável pela sua integração ao meio, tanto no que diz respeito à religiosidade, quanto ao meio ambiente. Os tipos de antropização encontrados nos terreiros foram ambiental, religiosa, mística e mitológica. Os impactos causados pela presença do terreiro no meio social da cidade são caracterizados no campo da prestação de serviços assistenciais, coletivos, comunitários e de solidariedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Castanhal-PA: a diversidade biocultural como chave para o conhecimento arqueológico na região (sítios arqueológicos e áreas de uso de sítio)(Universidade Federal do Pará, 2024-12-02) NEVES NETO, Stellyrio de Brito; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142Este estudo investigou a diversidade biocultural no município de Castanhal-PA, com foco na sua histórica interação com a antropização urbana e possíveis áreas de sítio e de uso de sítio arqueológico. Foram analisados dados históricos e geográficos do município, assim como a ocupação de duas áreas de estudos principais: o Parque Municipal de Castanhal e a Comunidade Remanescente Quilombola de Macapazinho. A investigação inclui visitas de campo, registros fotográficos e análise de imagens de satélites, o que contribuiu para a inferência de áreas com potencial arqueológico nos locais visitados, e gerou insumos para maiores investigações dentro do território castanhalense, propondo estratégias de preservação eficazes para esses espaços. A pesquisa revelou a importância da preservação dos espaços com potenciais arqueológicos para manter o equilíbrio entre urbanização, conservação ambiental, respeito ao patrimônio cultural e políticas de educação ambiental voltadas à comunidade dentro da realidade local. O trabalho destaca a relevância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos vestígios culturais e naturais da região, além de explicitar a necessidade de mais investigações multidimensionais de forma interdisciplinar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico socioambiental e estratégias comunitárias de conservação e ecoturismo no Baixo Tocantins, Mocajuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-07-16) MELO, Fernando Bosco de Sousa; COSTA, Gabriel Brito; http://lattes.cnpq.br/0980355943575182; https://orcid.org/0000-0002-5254-489X; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116Este estudo teve como propósito subsidiar a gestão socioambiental e conservação da socio biodiversidade no baixo Tocantins, município de Mocajuba-PA. O diagnóstico socioambiental foi realizado por meio de matriz SWOT registrando as forças(s), fraquezas(w), oportunidades(o) e ameaças(t) associadas aos usos do solo e a atividades de turismo com mamíferos aquáticos na região. algumas das fraquezas e ameaças registradas incluem: i) a suscetibilidade de acidentes envolvendo botos e embarcações; ii) o desmatamento da vegetação ciliar no rio Tocantins e; iii) a ausência de política de saneamento básico no município de Mocajuba-PA. Apresentamos recomendações de ordenamento do uso do solo, reflorestamento com árvores nativas entre os bairros da cidade, bem como ordenamento da atividade turística de contemplação não invasiva de botos. Recomendamos a criação de Unidade de Conservação como política pública para conservação da socio biodiversidade local e seus serviços ecossistêmicos. Propomos avaliação de aplicação do Turismo de Base Comunitária para benefício da população local, articulada com a conservação da fauna aquática e a sustentabilidade socioambiental. Este estudo contribui com estratégias de alcance de metas para os ODS 14 e ODS 6 (ONU, AGENDA-2030).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua(Universidade Federal do Pará, 2024-03-15) MARTINS, Leide Daiane dos Anjos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983A pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças do 4º e 5º anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município. Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa(Universidade Federal do Pará, 2024-09-09) TABAYARA, Tiago José da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O estudo investiga a interação entre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o etnoconhecimento nas localidades do campo Cipoal e Modelo, no município de São Francisco do Pará. