Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS :: CIÊNCIA >> ESTUDO E ENSINO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas(Universidade Federal do Pará, 2016-08-26) COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806O presente estudo trata das Habilidades Cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um Curso de Férias, ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual se utiliza de metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa de seus cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas principalmente na Aprendizagem Baseada em Problemas. Dessa forma, objetivou-se analisar quais os níveis de Habilidades Cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas e também nos momentos de socialização de suas descobertas. Procura-se ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as Habilidades manifestadas pelo grupo de professores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de recursos como diários de campo, vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. Para estabelecimento das categorias de análise utilizou-se as ideias de Zoller, o qual propõe que as Habilidades Cognitivas podem ser evidenciadas de acordo com o baixo ou alto nível de cognição, alcançadas por meio da resolução de um problema, sendo denominadas de Algorítmicas, Habilidades Cognitivas de baixa ordem e Habilidades Cognitivas de alta ordem, essas categorias são aqui identificadas em cinco níveis propostos de acordo com sua caracterização. As perguntas elaboradas pelos monitores também são classificadas em quatro níveis categorizados, de acordo com a proposta de Suart. Deste modo, as análises compõem-se em duas situações problemáticas que foram selecionadas segundo os dados coletados com a pesquisa. Durante as análises realizadas em cada um dos episódios considerados mais proeminentes, foi possível identificar que as Habilidades Cognitivas desenvolvidas pelos professores relacionam-se diretamente ao vínculo identificado na relação monitor-cursista e também cursista-cursista, já que a cooperação presente durante os momentos de realização das atividades propostas no curso contribuem significativamente para que se alcancem os mais altos níveis de cognição, bem como altos níveis de formulação de perguntas, haja vista que em diversas situações os professores se utilizam de discursos existentes em discussões anteriores realizadas pela equipe ou procura auxiliar-se por meio das indagações constantes realizadas pelos monitores. Com base nessa pesquisa, é possível identificar que a utilização de atividades experimentais investigativas contribui consideravelmente para o desenvolvimento e manifestação de Habilidades Cognitivas de alta ordem. As atividades desenvolvidas neste Curso de Férias aproximam-se dos objetivos apresentados pela Aprendizagem Baseada em Problemas e é perceptível em diversos momentos a manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos professores participantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará: dos “sacamuelas” aos cientificistas (1911- 1920)(Universidade Federal do Pará, 2016-07-07) LIMA, Marcelino Carmo de; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243A Escola Livre de Odontologia do Pará foi criada em 1914, com objetivo de disseminar o ensino odontológico moderno. Ela foi fundada por cirurgiões dentistas, médicos e farmacêuticos, que ocupavam cargos relevantes na estrutura política e institucional do Estado. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará. A pesquisa se situa entre 1911 e 1920, pois abrange um período em que mudanças foram introduzidas na regulamentação da prática odontológica, passando pela criação da Escola, até o momento em que ela se adéqua às normas nacionais previstas para as Faculdades, em que, a partir de então se tornou Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Na pesquisa procuramos analisar: os antecedentes da criação da Escola; as relações na prática odontológica no Pará; as resistências no processo de introdução de novas práticas odontológicas. Para isso, foram analisados os currículos da escola, atas da Congregação e os discursos dos docentes e governantes, etc. A pesquisa mostrou que antes da criação da Escola havia cirurgiões dentistas e dentistas práticos, que atuavam no campo odontológico local. Esses grupos disputaram pelo monopólio da prática odontológica no Pará. Os cirurgiões dentistas buscavam ampliar os espaços da odontologia moderna em meio à sociedade. Defendiam que sua prática odontológica era científica. Utilizavam-se de discursos que desqualificavam aos dentistas práticos. Com a criação da Escola Livre de Odontologia promoveu-se o ensino odontológico na região, que visava expandir o número de profissionais da saúde formados na ordem do discurso moderno, ou seja, profissionais formados no discurso científico. A Escola buscou ampliar o espaço da odontologia moderna no meio da população local, criando a Clínica de assistência dentária, que se destinou a prestar serviços cirúrgicos dentários gratuitamente a soldados da Brigada Militar, desvalidos do Hospício de Alienados e alunos das escolas públicas de Belém.
