Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por CNPq "CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O corpo velho no retumbão da marujada: des/com/passos antrópicos bragantinos(Universidade Federal do Pará, 2021-12-20) SOUZA, Hildeana Nogueira Dias; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a Marujada de Bragança. Trata-se de uma manifestação cultural e religiosa, parte importante da Festa de São Benedito. Esta manifestação despertou em mim o desejo de pesquisar e explorar a questão do corpo velho na dança do Retumbão da Marujada em Bragança/PA. O estudo foi realizado no município de Bragança, nordeste do Pará, com pessoas idosas da Irmandade de São Benedito. Os dados foram coletados em meio à pandemia ocasionada pela COVID-19. Em dezembro de 2020, foram realizadas as primeiras entrevistas, as demais foram efetivadas durante os meses de janeiro a junho de 2021, totalizando 12 sujeitos entrevistados, homens e mulheres, na faixa etária de 60 a 84 anos. A pesquisa teve como objetivo geral, investigar as memórias que constroem/sustentam as identidades de pessoas velhas, no sentido de resgatar nas memórias de suas trajetórias na Marujada. Para atingir tal objetivo foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram de levantamento bibliográfico, observação direta e entrevistas baseadas na história oral como técnica de produção de dados. A relevância deste trabalho se evidencia pela possibilidade de discutir sobre as vertentes do corpo velho e contribuir para a reflexão sobre a importância da memória, como forma de ouvir os velhos e consequentemente, contribuindo teoricamente para a vivência de melhor qualidade de vida na velhice.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura que liberta à luz da filosofia da libertação na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2024-08-12) SILVA, Leliane Aguiar da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente estudo teve como escopo analisar a prática de leitura voltada para remição da pena, sobre a rubrica do Novo Projeto a Leitura que Liberta, na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal, à luz da Filosofia de Libertação, proposta por Enrique Dussel, além de buscar compreender a relação entre leitura e liberdade em ambiente prisional. Tal envergadura reporta se frente à urgência da humanização do sistema prisional brasileiro, que instrumentalizou à leitura nos espaços de privação de liberdade como atividade passível de remição da pena, engendrada pela política de execução penal no Brasil para processo de reintegração social pautada nos direitos humanos. De natureza aplicada, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com a aplicabilidade procedimental da pesquisa-ação pedagógica - PAPe, enquanto ferramenta educacional que pressuponha a cooperação entre os participantes e pesquisadora, num exercício contínuo entre ação e investigação, que em suas fases usou-se a sequência didática, a pesquisa participantes o quais geraram a produção de poesias de autorias dos leitores privados, e uso questionários, tendo como sustentáculos para análise dos dados o aporte teórico centrado nos sentidos acerca da proposta da filosofia da libertação, de Enrique Dussel, como um contínuo de entendimentos à educação libertadora. Assim, identificou-se que projetos de leituras em ambiente prisional como NPPL, cria impacto significativos na vida leitores privados de liberdade, que passam ampliar suas concepções de liberdade para além da proposição de diminuir a pena, mas que precisa ser desenvolvida como complemento das atividades educacionais enquanto efetiva prática de um direito humano e não como mais um mero mecanismo disciplinar do tempo ocioso dos PLLs, dimensionada pela da práxis filosófica da Libertação, que além de política, é antes, pedagógica.