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire (2018) sobre educação emancipatória e dialogada, o estudo analisa as memórias coletivas e as narrativas orais de estudantes que retornaram à escola após longos períodos sem oportunidade educacional, revelando as complexas relações entre saberes tradicionais e conhecimentos escolares. A pesquisa, conduzida por meio de entrevistas narrativas com 8 (oito) sujeitos da EJAI, selecionados após um levantamento inicial com 20 (vinte) participantes, utiliza a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2009), para extrair e categorizar as unidades de sentido a partir das unidades de contexto. A análise teórica é apoiada nos estudos de Fernandes e Ramos (2020) e Fernandes e Fernandes (2018); Santos e Rocha (2022), que tratam dos estudos antrópicos, fornecem uma visão sobre as interações humanas e suas transformações no ambiente, com uma abordagem interdisciplinar na Amazônia, reforçando a importância de integrar saberes ambientais e culturais na educação. As categorias analíticas foram formuladas baseando-se nos objetivos da pesquisa e no roteiro de perguntas, enquanto as subcategorias emergiram a partir dos discursos dos participantes. Os resultados indicam que a EJAI, quando contextualizada cultural e historicamente, atua como um meio de transformação social, integrando o etnoconhecimento acumulado ao longo de gerações ao currículo educacional. A análise das narrativas revela que a memória coletiva e os saberes tradicionais são essenciais para fortalecer a identidade coletiva e individual dos estudantes, assim como para promover um currículo que valorize as especificidades culturais e os saberes ancestrais, conforme discutido por Bosi (1994). O estudo também aponta para a necessidade de um maior reconhecimento institucional das memórias e dos saberes tradicionais no contexto da EJAI, destacando a importância de políticas públicas inclusivas, como o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é fundamental para enfrentar o analfabetismo no Brasil, conforme evidenciado por Haddad e Di Pierro (2000). Nesse sentido, as contribuições de Salomão Hage (2021) são essenciais para a análise dos movimentos sociais e políticas públicas voltadas à EJA/EJAI, ressaltando a importância da mobilização social no fortalecimento dessas políticas educacionais. Além disso, Nascimento (2022) caracteriza o sujeito da EJAI como participante de um processo formativo de caráter cidadão, político, pedagógico e emancipador. Neste processo de (re)construção constante, busca-se a expressividade e a visibilidade das memórias e etnoconhecimentos destes homens e mulheres amazônidas, reforçando a importância de seu papel na sociedade. Por fim, a dissertação garante a integração dos saberes locais ao currículo da EJAI e destaca a relevância da memória coletiva na construção da identidade comunitária. A pesquisa conclui que a educação deve caminhar na direção de um diálogo mais profundo entre conhecimento formal e tradicional, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural dos estudantes. O avanço para uma sociedade mais justa e equitativa depende da implementação de práticas pedagógicas que respeitem e integrem as especificidades culturais e históricas dos estudantes sujeitos da EJAI, visando uma educação mais inclusiva, crítica e emancipatória.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O potencial de Luehea divaricata como tratamento fitoterápico tradicional no combate a diabetes mellitus em uma comunidade amazônica(Universidade Federal do Pará, 2023-12-12) SILVA, Gabrielle de Nazaré Falcão da; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715Esta dissertação tem como propósito investigar a utilização de Luehea divaricata, uma planta medicinal com notável potencial fitoterápico, no tratamento de Diabetes mellitus na Agrovila Quilombola de Macapazinho, situada no município de Castanhal, na região nordeste do estado do Pará. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem metodológica qualitativa descritiva, empregando técnicas como o Respondent Driven Sampling (RDS), entrevistas e revisão científica das propriedades ativas da referida espécie. Os resultados indicaram o potencial antidiabético da planta devido à presença de princípios ativos que atuam na redução da glicemia, conferindo-lhe promissoras perspectivas para futuras investigações científicas no enfrentamento do diabetes. A validação do seu uso como medicamento fitoterápico exigirá uma aplicação sistemática de testes de precisão e exatidão, alinhada às diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental como fator de incidência das doenças tropicais negligenciadas no município de São Domingos do Capim-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-12-08) SILVA, Leidiane Araújo; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902No Pará, novos casos agudos de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN’s) vêm sendo notificados de forma crescente, razão pela qual os serviços de vigilância epidemiológica estão cada vez mais em alerta. