Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por CNPq "CIÊNCIAS HUMANAS :: EDUCAÇÃO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A calculadora científica na transição de artefato a instrumento: uma abordagem instrumental nos cursos de engenharia(Universidade Federal do Pará, 2016-12-16) SOUSA JÚNIOR, Mario Alexandre de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914Este estudo aqui apresentado investigou o uso da calculadora científica na transição de artefato a instrumento nos processos de estudo em torno do Cálculo Diferencial do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil/Elétrica/Mecânica em uma Universidade particular na cidade de Belém-Pará. A atividade analisada foi elaborada de modo a proporcionar o uso da calculadora científica Casio modelo fx82MS. A pesquisa se deu como um estudo de caso. Pra alcançar tal objetivo, a priori foi proposta uma oficina para avaliar a experiência dos graduandos na utilização da calculadora, e a posteriori, aplicação de atividades envolvendo noções de Cálculo Diferencial e sob o ponto de vista da Gênese Instrumental de modo a ser estabelecido seu papel em um processo de construção de conhecimentos, assim os resultados foram analisados ao modelo da (s) Situação (ões) de Atividade (s) Instrumental (is) - SAI, de modo a analisar ações de instrumentação. Com base nas atividades, observamos que a maioria dos graduandos não conhecia a calculadora científica e seus recursos até a realização da oficina, passando a (re) conhecê-la durante as atividades à medida que iam se apropriando de seus recursos para realizar as atividades de noções de Cálculo Diferencial, potencializando-a de artefato a instrumento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas(Universidade Federal do Pará, 2016-08-26) COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806O presente estudo trata das Habilidades Cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um Curso de Férias, ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual se utiliza de metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa de seus cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas principalmente na Aprendizagem Baseada em Problemas. Dessa forma, objetivou-se analisar quais os níveis de Habilidades Cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas e também nos momentos de socialização de suas descobertas. Procura-se ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as Habilidades manifestadas pelo grupo de professores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de recursos como diários de campo, vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. Para estabelecimento das categorias de análise utilizou-se as ideias de Zoller, o qual propõe que as Habilidades Cognitivas podem ser evidenciadas de acordo com o baixo ou alto nível de cognição, alcançadas por meio da resolução de um problema, sendo denominadas de Algorítmicas, Habilidades Cognitivas de baixa ordem e Habilidades Cognitivas de alta ordem, essas categorias são aqui identificadas em cinco níveis propostos de acordo com sua caracterização. As perguntas elaboradas pelos monitores também são classificadas em quatro níveis categorizados, de acordo com a proposta de Suart. Deste modo, as análises compõem-se em duas situações problemáticas que foram selecionadas segundo os dados coletados com a pesquisa. Durante as análises realizadas em cada um dos episódios considerados mais proeminentes, foi possível identificar que as Habilidades Cognitivas desenvolvidas pelos professores relacionam-se diretamente ao vínculo identificado na relação monitor-cursista e também cursista-cursista, já que a cooperação presente durante os momentos de realização das atividades propostas no curso contribuem significativamente para que se alcancem os mais altos níveis de cognição, bem como altos níveis de formulação de perguntas, haja vista que em diversas situações os professores se utilizam de discursos existentes em discussões anteriores realizadas pela equipe ou procura auxiliar-se por meio das indagações constantes realizadas pelos monitores. Com base nessa pesquisa, é possível identificar que a utilização de atividades experimentais investigativas contribui consideravelmente para o desenvolvimento e manifestação de Habilidades Cognitivas de alta ordem. As atividades desenvolvidas neste Curso de Férias aproximam-se dos objetivos apresentados pela Aprendizagem Baseada em Problemas e é perceptível em diversos momentos a manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos professores participantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação matemática em uma classe hospitalar: relações, enredamentos e continuidades(Universidade Federal do Pará, 2016-11-23) CAJANGO, Eunice Maria Figueira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO eixo central da pesquisa surgiu da proposta de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da educação em ambientes hospitalares, para investigar se atividades baseadas na escuta mútua e que privilegiem a constituição embodied de conhecimentos matemáticos podem ou não contribuir para o bem-estar dos educandos, bem como favorecer a continuidade de estudos após ou mesmo durante o tratamento médico. A pesquisa tem como referencial teórico a cognição embodied, a partir da perspectiva de Luis Radford. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, e os dados foram obtidos por meio de entrevistas e atividades de educação matemática realizadas em um espaço anexo à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, destinado ao acolhimento de pessoas em tratamento de saúde em Belém/PA, com nove educandos, na faixa etária de 11 a 57 anos, com níveis de escolaridade compreendidos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O registro dos dados se deu a partir de anotações em caderno de campo, áudios e filmagens das atividades desenvolvidas. Houve também entrevistas com pais, alunos e professoras, no intuito de coletar informações sobre um pouco do percurso de cada aluno observado. A discussão dos dados é estruturada de modo a atender a dois aspectos: a importância das relações dialógicas configuradas no ambiente da classe hospitalar para o bem-estar e o envolvimento dos participantes ao longo do processo educacional e a constituição embodied de conhecimentos apresentada pelos educandos em relação aos temas propostos. A comunicação dos resultados está distribuída em dois temas: composições referentes à geometria básica e significações a respeito de medidas-padrão para comprimento e distância. As considerações finais afirmam a importância do acompanhamento docente em matemática a educandos em tratamento de saúde, de modo a concorrer para a garantia de continuidade no seu processo educativo. Compreendemos ainda que foram evidenciados indícios acerca da relevância de atividades que assumam aspectos embodied na constituição de conhecimentos matemáticos. Destacamos a necessidade de fortalecimento da parceria entre universidade e ambiente educacional hospitalar, com vistas à produção de novas pesquisas que contribuam para ampliar e fortalecer o debate sobre políticas públicas para educandos nessa situação. Por fim, sugerimos a proposição e o desenvolvimento de investigações acerca dos processos educacionais nas unidades escolares que recebem educandos durante ou após o tratamento de saúde, com vistas a amparar reflexões na perspectiva inclusiva de acesso democrático e universalizado ao sistema educacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará: dos “sacamuelas” aos cientificistas (1911- 1920)(Universidade Federal do Pará, 2016-07-07) LIMA, Marcelino Carmo de; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243A Escola Livre de Odontologia do Pará foi criada em 1914, com objetivo de disseminar o ensino odontológico moderno. Ela foi fundada por cirurgiões dentistas, médicos e farmacêuticos, que ocupavam cargos relevantes na estrutura política e institucional do Estado. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará. A pesquisa se situa entre 1911 e 1920, pois abrange um período em que mudanças foram introduzidas na regulamentação da prática odontológica, passando pela criação da Escola, até o momento em que ela se adéqua às normas nacionais previstas para as Faculdades, em que, a partir de então se tornou Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Na pesquisa procuramos analisar: os antecedentes da criação da Escola; as relações na prática odontológica no Pará; as resistências no processo de introdução de novas práticas odontológicas. Para isso, foram analisados os currículos da escola, atas da Congregação e os discursos dos docentes e governantes, etc. A pesquisa mostrou que antes da criação da Escola havia cirurgiões dentistas e dentistas práticos, que atuavam no campo odontológico local. Esses grupos disputaram pelo monopólio da prática odontológica no Pará. Os cirurgiões dentistas buscavam ampliar os espaços da odontologia moderna em meio à sociedade. Defendiam que sua prática odontológica era científica. Utilizavam-se de discursos que desqualificavam aos dentistas práticos. Com a criação da Escola Livre de Odontologia promoveu-se o ensino odontológico na região, que visava expandir o número de profissionais da saúde formados na ordem do discurso moderno, ou seja, profissionais formados no discurso científico. A Escola buscou ampliar o espaço da odontologia moderna no meio da população local, criando a Clínica de assistência dentária, que se destinou a prestar serviços cirúrgicos dentários gratuitamente a soldados da Brigada Militar, desvalidos do Hospício de Alienados e alunos das escolas públicas de Belém.