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a incidência das DTN’s no município de São Domingos do Capim – Pará, com destaque para a Doença de Chagas (DC), a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). Trata-se de um estudo do tipo documental, descritivo e exploratório a partir da coleta de dados epidemiológicos de leishmaniose tegumentar e visceral e Doença de Chagas obtidos no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre o período de 2015 a 2022. Quanto aos casos de Leishmaniose, foram notificados 23.763 casos de LTA no estado do Pará e 2.727 casos de LV. O perfil epidemiológico dos casos de LTA foi predominante em indivíduos do sexo masculino (n= 12; 75%), com faixa etária de 35 a 49 anos, com ensino fundamental incompleto, raça parda e em produtores agrícolas polivalente. Na LV, o perfil foi predominantemente no sexo masculino, faixa etária < 10 anos, nível de escolaridade sem informação, raça parda e que tem os estudos como ocupação. Foi evidenciado maior número de casos de DC em 2017, tanto no estado do Pará, quanto no município de São Domingos do Capim. A soma total dos casos referiu as comunidades Sagrada Família e Rua Marcílio Dias como maiores responsáveis pelas notificações de DC no município estudado. Além disso, foi observado maior predisposição dos casos no sexo masculino, faixa etária de 20 a 34 anos, raça parda e estudantes. Quanto à análise espacial, observou-se uma distribuição heterogênea, com maior concentração de casos, principalmente, ao centro-norte do município. Dessa forma, a elevada ocorrência de doenças negligenciadas em regiões de alta vulnerabilidade socioambiental reforça a importância de investimentos públicos para a realização de projetos viáveis e eficazes que ofereçam serviços constantes de saneamento básico, água potável e educação em saúde para esta população.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vozes dos estaleiros: percepção dos carpinteiros navais artesanais de embarcações sobre saúde ocupacional, riscos e prevenção de acidentes em estaleiros da Amazônia costeira (Bragança/PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-01-04) NEGRÃO, Ângelo Solano; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553X; BARBOZA, Myrian Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/4827055067722362; https://orcid.org/0000-0002-6712-7386Introdução: A carpintaria naval artesanal desempenha um papel vital na produção de embarcações tradicionais de madeira para navegação nos rios amazônicos e no mar. No entanto, muitos dos carpinteiros enfrentam condições insalubres e riscos à saúde, como exposição a substâncias tóxicas e impactos das mudanças climáticas. Esses desafios podem resultar em problemas de saúde de longo prazo, agravados pela falta de equipamentos de proteção adequados, afetando não apenas sua capacidade de trabalho, mas também suas atividades diárias. Objetivo: Analisar a percepção dos carpinteiros navais artesanais, localizados na cidade de Bragança/PA, sobre saúde, riscos percebidos nos estaleiros e estratégias de autoproteção para prevenir acidentes. Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa, descritiva e transversal. As entrevistas foram conduzidas com seis carpinteiros navais artesanais, com idades entre 44 e 67 anos, de diferentes estaleiros em Bragança. Os participantes foram selecionados a partir de estaleiros identificados previamente e recomendações de outros profissionais, mantendo suas identidades protegidas por meio de codinomes. As entrevistas, adaptadas de um projeto anterior, ocorreram nos estaleiros durante o expediente. A análise dos dados seguiu a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, com organização e codificação das respostas utilizando o software NVivo para identificar temas principais e subtemas. O estudo foi conduzido com a devida aprovação ética, garantindo a privacidade, sigilo e consentimento dos participantes, respeitando todas as diretrizes éticas para pesquisa com seres humanos. Resultados: Os carpinteiros discutiram os riscos associados ao trabalho, como acidentes físicos ao manipular materiais pesados e o uso de produtos químicos tóxicos na construção de barcos. Conscientes desses riscos, adotaram medidas preventivas, como uso de equipamentos de segurança adequados. Em termos de autocuidado, destacaram a importância da comunicação clara durante operações de alto risco, responsabilidade compartilhada de cuidar dos colegas menos experientes e precauções adicionais devido à localização remota dos estaleiros. Mencionaram a mudança para ferramentas mais tradicionais após incidentes anteriores e enfatizaram a colaboração e trabalho em equipe para reduzir os riscos no manuseio de materiais pesados. Conclusão: Sua consciência dos perigos do trabalho destaca a necessidade de medidas preventivas e uma cultura de segurança, evidenciando uma abordagem proativa na prevenção de acidentes. Embora a pesquisa tenha limitações, como a restrição geográfica na participação dos trabalhadores, é a primeira na região a abordar a saúde desses profissionais. Recomenda-se intervenções específicas de saúde ocupacional, treinamentos para reduzir riscos e a exploração da relação entre cultura organizacional e saúde mental. Propõe-se estudos futuros e estratégias colaborativas para aprimorar a saúde e segurança desses trabalhadores.
